TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANÇA E SUA AUSÊNCIA NOS SETORES OPERACIONAIS: ESTUDO DE CASO DO SETOR FABRIL DE UMA EMPRESA

Por:   •  17/12/2020  •  Artigo  •  6.437 Palavras (26 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 26

LIDERANÇA E SUA AUSÊNCIA NOS SETORES OPERACIONAIS: ESTUDO DE CASO DO SETOR FABRIL DE UMA EMPRESA

DE FERTILIZANTES

                                                                                          César Augusto Sabadim de Souza 

Resumo

O presente artigo pretende apresentar por meio de um estudo de caso os impactos da liderança no processo produtivo de uma empresa de fertilizantes, sendo focado especificamente nos setores operacionais de uma organização. Por meio de estudo de campo, subsidiados por  questionário estruturado para realização de entrevistas, a pretensão do detabalho, além de descrever os aspectos teóriocos aplicados nas empresas acerca da importância da liderança e legitimar os dados coletados por meio de paralelos traçados entre a fundamentação teórica e os achados da pesquisa. ao responder a problemática proposta pode-se determinar alguns pressupostos a serem confrontados com a realidade encontrada na coleta de dados e o referencial teórico, como a liderança e a motivação corroboram para a obtenção de melhores resultados dentro da organização? E a presença de um bom líder pode contribuir para que a equipe tenha motivação para o trabalho? O objetivo geral da pesquisa é identificar de que maneira a liderança e a motivação aplicadas corretamente influenciam nos resultados organizacionais, auxiliando o gestor na condução dos resultados de sua equipe.

 1 – Introdução

A Liderança na atualidade assunme grande relevancia na conquista dos objetivos e metas estabelecidos nas organizações empresariais nos mais diversos setores. Uma liderança estratégica proporciona o andamento eficiente do trabalho institucional e dos colaboradores. Essa caractristica ou habilidade apontada como individual tem sido mais valorizada pelas empresas por favorecer e contibuir para o alcance dos objetivos organizacionais (NANUS, 2000).

Segundo Nanus (2000) uma das funções do lider é assumir o controle, fazendo com que as tarefas e metas se cumpram, transformando o planejado em realidade. Os lideres efetivos têm a capacidade de motivar e acionar voluntáriamente seguidores, a fim de garantir que estes, por meio deste empenho espontâneo, busquem coletivamente o cumprimento dos objetivos das empresas.

A liderança eficiente tem a habilidade de aumentar o potencial de sucesso de um negócio ou organização no alcance de seus objetivos, uma vez que maximiza as tarefas por meio do gerenciamento de habilidades e competencias de seus liderados rumo a um objetivo comum, sendo a liderança uma competência de extrema relevância nos dias atuais (NANUS, 2000).

Maxwell (2008) cita que:

A responsabilidade pelo desenvolvimento das pessoas recai sobre o líder. E isso significa mais do que apenas ajudá-las a adquirir habilidades profissionais. Os melhores líderes ajudam os liderados não só em relação à carreira, mas também em relação à vida pessoal. Eles os ajudam a se tornar pessoas melhores, e não apenas bons profissionais. Os líderes potencializam os liderados. E isso é muito importante, pois promover o crescimento das pessoas gera crescimento para a organização (MAXWELL, 2008, p.96).

Uma vez que a organização busca posicionamento no mercado competitivo, o aspecto motivacional transpassa cada setor como reflexo de um processo de gerenciamento e coordenação, não bastando ter tarefas predefinidas. O papel da liderança consiste em conhecerbem a atividade a qual está exercendo, para que seja representada e personificada a pessoa a ser seguida.

Sabe-se que é imprescindível a atuação do líder no gerenciamento de uma equipe, e partindo dessa premissa a proposta deste estudo é identificar as características que o líder tem que ter, os diferenciais e atributos para tornar-se eficaz dentro da organização e extrair o melhor da equipe.

Entendendo o setor operacional como uma parte relevante da atividade industrial, e tomando como exemplo a constituição de equipes diversas em quantidade e diversidade, este estudo realizou uma análise dos impactos da ausência de um líder para coordenar uma equipe e relatar também a importância em se ter um líder preparado para enfrentar as adversidades do setor industrial, assim como constatou os impactos que a insatisfação causa na produtividade.

Foi realizado um estudo de caso para identificar de que maneira a liderança e a motivação aplicada corretamente influenciam nos resultados organizacionais, auxiliando o gestor na condução dos resultados de sua equipe.

O problema de pesquisa centrou-se em responder o seguinte questionamento: Quais os impactos do exercício inadequado ou a inexistência da liderança para coordenação de equipes em um setor fabril de uma empresa de fertilizantes?

O objetivo geral da pesquisa é identificar de que maneira a liderança e a motivação aplicadas corretamente influenciam nos resultados organizacionais, auxiliando o gestor na condução dos resultados de sua equipe. Quanto aos objetivos específicos, elencou-se i) Propor melhorias por meio das análises dos fatores que impactam em não se ter um líder no processo produtivo; ii) Verificar o grau de insatisfação e desmotivação dos colaboradores que atuam em um maquinário sem líder; iii) Relatar a importância em se ter um líder preparado para enfrentar as adversidades do setor industrial; iv) Relatar os impactos que a insatisfação causa na produtividade,

Assim, ao responder a problemática proposta pode-se determinar alguns pressupostos a serem confrontados com a realidade encontrada na coleta de dados e o referencial teórico, como a liderança e a motivação corroboram para a obtenção de melhores resultados dentro da organização? E a presença de um bom líder pode contribuir para que a equipe tenha motivação para o trabalho?

O procedimento metodológico utilizado para alcançar o objetivo da pesquisa utiizou como instrumento de coleta de dados um questionário elaborado a partir do referencial teórico. A empresa pesquisada iniciou suas atividades em 1980 no ramo de fertilizantes. Compondo um grupo que abrange várias regiões do Brasil, atualmente possui doze empresas buscando por meio de diferencial de qualidade ampliar e manter o mercado consumidor. No ano de 2019 possuía mais de 2800 funcionários.

2 – Desenvolvimento

2.1 – Líder e liderança: conceito

No processo evolutivo do pensamento estruturado das organizações tornam evidentes a questão em que os administradores tenham ouvidos interessados e olhos atentos para o comportamento das pessoas no trabalho. Pensando nisso é fundamental que o gestor tenha como apoio um bom líder que seja influente, pois é de extrema importância para o sucesso da organização. O líder é aquele que tem poder de influenciar indivíduos e grupos (LUZ, 2003).

Segundo Bergamini (2009, p. 14) a liderança não é conferida por imposição ou por poder mesmo que seja inerente a um estrutura hierárquica; ela se legitima apenas se as pessoas envolvidas seguirem essa liderança quando tem a opção de escolha de fazê-lo ou não. A liderança tem o poder de agregar pessoas, é a forma de identificar e conduzir um grupo e ter habilidade de motivar o grupo, estar apto aos desafios diários, criando uma visão e fornecendo a motivação, e tomar afrente os desafios, que estão presentes diariamente e são evidentes e precisam ser solucionados, e para isso, faz-se necessário a presença de um líder, para tomar frente essas situações, e solucioná-las, para que as tarefas sejam retomadas, e com isso as metas possam ser alcançadas (BERGAMINI, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.5 Kb)   pdf (466.4 Kb)   docx (524.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com