TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECICLAR PARA PRESERVAR ATRAVÉS DE OFICINAS PEDAGÓGICAS

Por:   •  4/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.844 Palavras (12 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 12

RECICLAR PARA PRESERVAR ATRAVÉS DE OFICINAS PEDAGÓGICAS.

RESUMO

As questões que se referem ao aumento da produção do lixo em nosso planeta, em especial dos recicláveis, são freqüentemente falados nos meios de comunicação e automáticamente devendo ser levado para o ambiente escolar, e trabalhado com alunos de uma forma mais prática. A oficina de materiais recicláveis apresenta-se como forma de chamar a atenção dos participantes sobre a possibilidade de se prolongar à utilidade de materiais recicláveis. Permite também uma reflexão sobre o consumismo exagerado, como conseqüência de um modelo mais econômico e sustentável, podendo permitir atravéz de oficinas um questionamento sobre o consumo e o descarte inadequado, estimulando os participantes a consumirem com mais prudencia e a reciclar como uma alternativa para gerar economia e beneficios para toda uma sociedade e retardando assim, o destino final dos materiais recicláveis. Portanto, o presente trabalho discute as contribuições, dessa atividade, para a minimização dos problemas sociais e ambientais.

Palavras-chave: Educação, oficinas pedagógicas, materiais recicláveis.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem discutir a importância das oficinas pedagógicas para a educação e tendo como proposta buscar à adquirir o conhecimento a partir do conjunto de práticas constituindo o fundamento do processo pedagógico, tendo como conceito de oficinas aplicado à educação, refere-se ao lugar onde se aprende fazendo junto com os outros.

Reciclar significa transformar objetos já usados em novos produtos para o consumo, além de tudo ajuda na preservação do meio ambiente, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Com a reciclagem tem uma grande contribuição para a preservação do meio ambiente e uma diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar, e também gerando uma grande economia pois muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção. Esta necessidade foi despertada pelas pessoas, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o nosso meio ambiente.

Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades, pois cada vez mais, a população vem sofrendo com o lixo jogado em rios, enchentes e isso vem se agravando, e com o grande crescimento populacional tem se encontrado dificuldades em conseguir locais apropriados para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma boa solução economicamente, além de ser ambientalmente correta.

Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Incentivar a produção dessa concepção de educação nas oficinas, busca propiciar às crianças e adolescentes a possibilidade de aprofundar a consciência de suas obrigações de preservar o ambiente em que se vive, tendo no processo educativo uma socialização das necessidade de manter um planeta mais limpo atravéz do empenho, da partilha de saberes e fazeres com respeito e solidariedade gerando discussões significativas baseadas na realidade de cada região para a preservação do meio ambiente.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 OFICINAS PEDAGÓGICAS

As oficinas são constituídas por um espaço em construção de conhecimento, trocas de experiências e de confrontar a realidade com uma análise crítica, vivenciando situações concretas através da socialização, participação, discussões de temas. Uma oficina proporciona oportunidades de vivenciar situações significativas, baseada no sentir, pensar e agir, com objetivos pedagógicos. Nesse sentido, a metodologia da oficina muda o foco tradicional da aprendizagem, passando a incorporar a ação e a reflexão.

Numa oficina ocorrem apropriação, construção e produção de conhecimentos teóricos e práticos, de forma mais ativa, Portanto as oficinas são unidades produtivas de conhecimentos a partir de uma realidade concreta, para serem transferidas a fim de transformá-la. Candau (1999) entende oficina pedagógica como metodologia educacional caracterizada pela:

Construção coletiva de um saber, de análise da realidade, de confrontação e intercâmbio de experiências”. As oficinas são uma alternativa de prática pedagógica da educação ambiental onde educadores e educandos atuam juntos na construção coletiva e reflexiva do conhecimento em um espaço de vivências, de reflexão, de aprendizado e de sistematização do saber (ALMEIDA et al, 2004).

Esse tipo de metodologia promove a ação coletiva, e potencializa o espírito participativo. Possibilita condições para uma maior interação entre participantes, e nessa perspectiva, o trabalho de oficinas proporciona uma melhor relação entre o conhecimento do educador com a realidade do educando. Isso diz respeito a uma dinâmica democrática, participativa e reflexiva que toma como fundamento do processo pedagógico. “A prática educativa é tudo isso: afetividade, alegria, capacidade científica, domínio técnico a serviço da mudança (Freire, 1998, p. 161)”.

Por oficina entendem-se que é um espaço de aprendizagem, de troca se saberes, onde a partir de atividades lúdicas, as pessoas podem expressar sua opinião a respeito de determinado assunto que esteja sendo trabalhado. É complementar a aprendizagem de forma mais participativa, onde não existe apenas um educador que sabe, que domina o conhecimento, mas existe uma troca de saberes e experiências, por parte do educador e educando, é pensar em trabalhar o conhecimento de forma mais dinâmica, variável, e participativa. Como sujeitos que conhecem, que participam e já tem uma prática de vivência, confrontando as teorias com a prática e isso reflete no processo de construção do conhecimento do aluno e também do educador, dentro de uma proposta de forma participativa, procurando envolver os alunos dentro desse processo, nunca se colocando como aquele que detém o conhecimento, mas partindo do princípio que os alunos também conhece, vindo a formar sujeitos críticos que estão vivenciando uma experiência de educação que levarão para o seu cotidiano onde possam estabelecer relações de maior respeito as diferenças

O professor na oficina deve priorizar os participantes, com uma abordagem centrada no aprendiz dando ênfase na aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com