TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Autores Modernismo

Por:   •  2/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

JOÃO VITOR ZAGO

MARIA ALICE ROCHA

O Modernismo brasileiro começou com a Semana de Arte Moderna em 1922, porém as ideias já existiam no país antes disso. Ele pode ser dividido em três principais fases:

1ª fase - 1922

  1. Mário de Andrade, além de poeta, contista, cronista, romancista, musicólogo, historiador de arte, crítico e fotógrafo brasileiro, foi também um dos fundadores do modernismo no país. É autor das obras: "Macunaíma" (1928), obra que mescla elementos da cultura indígena, africana e europeia, e de "Pauliceia Desvairada" (1922), livro de poemas que retrata a cidade de São Paulo.

  1. Oswald de Andrade, foi um poeta, escritor, ensaísta e dramaturgo. Autor das obras: "Memórias Sentimentais de João Miramar" (1924), livro considerado um marco do modernismo por sua linguagem experimental e seu tom provocador, e de "Manifesto Antropófago" (1928), texto que propõe a incorporação da cultura popular brasileira e a "devoração" das influências estrangeiras

2ªfase - 1930

  1. Graciliano Ramos, foi um romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista brasileiro, é considerado um dos maiores autores modernista da literatura brasileira, conhecido principalmente pela sua obra "Vidas Secas" (1938), essa obra retrata a vida miserável de uma família de emigrantes nordestinos.

  1. Jorge Amado foi autor com grandes números de textos adaptados para o cinema, teatro e televisão, sua obra mais famosa é "Capitães da Areia" (1937), livro que conta a vida dos meninos de rua em Salvador, e de "Gabriela, Cravo e Canela" (1958), obra que mostra o cotidiano da cidade de Ilhéus na década de 1920.
  1. Rachel de Queiroz foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras em 1977, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões. Ela também foi uma tradutora, romancista, escritora, jornalista, cronista prolífica e dramaturga brasileira. Suas obras mais conhecidas são "O Quinze" (1930), obra que mostra a seca de 1915 no Nordeste brasileiro, e "As Três Marias" (1939), livro que traz temas como a família, a religião e a morte.
  1. Carlos Drummond de Andrade, autor de "A Rosa do Povo" (1945), livro de poemas que aborda temas como a vida urbana, a guerra e a morte, e de "Sentimento do Mundo" (1940), livro que retrata a angústia e o desencanto do homem moderno.

.

3ª fase - 1945

  1. Clarice Lispector é uma das principais representantes da literatura intimista brasileira, autora de "A Hora da Estrela" (1977), obra que retrata a história de uma imigrante nordestina em busca de uma vida melhor em São Paulo, e de "A Paixão Segundo G.H." (1964), livro que aborda temas como a identidade, a solidão e a existência.

  1. Guimarães Rosa, considera-se que ele reinventou a língua portuguesa construindo novos vocábulos que a libertam de sua função meramente utilitária, autor de "Grande Sertão: Veredas" (1956), obra que retrata a vida no sertão de Minas Gerais e que se destaca pela sua linguagem inovadora e experimental.
  1. João Cabral de Melo Neto, autor de "Morte e Vida Severina" (1955), poema que retrata a vida dura dos retirantes nordestinos, e de "O Cão Sem Plumas" (1950), poema que retrata a paisagem e o cotidiano do Rio Capibaribe em Pernambuco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com