TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos e tipos de planejamento e controle de produção

Artigo: Objetivos e tipos de planejamento e controle de produção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Artigo  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

Dados relevantes:

Planejamento e Controle de Produção nos ajuda na decisão de como utilizar melhor os recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. O objetivo maior do PCP é garantir que a produção ocorra de maneira eficaz e eficiente, e que também produza produtos e serviços como deve. O planejamento e o controle é usado todo o tempo durante o processo de produção de uma empresa e tem o objetivo de traçar objetivos mais bem definidos, utilizar os recursos de maneira racional, corrigir possiveis falhas e distorções, obtendo com isso resultados muito mais satisfatórios.Planejar e controlar, então significam garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequados. Entre os tipos de planejamento e controle utilizados pelas indústrias estão: planejamento e controle de capacidade produtiva; deestoque, da cadeia de suprimentos, MRP, Just in Time, de projetos e, finalmente, planejamento econtrole de qualidade. Entre os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produçãoestão altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas, menor custo de produção,entre outros. Assim, o Planejamento e Controle da produção levam a empresa a produzir com maior perfeição, rapidez e menor custo, obtendo assim, maior lucratividade.

Atualmente, o mercado esta cada vez mais competitivo, e consequentemente as empresas entre si, e planejar e controlar a produção já não é mais um diferencial, mas sim uma maneira de se conhecer melhor a estrutura de produção organizacional. Como ja dito, ao mesmo tempo que o PCP permite a identificação de carências e falhas, ajuda a evitar que essas mesmas falhas acabem prejudicando o processo produtivo.

MRP- (Material Requirements Plannings) ajuda as organizações a calcularem o tipo, quantidade e o momento em que os materiais vão ser necessarios na produção, um complemento fundamental para o PCP.

O Controle de estoque garante a continuidade da produção e a satisfação da demanda.

É incontestável a importancia do PCP para uma empresa, mas também deve-se mencionar a igual importancia do Planejamento e controle de projetos, já que, atualmente a grande maioria das empresas estão envolvidas em projetos, e com esse planejamento, permite que as empresas coloquem em pratica tudo o que esta no papel de forma eficiente e segura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com