TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Modelos Curriculares

Por:   •  22/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.576 Palavras (15 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 15

 0.0.Introdução        

Este projecto versa sobre a análise de estratégias do ensino nas turmas numerosas na Escola primária do 1 o e 2o graus de Manzir no período de 2017 – 2019.

O professor deve buscar estratégias para transformar a relação ensino – aprendizagem. Nesse sentido, a proposta deste estudo está pautada na investigação de quais estratégias poderiam despertar o interesse dos alunos para os conteúdos proporcionando um melhor desempenho no processo de gestão escolar.

O uso das estratégias ou métodos desperta curiosidade e atenção da maioria dos alunos, até mesmo aqueles mais desinteressados que em perturbar a sala. Quando o aluno entende o que está lhe sendo ministrado, tem maior interesse e motivação para se concentrar.

É importante utilizar estratégias de ensino que consigam inserir os alunos no seu contexto social, através de diálogos abertos, irá tornar o ensino mais algo produtivo e ligados com os pensamentos e inovações do mundo moderno, o qual os educandos estão inseridos.

A pesquisa vai recorrer a observação dos factos tal como ocorrem. Não permite isolar e controlar as variáveis, mas perceber e estudar as relações estabelecidas. Este procedimento, consiste no deslocamento ao campo de estudo. Onde irá usar a técnica de entrevista para os professores que leccionam 6a e 7a classes e uma parte dos alunos, a pesquisa a pesquisa bibliográfica que recupera o conhecimento cientifico acumulado sobre um problema, através da revisão da literatura de obras que versam sobre o tema e consulta a internet.

0.1.Delimitação do tema

O presente projecto tem como tema: Estratégias do ensino nas turmas numerosas onde terá o campo de estudo na Escola primária do 1 o e 2o graus de Manzir no período de 2017 – 2019, no bairro 1 de Manzir do distrito de Bilene na província de Gaza.

0.2.Objectivo geral

  • Analisar os métodos de ensino nas turmas numerosas na Escola primária do 1 o e 2o graus de Manzir no período de 2017 – 2019

0.2.1.Objectivos específicos

  • Identificar métodos de ensino nas turmas numerosas na escola primária do 1o e 2ograus de Manzir
  • Classificar os métodos de ensino nas turmas numerosas na escola primária do 1o e 2o graus de Manzir;
  • Propôr os métodos de ensino na escola primária do 1o e 2o graus de Manzir.

0.3.Problematização

As escolas moçambicanas enfrentam problemas de superlotação das turmas devido ao não acompanhamento do crescente número dos alunos pelas infra – estruturas escolares. As da província de Gaza e as do distrito do Bilene em particular, não fogem a regra. As infra – estruturas escolares nacionais não estão a acompanhar o crescente número de alunos que todos os anos entram para o ensino Secundário Geral e tem como consequência a superlotação das salas. Nestas condições, os professores trabalham com dificuldades o que resulta em não acompanhamento individualizado aos alunos e faz com que não haja, assim, o ensino centrado no aluno.

Verifica – se que nas carteiras duplas, sentam três alunos e ocupam os corredores da sala de aula dificultando a circulação do professor para o devido acompanhamento dos alunos.

A relação entre os alunos e o professor deve ser o mais natural possível, estabelecendo – se diálogos, onde a aproximação de seus problemas é que irá deixar nele a vontade de aprender e compartilhar com os demais as suas experiências, o que não acontece nestas turmas devido às dificuldades que o professor tem e da pressão que o mesmo sofre com o cumprimento dos programas de ensino.

Perante este cenário, coloca - se a seguinte questão:

  • Até que ponto as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos professores na escola primária do 1o e 2o graus  de Manzir, nas turmas numerosas, contribuem para uma melhor aprendizagem?

0.4.Hipóteses        

Segundo RODRIGUES(2007:22) uma resposta antecipada do pesquisador, que a deduziu da revisão bibliográfica. É enunciada sob forma de uma afirmação, ainda provisória, que o autor do trabalho está enunciando.

 Na tentativa de responder ao problema acima descrito formulamos as seguintes hipóteses:

  • Provavelmente o fraco uso das estratégias nas turmas numerosas resulte da superlotação das mesmas;
  • O uso das estratégias nas turmas numerosas na escola primária do 1o e 2o grau de Manzir, pode contribuir para o sucesso de ensino e aprendizagem na 6 a e 7 a classes.

0.5.Justificativa

O problema da superlotação das turmas é notório nas escolas do distrito do Bilene e do país em geral e presume – se que é um dos responsáveis pelo fracasso da qualidade do ensino e aprendizagem manchando assim a imagem do professor na sociedade.

Para NERICE: 1983 é difícil trabalhar nestas condições ou quase impossível, um professor dedicar – se convenientemente, a todos os alunos em um som tempo. O ideal seria classes de 30 a 35 alunos.

 Em turmas numerosas, muita das vezes os professores têm menos tempo, a dedicar – se na avaliação o que por consequente, observa se uma diminuição da quantidade de avaliações ou há tendência de se escolher uma avaliação de escolha múltipla, o que atenua a pressão do professor e tem um efeito positivo para os alunos.

A importância e a complexidade do uso das estratégias do ensino em turmas numerosas fazem deste, um tema pertinente e perfeitamente actual em qualquer debate do fórum educativo.

0.6.Metodologia

Dada a relevância do tema, para alcançar os objectivos acima traçados, a pesquisa recorrer – se –á nos seguintes métodos :

Tipo ou natureza da pesquisa

Para a produção da pesquisa iremos recorrer à pesquisa quantitativa, que consistirá na previsão da mensuração de variáveis pré estarrecidas, procurando verificar e explicar sua influência sobre outras variáveis, mediante análise de frequência e incidência, e de Co – relações estatísticas representando se graficamente. Por ser coerente com os objectivos da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (192.7 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com