TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização do Trabalho - ORT

Por:   •  14/5/2017  •  Resenha  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

 Histórico da Empresa

A empresa de fabricação de embalagens plásticas está localizada na cidade de Gravatá, no estado de Pernambuco, atuando no mercado há 55 anos. Iniciou suas atividades produzindo apenas embalagens flexíveis, como bobinas de plásticos e sacos plásticos para diferentes finalidades. Após alguns anos, com o aumento da demanda dos produtos, a empresa iniciou a produção de embalagens rígidas para utilidades domésticas.

Atualmente a empresa conta com um quadro de 160 funcionários. A empresa estava dividida em duas unidades, a primeira e menor, produzia embalagens flexíveis (bolsas plásticas etc), a outra unidade produzia embalagens rígidas (baldes, cestos de lixo, escorredores de prato, etc). Atualmente, a empresa passa por um processo de readequação, e está tudo sendo produzido na unidade de maior porte.

Processo Decisório

As decisões estratégicas da organização são em sua maioria tomadas pelo presidente. As sugestões de melhoria que veem da produção sempre passam pelo gerente de produção e em seguida para a presidência.

As decisões relacionadas a produção, como disposição dos equipamentos, materiais, estoque, são feitas pelo gerente de produção e o responsável pelo pcp.

Ao analisar o organograma da empresa, os cargos parecem bem definidos , mas ,na prática, as lideranças se confundem. Foi possível perceber também que uma pessoa ocupa mais de uma função e existem cargos que deveriam ser criados. Não há planejamento para médio ou longo prazo, a empresa busca apenas sobreviver no mercado e conquistar novos clientes.

As decisões são tomadas da seguinte maneira:

a)Decisões estratégicas: neste nível geralmente são decisões tomadas pelo presidente da organização e o gerente comercial. As decisões dão voltadas para atender aos clientes já existentes e conquistar novos mas tudo a curto prazo.

b) Decisões administrativas: Neste nível o gerente administrativo e/ou financeiro é quem toma as decisões com maior voz. Aqui se decide a alocação dos recursos para atender aos pedidos e a sequência em que os pedidos devem ser atendidos, isso é feito de forma alinhada às decisões estratégicas.

c)Decisões operacionais: O gerente de produção é quem coordena as decisões com maior voz neste nível, mas as decisões são tomadas em conjunto com o responsável pelo PCP. É neste nível que as decisões rotineiras e ligadas à produção são tomadas.

Organograma da empresa:

Sugestão de organograma:

Processos

Para a fabricação das embalagens plásticas (ver figura 1)  eles utilizam uma matéria-prima virgem chamado Polietileno. Essa matéria prima será colocada num funil e em seguida irá para uma maquina que fará uma extrusão de filmes que irá amolecer o material saindo num bocal/orifício em formato de um longo cilindro. Em seguida uma agulha é introduzida neste material, onde o ar é soprado, forçando o material a ocupar as paredes ocas do molde, formando os filmes plásticos. No final deste processo as embalagens plásticas serão formadas

Para a fabricação dos outros produtos como baldes, vasilhas, entre outras (ver figura 2) , eles usam materiais formados de polipropileno. Mas esta empresa não usa o material virgem, e sim usam material reciclado, pois o custo do material virgem é caro. E mesmo que esse material reciclado não tenha a mesma qualidade que o virgem, mas ainda é aceito no mercado

Esses produtos que são defeituosos são reciclados por uma máquina extrusadora recuperadora de plásticos. Os produtos são depositados num funil, passarão pela maquina extrusadora onde o material será aquecido e compactado em forma de longos cilindros. Em seguida, esses longos frios irão passar por um processo de resfriamento para depois serem formados pequenos grãos que possuem o mesmo formato do material virgem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (148 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com