TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento empresarial

Por:   •  17/9/2015  •  Resenha  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  1.324 Visualizações

Página 1 de 3

Orçamento Empresarial

Segundo o texto o orçamento empresarial tem origem na administração publica. É um instrumento de gestão empresarial baseado em planejamento e controle que visa otimizar o rendimento dos recursos a disposição da empresa. As decisões importantes, quando embasadas no planejamento e nos controles financeiros, têm grande possibilidade de serem eficazes e de alcançarem êxito na empresa.

São características do orçamento:

Projeção para o futuro – é a transposição de situação atual projetada para o futuro, desta forma, a projeção para o futuro deverá especificar o quanto e quando as atividades deverão concretizar-se, considerando, em parte, o presente para projetar o futuro;

Flexibilidade na aplicação - a empresa devera ter dinamismo para se adaptar as flutuações que a economia apresenta.

Participação direta dos responsáveis - a técnica orçamental não é de competência exclusiva da cúpula diretiva e sim de todos os níveis da empresa.

São condições para implantar um sistema orçamentário:

Estrutura organizacional definida - a definição é realizada através de organograma especificando os níveis hierárquicos, interdependência dos órgãos subordinados, linhas de comunicação, delegação de autoridade e cobrança de responsabilidade.

Fixação dos objetivos da empresa - taxa de retorno sobre o investimento, participação no mercado global, maximização do lucro, atendimento a uma necessidade social.

Segundo o texto o orçamento pode ser do tipo operacional ou do tipo capital (estudo de viabilidade técnica, dimensionamento do programa de vendas e produção, e estudo de viabilidade financeira).

O Orçamento Operacional é que contém a maior parte das peças orçamentárias, pois engloba todos os orçamentos específicos que atingem a estrutura administrativa, a estrutura de produção e a estrutura de vendas da empresa.

São vantagens do orçamento: analise antecipada das políticas da empresa; definição de cada função dentro da empresa; interligação entre departamentos da empresa; quantificação dos planos; reorganização e sistematização contábil; planejamento econômico da utilização dos recursos que colaboram para minimizar custos e otimizar receitas; delegação de competência; auto analise da empresa; adequação a políticas externas.

São limitações e problemas do orçamento: obter conscientização da cúpula diretiva na introdução do orçamento; falta de flexibilidade na introdução do orçamento; desenvolvimento do orçamento de vendas.

Principais funções que estão relacionadas com o sistema orçamentário global:

Função de planejamento: estabelecem metas, métodos diretrizes e quais os recursos necessários para atingir os objetivos propostos em determinado período. O planejamento não é imutável ele poder ser alterado para atingir melhores resultados.

Função de controle: regula e restringe as atividades de acordo com a evolução dos planos. A sua finalidade é manter os resultados do que foi planejado e caso o objetivo não for alcançado uma ação corretiva deve ser aplicada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com