TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Exercícios Economia Brasileira

Por:   •  28/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 2

  1. Aponte que produtos tiveram alguma importância econômica durante o período colonial. Madeiras, cana-de-açúcar, mineração de ouro e café
  2. Por que a cultura do café se revelou adequada ao Brasil, tendo sido, durante décadas, o carro-chefe da economia brasileira?  A cultura do café tornou-se adequada no Brasil, pois o produto adaptou-se perfeitamente em solo brasileiro e, com isso, ganhou grande espaço de plantação e, além disso, trazia lucros para os fazendeiros.
  3. Por que se pode afirmar que o comerciante de café desempenhava um papel fundamental na economia cafeeira? Porque a principal fonte de financiamento da produção de lavouras de café vinculava-se a comercialização do produto, e, com isso, os fazendeiros dependiam deles para obter lucro e recursos financeiros necessários.
  4. Como funcionava o sistema de financiamento da produção cafeeira? Quais eram suas limitações? Os fazendeiros recorriam aos comerciantes que pegavam empréstimos junto ao banco e repassavam aos fazendeiros sem juros adicionais, apenas cobravam uma taxa de venda do produto de 3%. Os fazendeiros não conseguiam empréstimos, pois não existia crédito agrícola no país e, com isso, tinham que recorrer aos comerciantes que conseguiam crédito pessoal nos empréstimos, pois tinham vinculo com os bancos. As limitações de financiamento começaram pelo aumento da demanda, as somas emprestadas cresceram e passaram a exigir garantias mais sólidas.
  5. Que fatores internos e externos estimularam o desenvolvimento da indústria brasileira? Primeiramente, contribuiu para isso, o surgimento da mão-de-obra assalariada originado pela imigração em massa, a abolição da escravatura e a intensificação da deterioração das estruturas pré-capitalistas. A crise no café e os investimentos estrangeiros ao Brasil também contribuíram para o desenvolvimento da indústria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com