TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS EMPRESAS

Ensaios: JOGOS EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 2

A educação formal ou informal, de alguma forma, sempre foi objeto de preocupação da sociedade e de seus dirigentes, notadamente nos seus aspectos formais, no seu conteúdo e na sua utilidade enquanto instrumento de socialização.

Como bem observa MIZUKAMI (1986, p.1), para entendermos o fenômeno educativo, faz-se necessário refletir sobre os seus diferentes aspectos: "É um fenômeno humano, histórico e multidimensional. Nele estão presentes tanto a dimensão humana, quanto a técnica, a cognitiva, a emocional, a sóciopolítica e cultural". Conseqüentemente, entendemos o fenômeno educativo como um objeto em permanente construção e com diferentes causas e efeitos de acordo com a dimensão focalizada.

Estes aspectos são comparados a seguir segundo as diferentes opções pedagógicas, que, para MIZUKAMI (1986, p.2-4), "poderiam estar fornecendo as diretrizes à ação docente, mesmo considerando-se que a elaboração que cada professor faz delas é individual e intransferível". Estas abordagens do processo de ensino e aprendizagem, objeto de análise, são:

• Abordagem Tradicional

• Abordagem Comportamentalista

• Abordagem Humanista

• Abordagem Cognitivista

• Abordagem Sócio-Cultural

Considerando-se a complexidade do tema e a necessidade de maiores investigações empíricas e teóricas, elaborou-se um quadro comparativo, exposto no quadro 3, que, através de seus aspectos comuns, procura identificar cada classificação de cada autor pesquisado, segundo as abordagens detalhadas por MIZUKAMI (1986).

Como podemos observar pela análise comparativa dos trabalhos de BORDENAVE (1984), LIBÂNEO (1982), SAVIANI (1983) e MIZUKAMI (1986), as diversas abordagens teóricas que procuram explicar o processo de ensino e aprendizagem podem ser agrupadas e sistematizadas de diferentes formas, dependendo do enfoque do autor.

Deve ficar claro, também , que as diferentes classificações não têm limites totalmente delimitados e que as abordagens teóricas não se constituem em referenciais totalmente puros e fechados, sem pontos de interligação. Vale relembrar que os referidos trabalhos têm objetivos diferentes e, conseqü

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com