TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operações

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.078 Palavras (21 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 21

8 OPERAÇÃO

Neste capítulo será apresentado o processo, operações, fluxo de informaçõesda empresa, capacidade produtiva e há necessidade de terceirização. Os investimentos necessários, assim como, máquinas, ferramentas e sua manutenção. Apresentará as matérias-primas, insumos, materiais e mostrará como será o gerenciamento dos mesmos.

Robert e Chase (2012) definem a administração de operações e da cadeia de suprimentos (AOCS) como projeto, operação e melhoria dos sistemas que criam e entregam os produtos e serviços primários da empresa. Pode ser considerado como um campo funcional de negócios com uma linha clara de responsabilidades administrativas. Preocupa-se com a administração de todo o sistema que produz um bem ou entrega um serviço. Para os autores fabricar produtos ou fornecer serviços envolve uma série complexa de processos de transformação.

8.1 processos

Para Robert e Chase (2012) “um processo é qualquer parte de uma organização que recebe insumos (inputs) e os transforma em produtos (outputs) que, esperase, sejam de maior valor para a organização do que os insumos originais”.

Os processos de produção são usados para produzir qualquer coisa desde o prédio de apartamentos onde moramos às canetas que usamos. Sob uma visão geral, podemos dividir o que é necessário para produzir algo em três etapas. A primeira delas é adquirir as peças ou os insumos de que precisamos; depois, temse a fabricação do item e, então, seu envio para o cliente.

De acordo com Robert e Chase (2012) as atividades associadas a um processo afetam umas às outras, tornando importante considerar o desempenho simultâneo de diversas atividades. Parafazer a análise de um processo faz-se o uso de um diagrama que contenha os elementos básicos do processo geralmente tarefas, fluxos e áreas de armazenagem. Na figura 21 será apresentado o fluxograma de processo da Remale.

Figura 21 – Fluxograma de Processo

[pic 1]

Fonte: Autor (2015)

O processo da confecção se inicia ao promover o produto no mercado, segue do interesse do cliente pelo produto e o contato com a empresa, cadastrando o futuro cliente. Com a aquisição do produto será gerado um pedido, o mesmo será encaminhado para a produção, onde será feito o levantamento e a disponibilidade de materiais para a sua fabricação. Não havendo o material será gerada uma ordem de compra para o fornecedor dessa mercadoria. Com a matéria prima em mãos e de acordo com as especificações, será realizado o pagamento do material será dada continuidade no processo de fabricação. Assim que estiver pronto o pedido vai para a expedição onde será encaminhado ao cliente. Assim que o cliente receber o produto e verificar se está de acordo será feito o pagamento do pedido. Após esse processo a empresa entrará em contato com o cliente pelo pós-vendas verificando a satisfação e se dispondo a ajudar caso necessário.

Já o processo de fabricação terá seu próprio fluxograma para que haja um melhor funcionamento e um deslocamento mais organizado de materiais e pessoas como mostra a figura 22.

Figura 22 – Fluxograma de produção

[pic 2]

Fonte: Autor (2015)

O processo de produção se inicia com a etapa de planejamento da coleção é a etapa em que a empresa deve desenvolver os seus produtos de acordo com a necessidade do mercado e dimensionar as quantidades de modelos de acordo com a capacidade de produção da empresa. Após será realizado o planejamento de produção onde será otimizada a produção em relação aos pedidos recebidos é planejar lotes somando a quantidade de peças vendidas de cada modelo e que serão entregues em uma determinada data. Assim que realizadas as compras os materiais serão estocados para iniciar a produção. Após o estoque necessários de materiais, a etapa seguinte é a etapa de risco, que é responsável pelo encaixe da modelagem e que define o aproveitamento do tecido, do forro e das entretelas. Em seguida será realizado o enfesto que é a operação pelo qual o tecido é estendido em camadas, completamente planas e alinhadas, a fim de serem cortadas em pilhas.  Etapa de enfesto concluída é hora de cortar e na sequencia fazer a preparação para a costura, peças separadas é momento de costurar. Assim que a etapa de costura está pronta passa-se ao processo de acabamento e passadoria. Em sequencia será embalado e enviado para o cliente.

8.2 Informações

Se acordo com Sebrae (2011), há no mercado uma boa oferta de sistemas para gerenciamento de pequenosnegócios. Para uma produtividade adequada, devem ser adquiridos sistemas queintegrem as compras, as vendas, o financeiro, cadastro de clientes e fornecedores,controle de estoque, serviço de mala-direta para clientes e potenciais clientes, cadastrode móveis e equipamentos, controle de contas a pagar e a receber, fornecedores, folhade pagamento, fluxo de caixa.

Pensado no controle e disponibilidade das informações entre os setores da empresa a Remale irá trabalhar com o sistema Genesys – Engenharia de Software de Novo Hamburgo, um sistema completo que abrange todas as áreas da empresa desde a gestão industrial, comercial, de suprimentos, financeira, fiscal, contábil até administrativa. Um sistema com solução para o controle de produção das empresas, gestão dos pedidos no setor produtivo, juntamente com controle da explosão de materiais para compras. Um facilitador no planejamento estratégico da produção e no acompanhamento de seus controles, identificando desvios entre programado e executado.

O fato do sistema se adequar ao perfil da empresa e ser de certa forma completo, abrangendo todos os setores da empresa faz dele o sistema perfeito para a Remale. Caso a empresa queira fazer alterações no layout do sistema poderá fazer as modificações necessárias.

8.3 Capacidade Produtiva

Slack e Johnston (2009, p.315)“planejamento e controle de capacidade é a tarefa de determinar a capacidade efetiva da operação produtiva, de forma que ela possa responder à demanda”.

Robert e Chase (2009) define capacidade como “a habilidade de manter, receber, armazenar ou acomodar”. No âmbito comercial, a capacidade é considerada com mais frequência como o resultado que um sistema pode obter em um período de tempo especifico. No âmbito da produção, pode ser o número de automóveis produzidos em um único turno. Para os autores:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (603.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com