TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARTE NA PRÁTICA EDUCACIONAL – OFICINAS PEDAGÓGICAS

Por:   •  13/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.474 Palavras (10 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 10

A ARTE NA PRÁTICA EDUCACIONAL – OFICINAS PEDAGÓGICAS

A Arte influenciará experiências significativas na vivencias lúdicas

Franceli Dutra

Ruth

Zulmira Vidal

Rosana Clímaco Julião

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso: PED1456/7- Seminário Interdisciplinar VII

/06/2019

RESUMO

Esse trabalho tem como objetivo, mostrar de caráter descritivo com intuito de abordar a prática, fundamentos e técnica, que a arte propicia para o desempenho na educação infantil. A mesma é uma linguagem, que possibilita a criança a ampliar, o seu próprio universo, através do seu mundo imaginário. Trazendo para dentro de si e expor suas emoções, no mundo faz de conta. Vamos também perceber que a imaginação e a apreciação vão além das cantigas infantis, através do contato com o deslumbramento da criança que causa inquietação, não podemos esquecer que é preciso pensar na prática pedagógica, onde o faz de conta e a ludicidade é o caminho que leva a descoberta a qualquer área do conhecimento. Nesse sentido, educadores e educandos estão juntos nos processos de aprendizagem, mesmo que em estágios diferentes espaços a ser pensado para explorar os materiais de interações estre ambos. O desenvolvimento do ser humano da se através da “arte”. Ao prover a arte na educação nos possibilita a liberdade, mas também perceber a reação da criança durante a realização das atividades. Sendo assim esse trabalho busca trazer uma contribuição que a arte pode trazer para a aprendizagem da criança por meio da ludicidade construído oficinas pedagógicas com o propósito de aplicar ferramentas de interação conhecimento para educação.

Palavras-chave: Arte, criatividade, imaginação, educação, desenvolvimento.

1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho, apresenta de forma geral a importância do uso de estratégias lúdicas para o desenvolvimento na construção do saber, em relação a atuação docente. Dentro da necessidade do conhecimento da arte, cabe esclarecer que o trabalho com a linguagem valoriza as diferentes culturas e o respeito a diversidades, no desempenho da criatividade. O professor sabe a importância do aprendizado em outras disciplinas na arte isso não é diferente Conforme Mondinger(2012,pg 15),os profissionais de” arte devem abrir o mundo das artes, proporcionando aos alunos experiências significativas e reforçar que tratar de arte na escola é mais do que uma atividade acessória ou meramente ilustrada...”É compreender que as artes abrem o universo criativo , significativo e ilustrativo da criança ,produzindo ,por meio das artes ,pensamento e conhecimento sobre o mundo que as cerca. O profissional da arte sabe que o desenvolvimento cognitivo e a desenvoltura social de uma criança dependem muito de sua linguagem que se fala, mas também de sua criatividade. A arte faz parte de nosso cotidiano, cada um traz em si diferenças únicas que são interligadas que flui de maneira gradativa e significativa. O desenvolvimento não ocorre de maneira rápida, depende muito das vivências culturais adquiridas e exposta para criança desde pequena. Pode-se assim dizer que a linguagem humana, é por meio dela nós compreendemos e construímos, transformamos o mundo. Na educação as vivências artísticas são extremamente importantes no crescimento dessas inteligências natas.

2. DESENVOLVIMNTO

2.1 A reflexão de explorar a criatividade por meios de estratégicas lúdicas que envolve a arte.

Na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o ensino de Arte se faz de maneira imaginaria, que envolve e estimula, desenvolvendo a criatividade e a capacidade de criar conforme a imaginação da criança. O objetivo da arte é promover uma educação transformadora, contribuindo com a formação de opinião em cada ser de acordo a faixa etária atribuindo com atividades. Porem a postura do docente é entender que a criança traz consigo culturas que vivenciaram que vão além do desenhar e pintar. Com isso as vezes é necessário que se desenvolvas outras atividades fazendo compreender que a arte não é só um momento de entretenimento. Nesse sentido, na educação a presenças do contação de histórias de uma forma lúdica, pode despertar a magia e o encantamento que leva a fluir o prazer de viver no espaço escolar sem sacrifício.

Ao provocar o interesse nos alunos de querer algo que vá além do que desenvolvido em sala de aula, onde deve aprendendo a reparar as mais variadas situações, até mesmo fora do ambiente escolar. Nessa descoberta do saber precisa servir de estímulo e levar para os pensamentos livres de aguçar a criatividade, nas diversas linguagens artísticas. Trabalhar com a arte é dar o direito da criança se expressar do seu próprio jeto de dançar, pintar, dramatizar, e outras formas de expressão humana. Os alunos devem ser incentivados a se interessar pela arte, na qual está interfira em seus pensamentos e hábitos simples, de levar a algo criador.

[...] ainda é comum as aulas de arte serem confundidas com lazer, terapia, descanso das aulas “sérias”, o momento para fazer a decoração da escola, as festas, comemorar determinada data cívica, preencher desenhos mimeografados, fazer o presente do Dia dos Pais, pintar o coelho da Páscoa e a árvore de Natal. (MARTINS 1998, p.12)

A partir do momento em que se compreendem conceitos estéticos, ocorre uma transformação na capacidade de ver, observar, descobrir e analisar os fatos, tornando a cada momento na sua formação. A criança é um campo fértil para criatividades surgem novas mentes, dispostas a desempenhar suas habilidades corporal em mundos diferentes do que estão habituados, no qual o papel fundamental do professor, é ser interlocutor, promotor e organizador no processo de criação, deixando as atividades prontas e acabadas de lado para garantir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com