TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores que Influenciam a Decisão de Compra e a Ascensão da Mulher no Mercado Consumidor

Por:   •  21/6/2017  •  Resenha  •  6.511 Palavras (27 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 27

UNIÃO DAS FACULDADES INTEGRADAS DE NEGÓCIOS - UNIFIN FACULDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Maurício da Silva Dias

Fatores que Influenciam a Decisão de Compra e a Ascensão da Mulher no Mercado Consumidor

Porto Alegre 2013


Maurício da Silva Dias

Fatores que Influenciam a Decisão de Compra e a Ascensão da Mulher no Mercado Consumidor

Artigo apresentado à Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Administração

Orientador: Profª Andréia Castiglia Fernandes

Porto Alegre 2013


RESUMO

Este trabalho tem como objetivo identificar os diferentes fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores e verificar de que forma as empresas se utilizam desses fatores na gestão estratégica de Marketing. Foi investigado de que forma e quais ferramentas as empresas utilizam para atingir o mercado consumidor levando em consideração a ascensão da mulher no cenário mercadológico. Através de uma pesquisa qualitativa, gerentes de diferentes áreas  de uma importante companhia varejista brasileira responderam uma única e abrangente pergunta. Nas respostas dos executivos foi verificado de que maneira uma empresa de varejo de moda/vestuário enxerga o mercado atual e atua para atender os desejos e necessidades da mulher moderna que povoa os pontos de venda e participa de cerca 80% de todas as decisões de compra nos mais variados segmentos.

Palavras-chave: Marketing. Mulher. Mercado. Cliente.

ABSTRACT

This study aims to identify the different factors that influence consumers buying decision and verify ways that companies use these factors in the strategic management of Marketing. Was investigated how it does and what tools companies use to reach the consumer market taking into account the rise of women in the market scenario. Through qualitative research managers from different areas of a major Brazilian retail company responded one single comprehensive question. The responses of executives show how a retail fashion/clothing realize the current market and acts to meet the desires and needs of the modern woman who inhabits the outlets and participates in about 80% of all purchasing decisions in various sectors.

Keywords: Marketing. Woman. Market. Customer.


  1. INTRODUÇÃO

O Marketing é das grandes áreas da administração aquela que procura prioritariamente entender e atender as necessidades dos clientes. Busca, através da pesquisa e estatísticas, conhecer o público-alvo de determinado produto, os locais onde deve ser comercializado, de que forma o produto deve ser apresentado ao consumidor, é a área que cria e agrega valor ao negócio.

Dentro da estratégia de Marketing, o estudo do comportamento do consumidor é de grande importância e complexidade e é utilizado de forma estratégica pelas empresas que pretendem permanecer no mercado.

O entendimento de como é desenvolvido o comportamento de compra do consumidor levando em consideração a identificação dos aspectos mais importantes eleitos por ele ou que agregam mais valor ao produto ou serviço a ser adquirido, são fatores considerados extremamente relevantes em função da estreita relação existente entre a satisfação do desejo do cliente, qualidade do serviço ou produto e  a rentabilidade da organização.

Empresas de qualquer segmento precisam priorizar e direcionar suas ações estratégicas para tratar de satisfazer os consumidores dos seus serviços ou  produtos de maneira lucrativa. Desta forma, podemos dizer que a compreensão dos consumidores e de seus hábitos, principalmente os de consumo, traz benefícios às empresas como apoio à tomada de decisões importantes, como definição de preço, praça e produto.

O mercado altamente competitivo exige que os players detenham exato conhecimento do seu nicho e do seu público-alvo. Por isso, as estratégias de marketing têm desdobramentos cada vez mais profundos no que diz respeito a entender a necessidade do consumidor. Fatores sociais, culturais e psicológicos influenciam na decisão de compra do cliente e, nesse sentido, as organizações direcionam grande parte dos seus esforços no intuito de atender de forma satisfatória as demandas desses clientes.

Utilizando conceitos e a função do Marketing no mercado, o trabalho que será desenvolvido tem como objetivo principal realizar um estudo para identificar quem é o público alvo e os mais importantes fatores que influenciam na decisão de compra do consumidor no segmento de varejo moda/vestuário no Brasil.


No nosso país, existem quatro grandes concorrentes com participação relevante de market share nesse segmento. Uma dessas empresas será pesquisada com intuito de investigar quais são os fatores mais relevantes e de que maneira os fatores que influenciam na decisão de compra são utilizados como recurso para  atrair os clientes e atender suas necessidades e desejos.


  1. CONCEITOS IMPORTANTES

Kotler e Armstrong (2003, p. 3) definem Marketing como: “Um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio de criação, oferta e troca de produtos e valor com os outros.”

Cardia (2004) define marketing como a capacidade de o mercado suprir a demanda por produtos e serviços que as pessoas desejam e necessitam. Podemos dizer que a principal ferramenta do marketing são os 4 P’s, que devem sempre ser levados em conta: Product, Place, Price e Promotion. Entendemos como divulgar o produto para seu determinado público-alvo de acordo com o poder aquisitivo dos mesmos e no local em que tenha frequência. Nunca esquecendo que deve ser levado em conta que esses mesmos conceitos sofrem constantes mudanças. O marketing de ontem não é o mesmo de hoje, que é diferente do de amanhã. O marketing altera conforme a sociedade se transforma. Assim como as necessidades e desejos das pessoas se alteram, da mesma forma deve mudar o marketing para estar sempre apto a suprir essas carências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com