TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oficina Pedagogica Oficina Pedagógica "Mãos a Arte"

Por:   •  24/9/2015  •  Artigo  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  975 Visualizações

Página 1 de 3

Oficina Pedagógica "Mãos a Arte"

 


ELABORAÇÃO

MARLY DA CONCEIÇÃO BRAGA

JUSTIFICATIVA

Ensinar constitui como uma "arte" que envolve aprendizagem contínua e envolvimento pessoal no processo de construção permanente de novos conhecimentos e experiências educacionais, as quais preparam o docente para resolver problemas emergentes no dia a dia da sala de aula. 
Considerando o docente como um "eterno aprendiz", este projeto tem como proposta pedagógica transformar o ambiente escolar num concreto espaço de oportunidades voltado para a formação do aluno da Educação Especial com déficit intelectual para atuação no mundo produtivo, ou seja, para a capacitação do aluno no desenvolvimento de atividades econômicas, na qual possa fazer uso de suas qualificações ou aptidões profissionais, à luz de perspectivas de emprego/trabalho, resgatando com isso a sua auto-estima e trabalhando a autonomia de cada indivíduo. Promovendo deste modo o acesso ao mercado de trabalho, convertendo às habilidades adquiridas nas oficinas de construção em uma atividade artesanal que venha lhe trazer no final da capacitação autonomia e estabilidade que lhe garantam bem-estar.

OBJETIVOS

Gerais:

¬ Capacitar os alunos da Educação Especial, oferecendo-lhes informações e recursos pedagógicos e metodológicos, através do ensino de uma atividade artesanal e/ou profissional específica, desenvolvendo competências e habilidades básicas que possam contribuir de forma dinâmica e com eficácia para uma efetiva educação profissional, ofertando-lhes oficinas de qualificação e profissional adequadas aos desejos e às necessidades dos alunos e/ou familiares, atraves de parcerias com instituições públicas e/ou privadas;. 

Específicos: 

¬ Confeccionar produtos que possam ser comercializados, desenvolvendo assim a criatividade, as habilidades, a autoconfiança e a desinibição, Motivando a participação ativa nas atividades manuais em sala de aula;
¬ Estabelecer relações de respeito com as pessoas, desenvolver no aluno a autonomia e a perseverança;
¬ Interagir com seus pares trabalhando cooperativamente na busca de soluções para problemas propostos, fazendo com que os alunos se sintam acolhidos, fortalecendo laços afetivos com a escola.

PÚBLICO ALVO

Alunos da Educação Especial com Déficit Intelectual (DI)


METODOLOGIA

Como estratégia para alcançar nossos objetivos, o projeto "Oficina Pedagógica Mãos à Arte", será desenvolvida com a realização de oficinas de construção de diversos artigos como bolsas; estojos; tapetes; etc., de forma artesanal, com dinâmicas de socialização, com troca de experiências entre os participantes, auxiliando os alunos na confecção de produtos artesanais de acordo com a necessidade e interesse de aprendizagem de cada um.
Acredita-se que através da implementação desta proposta, estaremos promovendo aos alunos da Educação Especial o acesso a Construção de uma Educação Profissional Inclusiva de forma contextualizada e prazerosa, facilitando deste modo o acesso ao mercado de trabalho ou transformando em uma atividade que venha lhe trazer autonomia e estabilidade que lhe garantam auto-suficiência.

AVALIAÇÃO

A avaliação oportuniza caminhos para tornar o aprendizado mais significativo, com momentos de ação - reflexão - ação aos professores, alunos e equipe pedagógica, em que a sala multifuncional destinadas ao atendimento a estes alunos, tenha como proposta ofertar oficinas pedagógicas de construção com o objetivo de levar o aluno à confecção de peças e que apesar de não trabalhar com notas, exercerá o acompanhamento do aprendizado do aluno. 

Esta avaliação por sua vez poderá ocorrer de forma processual, minimizando as dificuldades dos alunos gradativamente. Podendo considerar alguns critérios para que esta avaliação aconteça de fato como, por exemplo, considerando o envolvimento do aluno, sua participação, responsabilidade, independência para concluir as atividades realizadas na sala multifuncional, respeitando sempre seu ritmo de aprendizagem, desenvolvendo deste modo suas potencialidades, verificando se as atividades proporcionam interesse e significação para os alunos, com ênfase a um conjunto de habilidades cognitivas, sociais, culturais e afetivas que o aluno venha adquirir.

Para tanto, se fará uso de registros diários, com fichas de acompanhamento, relatórios semestrais que possam subsidiar todo o trabalho pedagógico da sala multifuncional que irá ofertar atendimentos relacionados às oficinas de confecção de artefatos que possam vir a ser comercializados.

EXPECTATIVAS E CONCLUSÃO

Espero com este projeto motivar nossos estudantes com deficiência intelectual para a necessidade de aprender a desenvolver habilidades motoras despertando-lhe o interesse em aprender uma profissão. Nessa perspectiva, nossos estudantes poderão levar suas vidas de forma autônoma, competente e produtiva, capaz de construir o seu próprio projeto de vida. 

REFERÊNCIAS:

MEC. Projeto Escola Viva - Oficinas Pedagógicas: Um espaço para o desenvolvimento de competências e habilidades na educação profissional. nº 3, 2000.

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Apostila: Trabalho e deficiência mental ? uma questão a ser repensada. Maria Elisabete Archer Tomasini.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com