TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS LICITATÓRIOS PARA OBTENÇÃO DE EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO: Aplicação de caso

Por:   •  1/5/2017  •  Artigo  •  2.282 Palavras (10 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 10

OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS LICITATÓRIOS PARA OBTENÇÃO DE EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO: aplicação de caso

Nádia Teixeira Casagrande1 , Vilma da Silva Santos2, Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira3

1 Pós-Graduanda em MBA – Gerência Financeira e Controladoria - Universidade de Taubaté – Rua Expedicionário Ernesto Pereira, s/n - Centro - 12030-320 - Taubaté - SP - Brasil - nadiatc@uol.com.br

2 Professora do Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA - Universidade de Taubaté – Rua Visconde do Rio Branco, 210 Centro - 12020-040 – Taubaté/SP – vilma70@gmail.com

3 Coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração PPGA - Universidade de Taubaté – Rua Visconde do Rio Branco, 210 Centro - 12020-040 – Taubaté/SP - edson@unitau.br

Resumo: Após a verificação dos aspectos legais alusivos ao planejamento de compras e licitações de acordo com a Lei nº 8.666/93, o certame licitatório nasce com a instauração do processo administrativo, regularmente autuado, numerado e protocolado, nele se fazendo constar não só a indicação sucinta do objeto que se pretende futuramente contratar, e como esta contratação se tornará possível em função de haver previsão de recursos orçamentários indispensáveis ao atendimento da despesa. Nesse contexto, analisou-se a questão da burocratização e procedimentos utilizados pelo setor de compras de uma administração pública, na busca por melhores preços. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratória descritiva sobre os processos licitatórios. Concluiu-se então que, apesar de ser considerado um processo burocrático e lento, pode-se perceber a implantação de ferramentas já utilizadas com eficiência na iniciativa privada. Uma delas, a modalidade pregão, o comércio eletrônico, o que comprova a preocupação da Administração Pública com a otimização dos processos na gestão de compras. Assim, faz se necessário a revisão da legislação vigente, visando simplificar os procedimentos; padronizar e racionalizar as rotinas.

Palavras-chave: Administração Pública, compra, licitação, processo administrativo.

Área do Conhecimento: VI – Ciências Sociais Aplicadas.

Introdução

A Constituição Federal de 1988 trouxe no inciso XXI do art. 37, a previsão legal que obriga que as obras, serviços, compras e alienações públicas sejam feitas por meio de processo licitatório, assegurando igualdade de condições a todos os concorrentes.

Ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratadas mediante processo de licitação pública, que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigação de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.

A previsão constitucional foi regulamentada pela Lei Federal nº. 8.666, de 21 de junho de 1993, sendo ela, a lei geral de Licitações e Contratos Administrativos, que foi atualizada pelas Leis nº. 8.883, de 8 de junho de 1994, 9.648, de 27 de maio de 1998 e pela Lei 9.854, de 27 de outubro de 1999 [1].

Apesar de ter sido sancionada sobre o período de influência da política gerencial, a lei que normatiza os processos de compras da administração pública no Brasil, é caracterizada pela sua rigidez e elevado controle burocrático.

Materiais e Métodos

Esta pesquisa é classificada como pesquisa exploratória e descritiva. Exploratória, porque procurou analisar a questão da burocratização e procedimentos utilizados pelo setor de compras de uma administração pública, na busca por melhores preços. E, descritiva porque procurou conhecer e interpretar a realidade dos fatos sem interferir para modificá-los, procurando apenas descrevê-los [2].

Isto é, procurou definir e explicar quais mudanças estão ocorrendo na realização de compras, por meio de licitação, em relação ao poder legislativo.

Procedimentos para Abertura de Processos Licitatórios

O Art. 38 da Lei de Licitações e Contratos (LLC) explica que “o procedimento da licitação será iniciado com a abertura de processo administrativo, devidamente autuado, protocolado e numerado, contendo a autorização respectiva, a indicação sucinta de seu objeto e do recurso próprio para a despesa" [3].

O procedimento é o conjunto de formalidades que devem ser observadas para a prática de certos atos administrativos; equivale a rito, a forma de proceder; o procedimento se desenvolve dentro de um processo administrativo [4].

Portanto, o processo administrativo se prestará, assim, à adoção de providências básicas e indispensáveis ao regular o processamento da licitação. A partir da requisição ou pedido formulado pela área interessada, deverá ser expedida a competente autorização para instauração do processo, com a indicação sucinta do objeto a ser licitado e indicação da existência de recursos orçamentários para a realização da despesa. Tais peças básicas serão autuadas e devidamente numeradas em seqüência, a partir da capa. O processo será identificado mediante registro próprio realizado em protocolo geral ou específico.

Cumprida essa etapa prévia, realizar-se a discriminação do objeto a ser executado, o que se deverá fazer do modo mais completo possível, evitando-se falhas ou omissões indesejáveis, decorrentes de uma imprecisa descrição que apenas se prestará a invalidar o certame ou a acarretar descabido e injustificável prejuízo ao erário, ante a contratação de algo diverso daquele que efetivamente se pretendia.

Essa tarefa de definir o objeto que se visa obter, consistirá de etapa específica em que não serão dispensados conhecimentos técnicos e em que não haverá campo para especulações ou amadorismo. Providências diversas caberão à Administração adotar, mediante licitação, seja para contratação de obras, serviços ou compras, como será examinado nos itens subseqüentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (260.5 Kb)   docx (765 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com