TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos e tipos de planejamento

Trabalho acadêmico: Objetivos e tipos de planejamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  3.457 Palavras (14 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de estimular o conhecimento na área dos processos Administrativos. Planejar é o primeiro passo do Processo de Administrar, é pensar antes de agir ou preparar as maneiras mais adequadas para a ação. Desta forma, objetiva-se o melhor caminho para se atingir os resultados esperados.

O ato de planejar envolve sensibilidade ao mercado e à missão da organização além de vários métodos e técnicas que tornam o planejamento realmente eficaz. Assim a organização deixa de agir unicamente de maneira intuitiva e passa a atuar de forma profissional e focada facilitando seu desenvolvimento e sustentabilidade.

Vale ressaltar que o planejamento para ser bem sucedido deve ser focalizado e empregado por todos os níveis das empresas, com cada um tendo sua importância estimativa, tanto no nível estratégico donos, presidentes, administradores, como no nível tático gerentes e operacional.

Podemos então concluir que alcançar determinado objetivo ou meta planejando antecipadamente se torna mais fácil e completo.

O PLANEJAMENTO E SUAS DEFINIÇÕES

Planejamento é uma ferramenta que possibilita prever possíveis imprevistos, ferramenta esta que aumenta a eficiência das funções e tarefas, o desempenho das pessoas, o tempo utilizado, o alcance de metas e objetivos.

O planejamento distingue-se em três tipos:

O Planejamento Tático como todos os planejamentos o planejamento tático se relaciona com o objetivo da organização, seu plano é a médio prazo e trabalha cada divisão específica da organização.

O Planejamento Operacional onde seu foco é nas operações seu nome já diz, nada mais é o que fazer e como fazer, seus objetivos é a curto prazo e refere-se as atividades e tarefas executadas especificamente.

O Planejamento é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. A administração estratégica é um processo envolvendo administradores de todos os níveis da organização, que formulam e programam objetivos estratégicos. Já o Planejamento Estratégico seria o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo .O planejamento estratégico visa antecipar o futuro da empresa, em relação ao longo prazo.

Empresas são organizações sociais nas quais ocorre o fenômeno da produção de bens ou serviços.Uma empresa é, basicamente, uma estrutura relacional humana e não deve ser confundida com seus ativos, sejam quais forem. (Peter Drucker) O conjunto de bens que o empresário reúne para exploração de sua atividade econômica. (Fábio Ulhôa)

Ambiente Empresarial é o ambiente em que as empresas existem e operam. O ambiente de uma organização é composto por forças e instituições externas a ela que pode afetar o seu desempenho. Robbins (2001, p. 89).

Estratégia Empresarial Determinação da futura postura da empresa, com especial referência à sua postura quanto aos seus produtos/mercados, sua lucratividade, seu tamanho, seu grau de inovação e suas relações com seus executivos, seus empregados e certas instituições externas. (Dening).

Segundo o autor Roberto Shinyashiki, um administrador dever ter a visão além do seu alcance, não pode ser visto apenas o obvio, mas as oportunidades que surgem de momentos inesperados ou onde pessoas comuns não veriam um bom empreendedor não pode ser limitado e nem possuir uma visão limitada, ele não pode se contentar apenas com o sucesso presente tem que ir além de sua perspectiva, na vida de um empreendedor o futuro é apenas a consequência do presente, e que existem duas batalhas que são enfrentadas constantemente a do presente e o futuro

Paulo Barreto diz que “a globalização é um fenômeno do mundo dos negócios”, e que o profissional tem que estar conectado 24horas, para obter uma carreira de brilhante precisa ser atualizado, estudar muito para empreender neste mercado global, o jovem executivo fara parte da geração que realmente se preocupa com a qualidade de vida e dedicação à profissão, não se incomoda em passar horas trabalhando em atividades produtivas, gosta de estar na liderança, possui igualdade no tratamento com as pessoas no ambiente de trabalho do faxineiro ao presidente, é muito empenhado no sucesso da empresa. Intui-se que o administrador do século XXI tem que ter postura e utilizar ideias futuristas, transmitir segurança, confiança, ser justo, pontual, ter mais acertos do que erros.

DETERMINAÇÃO DOS OBJETIVOS

O passo inicial é formular os objetivos da empresa, definir o que a empresa deve buscar com suas ações, essa identificação pode ter influência de diversos fatores como posição econômica, conhecimento do ramo de atividade, valores e crenças internas da organização.

Proporcionar a comunidade uma sessão de filmes culturais que visem aprimorar o conhecimento, transformando o modo como as pessoas vêem a sociedade como um todo.

• Oportunidades Ambientais:

Aborda a análise dos fatores externos, como economia, cultura, política, tendências. Nesta fase a empresa passa a conhecer com precisão o ambiente que está inserida.

A faculdade está inserida em uma comunidade de classe média baixa e classe média, onde nem todos possuem formação acadêmica, seria uma grande oportunidade para as pessoas da comunidade próxima a faculdade uma sessão de filmes culturais, onde possam conhecer e entender um pouco da cultura do país em que vivem em uma comunidade onde as pessoas buscam conhecimento, informação e cultura, as pessoas passam a pensar de forma diferente e começam a questionar não só as questões internas de sua comunidade, mas também, as questões do país e do mundo, procurando cada vez mais se manterem informados de tudo o que acontece não só onde estão localizados, mas também fora dele, afinal o nosso país também recebe influências do exterior, então seria uma boa forma de manter a comunidade informada de tudo o que esta acontecendo.

• Ameaças Ambientais:

A equipe encontrou ameaças ambientais próximas a comunidade, a reciclagem e o armazenamento de lixo da cidade ficam bem próximos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com