TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Exercícios Revisão de Conteúdo

Por:   •  24/8/2020  •  Exam  •  2.595 Palavras (11 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 11

Exercícios Revisão de Conteúdo

Brendon Miorando e Guilherme Jair Mozzer

  1. Conceitue o que é gestão da produção? Qual a importância da gestão da produção no contexto empresarial?

R: Gestão da produção é uma área da empresa responsável por gerenciar os processos relacionados a produção das empresas e indústrias, de modo a melhorar a eficiência e as eficácia desses processos. Para um mundo tão competitivo como o mundo atual, é de suma importância o uso da gestão de produção para garantir uma boa competitividade das empresas.

  1. O que significa planejamento da produção? Cite 2 exemplos.

R: Planejamento da produção seria colocar no papel tudo relacionado com a produção: Materiais, tempo médio necessário, mão de obra necessária, entre outros. Dessa forma, as decisões da empresa seriam facilitadas e possivelmente já tomadas com esse planejamento.

       Exemplo 1: “Quando tempo levaria para eu entregar meu produto ao cliente?”

       Exemplo 2: “Quais partes da produção posso mudar para garantir uma produção mais sustentável?”

  1. Liste pessoas chaves na gestão da produção e principais contribuições que deram para a evolução da área de gerenciamento produtivo.

R: James Watt (Revolução industrial = Criação das primeiras noções de gerenciamento produtivo, como a padronização de produtos); Taylorismo (Globalização e divulgação do conceito de produtividade, e da procura na melhora da eficiência e eficácia da produção); Henry Ford (Primeiro a criar a produção de massa através da linha de montagem, que reduz o custo por ser altamente produzido e padronizado); Toyotismo e pós fordismo (Técnicas modernas de gestão de produção, como o Just in Time e as células de produção).

  1. Diferencie os conceitos de produção em massa e produção enxuta. Em quais circunstâncias se recomenda adotar cada um deles?

R: A produção em massa visa reduzir os custos ao padronizar os produtos e produzi-los em grande quantidade. A produção enxuta visa reduzir os custos através da redução dos desperdícios.

      Normalmente se recomenda a produção em massa para empresas que produzem uma grande quantidade de produtos padronizados, e que não têm um compromisso com a sustentabilidade (Em seu marketing)

      Já a produção enxuta é recomendada para todo tipo de empresa que produza pouco, ou que produza muito mas que tenha muitos produtos personalizados. Também é recomendado para empresas com uma política de sustentabilidade.

  1. Quais são os 7 desperdícios enfatizados pela produção enxuta? Porque é importante combater esses desperdícios?

R: Desperdícios de inventário; Movimentação; Transporte; Espera; Super processamento; Super produção e desperdícios de defeitos.

       Para evitar os desperdícios devem ser aplicadas as ferramentas e princípios da produção enxuta na produção da empresa. Também devem ser gasto recursos com pesquisas e planejamento para ter uma produção enxuta (Não é necessário se preocupar com esses gastos, pois empresas sustentáveis tendem a atrair muito mais clientes).

  1. Comente como fazer o sequenciamento e a programação da produção. Cite 2 exemplos.

R: PPCP é uma ferramenta de gestão tão importante que muitas vezes são criadas áreas só para ela nas empresas. Para realizar o sequenciamento e programação da produção é só fazer perguntas chaves para os processos: “Como vou produzir?” “Quem?” “Em quanto tempo e quando começa a produção?” “Quanto de recursos será necessário?” e “Onde será produzido e entregado?”

Exemplo 1:

50 Peças 1 > 1 hora e 30 minutos > Setor 1 > 30 minutos > Setor final (Junção das peças)

100 Peças 2 >1 hora >  Setor 2 > 1 hora > Setor final (Junção das peças)

“Precisa-se de 100 funcionários e 5 máquinas X para esse processo”

            Exemplo 2:

Destroços e restos de frango > Trituradora (10 minutos) > Colocação do resultado (“creme”) em formas  (20 minutos) > Tempero e corantes colocados em um grande caldeirão (20 minutos) > Exposição ao calor (2 horas) > Colocação em caixas prontas para venda (25 minutos) > Resultado final (Nuggets) > Caso hajam sobras e destroços, repita esse processo

“São necessários 50 funcionários e 20 máquinas para suprir todo esse processo”

  1. Explique as diferentes disposições de arranjos físicos e leiautes que as empresas podem adotar. Cite vantagens de cada uma das opções existentes.

R: Por processo: Áreas parecidas ficam pertos umas das outras, como em hospitais: Cirurgia, cardiologia, nutricionista, etc. Ótimo para empresas que poucos produtos padronizados, em que é possível atender várias demandas diferentes ao mesmo tempo.

Posicional: Os funcionários vão até o produto, não o produto que vem até eles. Esse tipo de processo é bom para produtos grandes, como navios ou prédios.

Por produto: A conhecida “linha de produção”. Ótimo para quem produz em massa.

Celular: Quando há muitos produtos personalizados, mas esses produtos devem passar por mais de uma área da empresa para serem concluídos. Esse modelo é excelente para empresas que produzem produtos personalizados mais complexos, como carros ou vans personalizadas.

  1. Disserte sobre projeto do produto e processo. Quais são as suas especificidades?

R: Projeto de produto e processo seria o planejamento e a criação de produtos e processos com determinadas características que estão em demanda pelos clientes. Por exemplo: Marketing do produto (Características implementadas para atrair clientes nas campanhas de marketing, como a sustentabilidade nos processos e a ausência de uso animal no produto e processo); Conforme a necessidade (Exemplo: Álcool gel com pelo menos 70%; Camisinhas sem látex; Produto sem lactose; Etc); Conforme a legislação (Como no caso da sustentabilidade ou da substituição de certos químicos) e por fim, conforme os desejos ou problemas de consumo (O que fazem as empresas alterarem o produto para uma melhor experiência. Por exemplo: Camisas 100% algodão; Chocolates com menos cacau e mais açúcar; Meias sem estampas ou etiquetas que deixem marcas ou coceiras; Entre outros).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com