TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origens e razões do desequilíbrio das contas públicas

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.822 Palavras (8 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Instituto de Ciências Sociais e Comunicação

ICSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Goiás - GO

2016

Andrey Augusto do Valle Bragalda   RA B92FAC-5

Aluísio Cesar do Carmo Ribeiro          RA B95ECG2

Pablo Silva França RA                      RA B55546-7

Origens e Razões do desequilíbrio das contas públicas e ajuste fiscal atual.

Professor Orientador: Seixas

Goiás – GO

2016

Sumário

Introdução        

1.1.        O tripé Macroeconômico        

1.2.        Lei de Responsabilidade Fiscal        

1.3.        Lei de Diretrizes Orçamentárias        

1.4.        O que levou a economia do Brasil para o buraco        

1.5.        Gastos publicos descontrolados        

1.6.        O fim do crescimento da economia brasileira        

1.7.        Os motivos para o impeachment        

1.        Conclusão        

Introdução

A economia brasileira, após passar por anos de crescimento, com um ótimo índice de 7,6% em 2010, ascensão da classe C, desemprego próximo ao Zero e estabilidade econômica, o Brasil se viu entrando em forte recessão. Com grande aumento do gasto público, descontrole dos programas sociais e um governo que não administra bem a economia, vimos o país iniciar seu pior período da era REAL.

As previsões para os próximos anos não são otimistas, onde o crescimento pode ser zero em 2016. Mesmo quando surgir uma luz no fim do túnel, as previsões de crescimento do PIB de apenas 2% ao ano. A taxa de desemprego não para de subir, e podemos chegar a 14%, segundo o novo Ministro da Economia Henrique Meirelles.

Dando continuidade, e aumentando de forma desenfreada os programas sociais criados durante o governo anterior, o governo do PT perdeu totalmente o controle orçamentário, quebrando o país e retrocedendo a economia aos patamares anteriores a 2002.

   

  1. O Tripé Macroeconômico

O chamado tripé macroeconômico é composto pelo regime de metas da inflação, fiscais e pelo câmbio flutuante. Este foi essencial para a estabilização e crescimento da economia.

 

  1. Lei de Diretrizes Orçamentárias

O planejamento de pessoal é o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais, em determinado período de tempo. Trata-se de antecipar qual a força de trabalho e os talentos humanos necessários para a realização da ação organizacional futura. O planejamento de pessoal nem sempre é da responsabilidade do órgão de pessoal da organização. O problema de antecipar a quantidade e qualidade das pessoas necessárias à organização é extremamente importante. Na maioria das empresas industriais, o planejamento da chamada “mão-de-obra direta” (pessoal horista diretamente ligado à produção industrial e localizado no nível operacional) no curto prazo é feito pelo órgão responsável pelo planejamento e controle da produção (PCP). Ao programar a produção de máquinas e equipamentos, programação de materiais e programação da MOD (mão-de-obra diretamente envolvida na produção) para cumprir os programas de produção.

Nas empresas não industriais, o planejamento da chamada “mão-de-indireta” (pessoal de supervisão, do escritório, de vendas etc.) fica a critério dos diversos órgãos da organização como o Planejamento e Controle da Produção (PCP), ou é atribuído ao órgão de Organização e Métodos (O&M) principalmente quando se trata de pessoal de escritório. Todavia, no órgão de PCP ou O&M, o planejamento de pessoal é elaborado mediante critérios de racionalidade estritamente técnica e de abordagem quantitativa. O órgão de pessoal nem sempre participa de sua elaboração e recebe o seu resultado como pronto e acabado na forma de requisições de empregados.

Para alcançar todo o seu potencial de realizações a organização precisa ter as pessoas adequadas disponíveis para o trabalho a ser realizado. Em termos práticos significa que todos os gerentes devem estar seguros de que os cargos sob sua responsabilidade estão ocupados por pessoas capazes de desempenhá-los adequadamente. Isto requer um cuidadoso planejamento pessoal.  

  1.  O que levou a economia do Brasil para o buraco

É uma pesquisa de mercado de RH no sentido de segmentá-lo e diferenciá-lo para facilitar sua análise e consequente abordagem. Assim, dois aspectos importantes sobressaem da pesquisa externa: a segmentação do mercado de RH e a localização das fontes de recrutamento.

Por segmentação de mercado queremos nos referir à decomposição do mercado em diferentes segmentos ou em classes de candidatos com características definidas para analisá-lo e abordá-lo de maneira específica.

A segmentação é feita de acordo com os interesses específicos da organização.

Cada segmento de mercado tem características próprias, atende a diferentes apelos, tem diferentes expectativas e aspirações, utiliza diferentes meios de comunicação e, portanto, pode ser abordado de maneiras diferentes. Se a técnica de recrutamento a ser utilizada for anúncios de jornais, certamente o jornal escolhido para recrutar executivos será diferente do jornal escolhido para recrutar operários braçais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (181 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com