TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizações

Trabalho acadêmico: Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Questão 1 4

2.2 Questão 02 4

2.3 Questão 3 7

2.4 Questão 04 7

2.5 Questão 05: 8

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido através de pesquisas sobre freelancers, destacando suas diferenças dentro do tradicional mundo trabalhista onde, os trabalhadores temporários fazem sua própria jornada de trabalho e o trabalhador efetivo precisa cumprir o tempo estabelecido pela empresa.

O serviço de redes sociais esta crescendo a cada ano que se passa sendo adquiridos cada vez mais por pessoas que buscam entretenimento diversão alem de criar uma rede de amigos virtuais.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 QUESTÃO 1

Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nesta constatação: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

A burocracia é uma organização ligada por normas e regulamentos previamente estabelecidos por escrito, em um regimento praticamente inflexível, a contratação de maneira direta. Em outros termos, é uma organização baseada em uma espécie de legislação própria (Constituição para o Estado, os estatutos para a empresa privada etc) que define antecipadamente como a organização burocrática deverá funcionar. As normas e regulamentos são escritos para assegurar uma interpretação sistemática e unívoca. Desta maneira, economizam esforços e possibilitam a padronização dentro da organização. ja as organizações flexíveis que o caso que a IBM enquadra, obedece apenas a questão capitalista sem vinculo com o estado, tendo alta mobilidade flexibilidade rapidez tendo o custo baixo e pouca burocracia.

2.2 QUESTÃO 02

Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

Os métodos da Google atraem talentos pois ela acredita que é possível liderar usando uma visão compartilhada por todos. Enquanto muitas empresas usam de um controle burocrático e linear, a Google permite que seus empregados determinem e mantenham seus próprios padrões. Este tipo de política aberta se traduz em uma estrutura corporativa única, que inspira boas vontade e orientação. Os empregados da Google adoram trabalhar lá, não só por causa de pequenas vantagens como horário flexível e bônus, mas eles amam o trabalho que vem de sua estrutura interfuncional.

O facebook é uma e empresa para contatos com outras pessoas, diversão, divulgação e social pois é uma rede onde amigos se comunicam, divulgam o que fazem.Entre os diferenciais citados pelos funcionários do Facebook está uma longa lista de jogos para entretenimento como pebolim, videogames e ping-pong. Além disso, pais de primeira viagem na empresa recebem um bônus de US$ 4 mil para gastos.A empresa é conhecida por oferecer refeições e academia de graça, bem como permite que 20% do tempo dos funcionários sejam ocupados com projetos pessoais.

Observando essa flexibilidade, adaptação para extrair os resultados dos colaboradores, poderia ser aplicada a administração cientifica. Porque e a teoria onde se busca resultados e se preocupa contra o imprevisto, pois onde tem tomado de decisões com maior frequência, esta sempre com olhar critica correndo atrás sempre da eficiência e deixando a eficaz para traz. E nessas pequenas coisas que às vezes estão a grande diferença

A empresa Google e face book segue também a teoria de FAYOL que defende o espírito de equipe - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos. de estabilidade dos funcionários - Uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.Subordinação dos interesses individuais(ao interesse geral) - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.

A empresa IBM e locada na área de (TI) tecnologia de informação a fabrica e vende hardware e software oferecendo suporte desde grandes computadores à nanotecnologia. E a partir de 2001 a empresa passou a liberar e compartilhar conhecimentos e aprender junto com seus seguidores , A IBM é uma referência mundial no pioneirismo do uso de redes sociais

Foi possível observar que a evolução da tecnologia nos últimos tempos junto com a economia, foi criado um novo e poderoso modelo de produção baseado em redes sociais com conteúdo colaborativo e auto-organizadas, abandonando as relações burocráticas. Todas as empresas são fundadoras e execução de serviços e redes sociais.

Para responder a questão 03 leia os fragmentos a seguir Toda alínea deve ser precedida de texto explicativo, precedida de dois pontos:

a) São Paulo - Mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da gigante de tecnologia americana IBM em 170 países. [...]

b) [...] Segundo a consultoria americana Elance, que conecta empresas a freelancers de mais de 150 países, a base de companhias que contratam esses profissionais passou de 850.000 para 1,3 milhão apenas no último ano.

c) [...] Mas só nos Estados Unidos estima-se que 40 milhões de pessoas — o equivalente a um terço da força de trabalho americana — dedicam-se a trabalhos independentes, segundo o Freelancers Union, sindicato desses profissionais no país. Na Alemanha, apenas metade das pessoas trabalha 8 ou 9 horas por dia e cinco dias por semana para o mesmo empregador.

d) [...] “Muitas empresas precisam de gente em pouco tempo para suprir a demanda de projetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com