TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Jogos de empresas ou jogos de treinamento suas peculiaridades e suas vantagens

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.311 Palavras (18 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO................................................................................................0

2 Treinamento, desenvolvimento e planejamento...........................................................0

2.1 Tipos de treinamento.................................................................................. ..............04

2.2 Jogos de empresas ou jogos de treinamento suas peculiaridades e suas vantagens..04

2.3 Dinâmicas de grupo, suas peculiaridades e suas vantagens......................................06

2.4 Avaliações dos resultados de um treinamento..........................................................07

3 Programa de saúde e segurança no trabalho e sua estruturação e as responsabilidades atribuídas à empresa em caso de acidente.......................................................................07

3.1Lideranças (autoridade formal, autocrática, democrática, liderança carismática liderança transacional).....................................................................................................09

3.2 Articulação das áreas de treinamento e desenvolvimento, saúde e segurança no trabalho e visão abrangente sobre a gestão de pessoas.............................................................................................................................11

4          CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................13

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS......................................................................14


1 INTRODUÇÃO

Diante das evoluções industriais, tecnológicas e da globalização o mundo organizacional esta em continua transformação. Com o crescimento dos negócios frente ao modelo de desenvolvimento capitalista ocorreu a necessidade de se implementar medidas, que prepare tanto as empresas como o seu capital humano para a competitividade do mundo moderno.

Com a implantação de sistemas de gestão específicos (qualidade, meio ambiente, segurança e saúde do trabalho, responsabilidade social, etc.), as organizações objetivam a superioridade da qualidade de produtos e serviços, o desenvolvimento sustentável, melhor relacionamento com a sociedade e, o aumento da lucratividade, podendo, assim, transformar as pressões de mercado em vantagens competitivas.

Sendo assim, o presente trabalho pretende apresentar de forma sucinta a relevância de um bom treinamento e desenvolvimento dentro das organizações, abrangendo as peculiaridades dos tipos de treinamentos com seus objetivos e especificidades.

Neste contexto, o bom desempenho em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) é de extrema importância para as empresas, uma vez que este sistema reduz os riscos de acidentes, auxilia na saúde e na satisfação dos trabalhadores, promove bons resultados operacionais e a imagem da organização, inovando as oportunidades de crescimento.

Desta forma o presente trabalho também abordará como é feito o planejamento e a avaliação de um programa de saúde e segurança no trabalho, dentre outras temáticas afins. Dando enfoque aos tipos de lideranças julgadas pertinentes nesta pesquisa.

2 TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO

Treinamento representa as atividades que a empresa realiza com o objetivo de ensinar o funcionário no desempenho de suas atividades. O Desenvolvimento é utilizado para ampliar as habilidades dos funcionários e está relacionado com o crescimento individual sem uma relação especifica com o trabalho desempenhado.

A área de treinamento e desenvolvimento atua com diversas competências (como por exemplo, o treinamento básico ao novo colaborador em sua entrada na empresa), desenvolve aspectos novos em seus empregados, faz a transmissão de informações do nível estratégico ao operacional, atua com pesquisas de clima e demais métodos relativos à área.  Maximiano (2014, p.1).

O Planejamento do treinamento consiste em quantificar, escolher quando e como suprir as necessidades já definidas e quais recursos humanos, materiais e financeiros serão necessários mobilizar.

As empresas podem utilizar os treinamentos ON THE JOB e OUT THE JOB. Os treinamentos on the job, ou dentro do ambiente de trabalho, são realizados no próprio serviço, com conteúdos profissionalizantes. Já os treinamentos out the job, ou fora do ambiente de trabalho, são mais formais e realizados em sala de aula, laboratório ou locais alugados para a sua realização. Outra modalidade de treinamento que tem sido muito discutida e utilizada é o treinamento a distancia, com os avanços ocorridos na área de tecnologia e comunicação.

2.1 TIPOS DE TREINAMENTO

Para Santos (2014, p.2) há inúmeros treinamentos que podem ser aplicados dentro de uma empresa, sua listagem apresenta uma grande gama diferenciada dos mesmos:

Treinamento Presencial: Trata-se do treinamento realizado com a presença física do instrutor e do treinando, cujo objetivo é qualificar, reciclar, atualizar e/ou aperfeiçoar o desempenho dos treinandos. Pode ocorrer em salas de aula de centros de treinamento, em escolas de formação profissional, em instalações adaptadas nos locais de trabalho, reunindo funcionários de vários órgãos. As vantagens do Treinamento Presencial são:
 Proximidade do instrutor e do treinando, favorecendo troca permanente de informações e feedback.  Possibilidade de aprofundamento do assunto pela prática da discussão. Maior interação, decorrente das trocas sociais entre “instrutor / treinando”. Possibilidade de criação de redes de relacionamento decorrentes da interação, as quais poderão posteriormente dar sustentação ao treinamento.
           Treinamento à Distância: É o tipo de treinamento que se caracteriza pela separação física entre o instrutor e o treinando, utilizando meios de comunicação para promover a interação entre ambos e transmitir os conteúdos educativos. As vantagens desse tipo de treinamento são: Remoção das barreiras tempo / espaço / idade, pela possibilidade de envolver grande número de pessoas separadas geograficamente. Possibilidade de que o próprio treinando controle o início, a manutenção e o ritmo da sua aprendizagem. Menores custos de treinamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (256.8 Kb)   docx (773.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com