TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS NO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Por:   •  22/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.892 Palavras (12 Páginas)  •  1.902 Visualizações

Página 1 de 12

         

 

 

A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS NO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

 

 

                                                                                                                      Ana Carolina Pamplona                                                                                                              

                                                                                                                       Kátia Emília Maciel

         

RESUMO 

 

       O objetivo principal deste trabalho é analisar a importância das oficinas pedagógicas na educação infantil relacionando-as com a ludicidade, pois é deste relacionamento que surge a construção do conhecimento. As oficinas pedagógicas, além de propiciar a ludicidade no dia a dia das crianças, ainda propõe o desenvolvimento dos aspectos afetivos, físicos e sociais, além de que, também ajuda na construção da criatividade, da curiosidade e da confiança.  

 

 

Palavras-chave: Oficinas Pedagógicas. Educação Infantil. Desenvolvimento.

 

1. INTRODUÇÃO

 

       Este presente trabalho tem como objetivo a análise das oficinas pedagógicas juntamente com a ludicidade e sua importância na vida das crianças da educação infantil.

       As oficinas pedagógicas são nada mais, nada menos que espaços pedagógicos para a construção de saberes. Ou seja, é uma aprendizagem coletiva, onde os professores terão a oportunidade de inserir novos conhecimentos no cotidiano dos alunos, tornando assim, a sala de aula num ambiente mais dinâmico e lúdico, fugindo da rotina fechada.

       Através das oficinas pedagógicas, podemos observar como cada criança se expressa, pois é por meio de brinquedos e brincadeiras que elas demonstram sua percepção do mundo no qual ela está inserida. Ao trabalhar com diferentes materiais, como por exemplo, jogos, imagens ou até mesmo fantoches, é possível verificar os benefícios que a ludicidade trás para nossos educandos, pois quando o educador utiliza desses recursos, a aprendizagem torna-se mais leve e a criança acaba tornando-se muito mais motivada e interessada, desenvolvendo-se assim, de forma natural e agradável.

      É essencial para as crianças da educação infantil essa troca de experiências, pois deste modo, os educandos construirão diversos momentos de aprendizagem de novos saberes. As atividades lúdicas adquirem uma importância significativa quando discutimos sua utilização no espaço pedagógico e no espaço psicopedagógico. A ação de brincar, seja no espaço da sala de aula, seja no espaço de uma brinquedoteca, ou seja, no espaço de uma oficina psicopedagógica adquire um caráter especial a partir do olhar, da escuta e do encaminhamento que lhe é dado pelo profissional que atua nesses espaços.         O lúdico e as oficinas pedagógicas caminham lado a lado, pois são facilitadores no processo de desenvolvimento dos alunos. Os jogos, as brincadeiras, as músicas e as oficinas permeiam o processo de desenvolvimento, pois são os aliados mais eficazes do educador e deixa muito mais fácil para a criança aprender num ambiente confortável que a permita ser quem realmente ela é, do que num ambiente onde a rotina é fechada e sem atividades diferenciadas.

       O foco principal desta pesquisa é salientar a importância do lúdico e das oficinas pedagógicas e suas contribuições no processo de desenvolvimento infantil, evidenciando a necessidade de ter o

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Pedagogia (1546.) – Prática do Módulo VII – 04/06/2019

lúdico como aliado nas práticas educacionais, onde nós educadores possamos reconhecer e valorizar as diferenças existentes em cada uma de nossos educandos, estimulando todas da mesma maneira, ajudando-os na construção de suas autonomias, do conhecimento de si mesmas e em suas identidades pessoais de forma aprazível.  

 

 

 

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

O papel importante na educação infantil é estimular o potencial com a capacidade da criança com o seu desenvolver. Com o objetivo de desempenhar em sua aprendizagem tais como: na interação com os outros alunos e adultos, o autoconhecimento, suas linguagens ao comunicar-se, etc.

          O papel do professor é a elaboração que tem na proposta do trabalho, implantar nas atividades lúdicas, nela está relacionada jogos, brincadeiras. Para o professor colocar em prática as atividades de jogos, brincadeiras acredita que brincar é fundamental para aprender desde já a se relacionar entre a sociedade e a descobrir com a construção de sua própria identidade. Dentro da sala de aula, cabe o professor com sua mediação a ensinar já a compartilhamento entre outras crianças.

    […] na educação, são muitas vezes, entendemos que a melhor maneira de construir para analisar e transformar o processo de ensino – aprendizagem seria encontrar uma fórmula que minimizasse o desinteresse, a falta de concentração, a indisciplina, e as dificuldades de aprendizagem dos alunos, temos constantemente preocupam os educadores.[…] A prática pedagógica por meio a ludicidade não pode ser considerada uma ação pronta e acabada que ocorre a partir da escola e um desenvolvimento de jogo retirado de um livro. A ludicidade na educação requer uma atitude pedagógica por parte do professor, o que gera a necessidade do envolvimento com a leitura, da área de definição dos objetivos, organização de espaços, a seleção de escolas de brinquedos adequados e o olhar constante nos interesses e nas necessidades do educando. (RAU, 2012b,p.29 e 30).

 A criança quando começa a escolher a atividade para poder brincar, a mesma garante a ter a sua própria autonomia.

É fácil, como educador desde cedo, no berçário, até os anos iniciais, demonstram e suas atitudes, pensamentos e interações modo que refletem como a juventude está colocado na sociedade. Essas crianças e adolescentes são frutos de diversas condições sociais e econômicas que nem sempre foram agradáveis de seu conviver (RAU,2012,p.40).

Apesar de que no mundo atual, a criança tem uma variedade e atrações no seu dia a dia tecnológico. Com tantas novidades, o professor através de suas aulas dinâmicas, deve explicar e valorizar com o resgate das brincadeiras antigas, como recursos pedagógicos na aprendizagem das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (447.1 Kb)   docx (113.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com