TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fatores que influenciam a compra de sapatos

Por:   •  30/5/2015  •  Monografia  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS

FATORES QUE INFLUENCIAM A COMPRA DE SAPATOS PELO PÚBLICO FEMININO DA FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS.

GUARULHOS

2015

FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS

FATORES QUE INFLUENCIAM A COMPRA DE SAPATOS PELO PÚBLICO FEMININO DA FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS.

Trabalho de conclusão de curso apresentado à banca examinadora da Faculdade de Administração do Anhanguera Educacional como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Administração sob orientação do professor (a)

GUARULHOS

2015

Sumário

1 INTRODUÇÃO 4

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO 4

1.2 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA: 6

1.3 PROBLEMA DE PESQUISA 7

1.4 OBJETIVO DA PESQUISA 8

1.5 JUSTIFICATIVA DA PESQUISA 8

REFERÊNCIAS 10

1. Introdução

Esta pesquisa visa identificar sob a ótica feminina, qual o motivo que as levam a adquirirem sapatos. E quais os atributos importantes que as levam a decidir-se pela compra.

Palavras-chave - influências - motivação - consumo - compra - comportamento

consumidor

1.1 Contextualização

"Vemos um cenário atual bastante dinâmico e complexo". (Samara Beatriz e Morsch, 2005, p.9). O Brasil, tendo que se readaptar em diversas áreas, enfrentando uma crise hídrica assustadora em alguns estados, e tento que fazer ajustes fiscais em diversas áreas, ajuste esses que comprometem a educação a saúde, e com uma inflação que em 2006 era de 3,14% e que hoje esta alcançando um patamar de 8,17%, tem um cenário completamente diverso, o que há quase uma década não se via. O governo ligado a vários escândalos, e em paralelo a esses acontecimentos, as empresas seguem disputando a conquista e preferência de seus clientes.

De acordo com a pesquisa do Serasa Experian (2014),as mulheres lideram o consumo no Brasil.

O comportamento do consumidor que aqui daremos um tratamento específico é o consumo feminino, voltado em especial para as alunas da Faculdade Anhanguera de Guarulhos, já que atualmente as mulheres tem uma grande notoriedade na economia, e seu consumo passou a ter uma posição de destaque no mercado, e compreender as motivações,os motivos que ás levam ao de consumir e quais são os fatores que as influenciam a consumir determinado produto.

Entender o comportamento do consumidor, todavia, não é tarefa fácil. Pela complexidade que cerca o ser humano,esse estudo envolve diversas áreas do conhecimento,como psicologia,sociologia,antropologia,teologia e outros.Analisar e compreender os diversos fatores que influenciam as pessoas em sua decisão de compra,é uma atividade desafiadora.

“percebe-se, porém, que, formalmente ou não, a preocupação com o consumo, a constatação e o fato de existir em cada um de nós um consumidor, têm gerado polêmica com relação a como lidar com os seus comportamentos. Comportamentos estes que são acompanhados de vários fatores, muitas vezes determinantes para o consumo.” ( Karsaklian,2000.p.35)

Segundo Cobra (2012)

“A compreensão do comportamento humano, se faz principalmente através das análises de suas necessidades. Todo o processo de tomada de decisão se alinha na sensação das necessidades satisfeitas. Isto também e válido para a satisfação de compra. As necessidades são muitas vezes percebidas ou não pelas pessoas. Um exemplo simples que podemos citar é:” A compra de determinado produto ou marcas, são necessidades muitas vezes levadas a um nível emocional e não necessariamente a um nível racional."A sensação de compra está ligada a certas sensações de satisfação que o consumidor imagina estar levando a satisfação de necessidades.”(Cobra,2012,p.37).

Este trabalho objetiva a identificação do comportamento de determinadas mulheres no geral está endereçada as alunas da faculdade Anhanguera, assim como os fatores que o levam ao ato de escolher determinado produto. Entende-se como consumidor todo indivíduo que procura algum produto ou serviço para satisfazer suas necessidades pessoais, além de permitir entender o porquê do consumo. Para um melhor entendimento da definição de cliente/consumidor, as palavras esclarecedoras de Las Casas:

“Há certa confusão sobre o entendimento dos termos cliente e consumidor. Cliente é uma pessoa ou organização que tem o papel na consumação de uma transação com um vendedor ou uma entidade. Um cliente de uma empresa pode estar agindo como um comprador pessoal ou para sua empresa. Enquanto cliente é um termo utilizado para empresas, consumidor é o termo geralmente usado para compras particulares. No entanto, na pratica não há uma diferença entre os termos. Um consumidor pode entrar em uma loja e esta o considerar como cliente. Portanto, o termo cliente pode ser usado para os dois tipos de mercado”

(Alexandre Luzzi Las Casas,2010-1ªEd. Pg. 181)

De acordo com Kotler e Keller (2013) –

“O consumidor é influenciado por vários fatores que vão determinar seu poder de compra, como por exemplo; as classificações sociais a que cada um pertence.De grande importância também no ato de compra,estão as variáveis sociais,ou seja, os valores e estilos de vida de cada consumidor e os grupos que ele oferece influências,como família,amigos e parentes,e até grupos de relações formais e informais. Um fator de muita influência no consumo é o econômico e o cultural, pois depende muito a que classe econômica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com