TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operações

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 8
  1. Os clientes constituem um recurso para a empresa? Explique.    

Sim, neste mundo globalizado, onde várias marcas já não existem mais e mesmo assim ainda existem muitos concorrentes, o que os empresários devem fazer para que suas marcas entrem e permaneçam na mente dos consumidores, como preferencia por isso é importante, em primeiro lugar, saber gerenciar a marca de forma eficaz e efetiva e o primeiro passo é conhecer e manter o seu público consumidor, já que ele é o responsável por grande parte do faturamento empresarial. É importante agradá-lo constantemente, oferecer novidades que se enquadram nas suas necessidades. Isso faz a diferença no mundo dos negócios. O segredo é conquistar o cliente, dia após dia, sem saturá-lo, pois um cliente insatisfeito pode agregar valores negativos à marca de várias formas.

  1. O que são recursos patrimoniais?          

Conjunto de bens, valores, direitos e obrigações que tem relação direta com os objetivos organizacionais, como por exemplo: prédio, instalações, equipamentos.            

  1. A vantagem competitiva que uma empresa tem sobre seu concorrente é um recurso? Por quê? Exemplifique.                                

Sim, pois a vantagem competitiva é um conjunto de características que permitem a uma empresa diferenciar-se, por entregar mais valor aos seus clientes, em comparação aos seus concorrentes e sob o ponto de vista dos clientes, além disso, é algo que torna a sua empresa  diferente para melhor, aos olhos dos clientes

  1. O domínio da tecnologia é um recurso? Explique e exemplifique.          

É uma ferramenta importante para facilitar e agilizar nos processos administrativos dentro das organizações reduzindo custos em longo prazo. Na tecnologia, quanto mais conhecimento produzido, mais rápida é sua evolução. Com a inovação tecnológica é possível oferecer um produto/serviço de qualidade.                                                                                        

  1. O que são bens de capital?    

São os equipamentos e instalações, bens ou serviços necessários para a produção de outros bens ou serviços, ou seja, não estão diretamente incorporados no produto final, incluem fábricas, máquinas, ferramentas e equipamentos, que são utilizadas para produzir outros produtos para consumo.                                                                      

  1. Como uma empresa pode utilizar os recursos patrimoniais para obter vantagens competitivas?                      

Acompanhando sempre a tecnologia, com novas máquinas e softwares, inovando, para assim acompanhar o mercado e as suas necessidades, agindo de forma mais ágil e eficaz.                                          

  1. Descreva a importância da administração dos materiais.    

A administração de matérias é importante por que atende ao cliente interno (manufatura); é responsável pela não interrupção da produção por falta de material; mantem um estoque mínimo, devido ao custo de manutenção de estoque; adquiri sempre prontamente novas compras, conforme oscilação na demanda.              

  1. O ciclo da administração dos materiais pode ser desenvolvido para obtenção de vantagens competitivas? Explique.          

Sim, pois como o mesmo controla e é responsável por toda a administração de material, tornam seus processos mais rápidos e eficientes consequentemente mais competitivos por que constroem processos mais controlados e planejados.

  1. Enumere as principais atribuições da administração de materiais.      

As principais atribuições da área de materiais são:

 Compra: é a atribuição responsável pela seleção da fonte de suprimento, negociação de preço, prazo de entrega etc. Programação da produção: é por meio da programação da produção que a área de materiais consegue enxergar as quantidades e o momento de colocar os materiais dentro da empresa.

Armazenamento: devido à dificuldade em sincronizar as quantidades abastecidas e as necessidades para produção, é necessária a armazenagem de materiais, evitando a falta deles. Entretanto, é importante lembrar que a área disponível para armazenamento é restrita e isso tem que ser levado em conta na hora de negociar com os fornecedores, principalmente no que diz respeito ao prazo de entrega.

Logística: esta atribuição preocupa-se em determinar de que forma o material chegará à empresa, bem como de que forma Administração de Compras, Suprimentos e Armazenamento Para que a área de materiais cumpra o seu papel, é necessário que se integrem as atribuições citadas acima. Baseada em um nível de produção estabelecido, a área de materiais tem que sair em busca das fontes de suprimento e programar o seu recebimento na empresa de acordo com a disponibilidade de armazenagem e com a logística de abastecimento e a logística interna (também conhecida como movimentação).      

                                                                                           

  1. Liste os objetivos do armazenamento de materiais.      

Os objetivos são:

Preço Baixo
Alto Giro de Estoques
Baixo Custo de Aquisição
Continuidade de Fornecimento
Consistência de Qualidade
Despesas com Pessoal
Relações Favoráveis fornecedores
Aperfeiçoamento de Pessoal
Bons Registros

  1. Qual o perfil do pessoal da área de materiais?

Os profissionais desta área são considerados de várias maneiras nas empresas, em termos de cargo. Antes todos eram compradores. Depois foram denominados analistas de suprimentos, analistas de materiais, compradores, entre outros. Cada empresa designa o cargo, conforme a abrangência da atividade. A administração de materiais, pela sua importância, vai além do papel que executa em uma indústria e ganha o papel principal em vários negócios. As empresas, que compram para revender, põem em prática toda uma ótima administração de materiais, que envolve estudos dos lotes econômicos de compra, lotes ideais de compra, estoque mínimo, estoque regulador, tempo de pedido, tempo de suprimento, etc. Hoje em dia é muito comum ter vários cursos de aperfeiçoamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com