TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento familiar

Por:   •  16/4/2016  •  Resenha  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

Orçamento familiar

Bem como as organizações possuem seu patrimônio e procuram defendê-lo, as famílias devem ter a preocupação em proteger seus bens, fazendo planejamentos e controles de forma organizada. É muito importante que as famílias usem conceitos contábeis para que detenham o controle do patrimônio.

O orçamento familiar especifica receitas, gastos e possíveis aplicações de todos os membros da entidade e serve para o controle e apuração dos resultados. Para atingir seus objetivos financeiros, sociais, econômicos ou emocionais, as famílias devem estruturar-se.

Infelizmente o tema “orçamento familiar”, no Brasil, é pouco pesquisado no meio acadêmico, reforçando a ideia que a educação financeira em nosso país não é praticada. ( SOUZA e TORRALVO, 2011).

O orçamento familiar deve conter três componentes principais: receitas, despesas e investimentos.

As receitas são todos os recursos de dinheiro que entram no orçamento. Existem as regulares (salários, benefícios, etc.) e as eventuais (décimo terceiro, férias, etc.).

Feitas as projeções da receita, a família deve definir os valores da despesa (supermercado, moradia, vestuário, transporte, saúde, educação, lazer, despesas bancárias e outras).

Os investimentos são desembolsos presentes que visam uma utilização no futuro (aquisição de veículos, imóveis, etc..). Eis aí a importância do orçamento, pois o mesmo permite o controle para que as famílias gerenciem suas receitas, gastos e investimentos, e possam observar se o que foi planejado, realmente ocorreu.

Orçar não é uma tarefa fácil, requer comprometimento de todos os componentes da família.

Uma ferramenta bastante útil é o uso de uma planilha para facilitar a visualização dos componentes do orçamento e assim contribuir para o controle.

O orçamento familiar implica mudanças de comportamento, atitudes, a fim de que a família possua uma visão futura do patrimônio, com a possibilidade de repassar essa cultura às gerações futuras.

Fazer um orçamento familiar exige disciplina, habilidades e conhecimentos, proporcionando um resultado positivo na saúde financeira familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com