TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos do planejamento estratégico

Artigo: Objetivos do planejamento estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Artigo  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 4

APARECIDA DE GOIÂNIA – GO

ABRIL 2013

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico corresponde a um conjunto de medidas a serem tomadas para que uma situação que vivemos hoje no presente seja bem diferente no futuro e não passe nem perto do passado. Através do planejamento estratégico podemos observar situações corrigir algo que esteja errado e através de novas metas traçadas.

Também pode ser considerado como um processo gerencial que diz a respeito a formulação de objetivos para a seleção de programas e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas a empresa e sua evolução esperada. É considerado premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.

O processo de planejar envolve, portanto, um modo de pensar; e um salutar modo de pensar envolve indagações; e indagações envolvem questionamentos sobre o que fazer, como, quando, quanto, para quem, por que, por quem e onde.

Toda atividade de planejamento nas empresas, por sua natureza, deverá resultar de decisões presentes, tomadas a partir do exame do impacto das mesmas no futuro, o que lhe proporciona uma dimensão temporal de alto significado.

O propósito do planejamento pode ser definido como desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos empresariais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido e coerente, eficiente e eficaz. Dentro deste raciocínio, pode-se afirmar que o exercício sistemático do planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório e, consequentemente, provocar o aumento da probabilidade de alcance dos objetivos, desafios e metas estabelecidos para a empresa.

Alem disso, o fato de o planejamento ser um processo de estabelecimento de um estado futuro desejado e um delineamento dos meios efetivos de torná-lo realidade justifica que ele anteceda á decisão e á ação. Neste contexto o planejamento tem influencia direta na qualidade do processo decisório nas empresas.

Outro aspecto a destacar, inerente ao processo decisório, é o grande numero de condicionantes empresariais que afetam sua operacionalização, com a interveniência de inúmeras restrições de ordem prática, contribuindo para reforçar a idéia de complexidade que lhe é característica; e o planejamento se apresenta como o principal instrumento administrativo para resolver este problema.

A atividade de planejamento é complexa em decorrência de sua própria natureza, qual seja, a de um processo continuo de pensamento sobre o futuro, desenvolvido mediante a determinação de estados futuros desejados e a avaliação de cursos de ação alternativos a serem seguidos para que ais estados sejam acionado dentro de um contexto ambiental externo e não controlável interdependente e mutável.

Este processo continuo, composto de várias etapas, funciona de forma não linear em decorrência de haver variabilidade nas empresas. Essa variabilidade é devida as pressões ambientais que a empresa tem de suportar e que são resultantes de forças externas, continuamente em alteração com diferentes níveis de intensidade de influencia, bem como das pressões internas, resultantes dos vários fatores integrantes da empresa.

Existem alguns principais aspectos do planejamento como um processo contínuo.

O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas ás implicações futuras de decisões presentes (Drucker, 1962:131). Portanto, aparece como um processo sistemático e constante de tomada de decisões, cujos efetivos e consequencias deverão ocorrer em futuros períodos de tempo.

O planejamento não é um ato isolado. Portanto, deve ser visualizado como um processo composto de ações interrelacionadas e interdependentes que visam ao alcance de objetivos previamente estabelecidos. Deve-se também, considerar a necessidade de os objetivos serem viáveis com base na validade das hipóteses em que se baseiam.

O processo de planejamento é muito mais importante que seu resultado final. O resultado do processo de planejamento, normalmente, é o plano, sendo que este deve ser desenvolvido pela empresa e não para a empresa. Se não for respeitado esse aspecto, têm-se planos inadequados para a empresa, bem como níveis de resistência e de descrédito efetivos para sua implantação.

Processo de Planejamento Estratégico

Planejamento estratégico é o processo de desenvolver a estratégica, a relação pretendida da organização com seu ambiente. O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões que afetam a empresa por longo prazo, especialmente decisões sobre produtos e serviços que a organização pretende oferecer e os mercados e clientes que pretende atingir. Toda organização pratica o planejamento estratégico, de forma explicita ou implícita, com maior ou menor grau de formalização. Do passado para o presente de qualquer organização, sempre é possível identificar estratégias explícitas ou implícitas, formais ou informais. Entretanto, é mais difícil encontrar organizações que tenham planos estratégicos formais e explícitos do presente para o futuro.

O processo de elaboração da estratégia, ou do plano estratégico, envolve três procedimentos principais.

Analise do ambiente externo (ameaças e oportunidades do ambiente).

Diagnóstico interno da organização (análise do desempenho da organização e dos pontos fortes e fracos de seus sistemas internos).

Preparação de um plano estratégico, que compreende um ou mais dos seguintes componentes: objetivos, missão, visão e vantagens competitivas

...

Baixar como  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »