TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação Profissional no Brasil

Por:   •  13/9/2016  •  Resenha  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  1.635 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERA DOURADOS

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

DISLAINE MARTINS YAMASAKI - 4222810482

O texto de Monica Sparta, O desenvolvimento da orientação profissional no Brasil, traz uma breve descrição da história da Orientação Profissional no Brasil. A autora conta que a mesma nasceu como uma prática ligada ao aumento da eficiência industrial e seu objetivo primeiro era evitar acidentes de trabalho detectando funcionários inaptos. Conforme foi se desenvolvendo, passou a ser um processo onde um orientador objetiva fazer diagnósticos e prognósticos do orientando e indicar ocupações apropriadas.

Já a Orientação Profissional brasileira nasceu, por volta da década de 1920, ligada à Psicologia Aplicada, ou seja, à Medicina, à Educação e à Organização do Trabalho. Apenas após a regulamentação da Psicologia como profissão (1962) é que a área passou a se vincular à Psicologia Clinica.

Segundo a autora, atualmente, dois testes projetivos vêm sendo estudados no Brasil com o objetivo de servir como instrumento para o diagnóstico de orientabilidade, o Teste de Fotos de Profissões (BBT - aponta inclinações profissionais com base em oito fatores de inclinação profissional definidos previamente) e o Teste Projetivo Ômega (TPO - teste de apercepção temática).

Dentro da área de Orientação Profissional há outros conceitos que podem ser levado em consideração, como o de maturidade vocacional e os de exploração e indecisão vocacionais.

Por fim, a autora conclui ainda é preciso que os profissionais da Orientação Profissional entendam que na escolha de uma profissão, a dúvida e a indecisão fazem parte do indivíduo e que o seu papel como orientador profissional é o de servir como instrumento para este desenvolvimento.

Outra fonte de conhecimento acerca da Orientação Profissional é o livro Orientação Profissional: passo a passo, que contém os conceitos básicos para o trabalho em orientação profissional. O livro tem por base a proposta de Bohoslavsky e o conceito de aprendizagem da escolha.

Neste texto trataremos especificamente de três capítulos desse livro: Princípios e posturas em OP, A entrevista em Orientação Profissional e as primeiras hipóteses diagnosticas e Roteiro para as primeiras entrevistas de Orientação Profissional.

No primeiro capitulo, Princípios e posturas em OP, Maria Elci Spaccaquerche ressalta o fato de os primeiros estudos sobre a questão vocacional datarem do inicio do século XX. Segundo ela, muitas teorias foram elaboradas desde então e vão desde o modelo pedagógico até o modelo psicológico - clinico. Foi na década de 70 que surgiu a proposta de Bohoslavsky, que entende a orientação profissional como um processo dinâmico, ou seja, que envolve o orientador e o orientando.

Dessa forma, define-se Orientação Profissional como “um processo de aprendizagem de escolha, que acontece dentro de um contexto de interação entre orientador e orientando, com papeis e focos definidos” (p. 37).

O segundo capitulo, A entrevista em Orientação Profissional e as primeiras hipóteses diagnosticas, de Ivelise Fortim, trata da entrevista em OP. Considerando que, para Bohoslavsky, a OP vai além da aplicação de testes e seu principal instrumento é a entrevista, a autora traz algumas considerações sobre a entrevista de OP. A autora explica que as entrevistas devem transcorrer “dentro de um tempo, um lugar, que os indivíduos tenham papeis definidos e objetivos, e que sejam conduzidos de maneira adequada” (p. 75)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com