TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO – ESTÁGIO OBRIGATÓRIO – DO ALUNO EMPREGADO / EMPRESÁRIO

Por:   •  2/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 6

MODELO DO RELATÓRIO DO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

 – ESTÁGIO OBRIGATÓRIO –

DO ALUNO EMPREGADO / EMPRESÁRIO

CAPÍTULO I – IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

Nome: Raphael Freitas        

Matrícula:

Carga horária estabelecida no currículo do aluno:

Curso: Engenharia Eletrica        

Período: 9º

CAPÍTULO II – IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

Nome da Empresa: Conbras Serviços de suporte ltda.

CAPÍTULO III – RESPONSÁVEL PELO ALUNO

Nome do responsável pelo aluno empregado/empresário: Aderson Freitas

Cargo do responsável: Supervisor de manutenção.

CAPÍTULO IV – DESCRIÇÃO DETALHADA DAS ATIVIDADES DIÁRIAS DO ALUNO EMPREGADO/EMPRESÁRIO

Descrever detalhadamente as atividades diárias desenvolvidas pelo aluno:

Manutenção, Montagens e instalações de equipamentos de refrigeração do tipo Split, self contained condensação ar e água, Chiller bombas e torres de resfriamento. Execução de testes e ajustes de funcionamento elétrico e mecânico, inspeção de ventiladores, alinhamento de bombas.

Montagens, manutenção, intervenção e melhorias em painéis elétricos de força e comando, dimensionamento de circuitos elétricos, ajustes de proteções, testes de isolamento de motores e compressores, testes e ajustes de instrumentos de proteção, controladores de temperatura, pressostatos, fluxometros.

CAPÍTULO V – DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA

O aluno deve fazer uma pesquisa na organização, observando problemas existentes ligados à sua área de formação e em seguida responder o questionário abaixo:

  1. Apresente de forma detalhada o problema ou as situações problemas observadas na organização: (utilizar no mínimo 10 linhas)

Equipamentos antigos com sistemas elétricos ultrapassados exigindo minuciosas manutenções, consumindo HH em excesso com manutenções corretivas, e gerando paradas por falha.

Para manter a linha de produção de uma indústria ativa se faz necessário o tratamento do ar ambiente do interior das salas elétricas as quais estão localizadas todo sistema elétrico de força e controle da planta, tarefa esta realizada por equipamentos que em muitos casos estão fora de linha de mercado com décadas de funcionamento, e durante sua vida útil, pouco foi feito para garantir sua eficiência em operação.

Substituições equivocadas de peças e componentes feitas anteriormente causaram sobrecarga em motores e em seus circuitos de acionamento, que por consequência acarretou em carbonização de condutores e falhas em componentes destinados às proteções.

Os painéis elétricos vêm de fábrica instalado no interior dos equipamentos, e essa condição compromete a manutenção, dificultando a limpeza dos trocadores de calor, bem como a manutenção do próprio painel no monitoramento das variáveis elétricas e possíveis diagnósticos de falha e ainda fornece riscos de choque elétrico ao contato acidental com componentes e barramentos sem proteção, risco este contribuído pelo fator ergonômico, no qual o painel se encontra sem distancia suficiente do piso para proporcionar uma atividade confortável e segura.

  1. Quais são as perdas da empresa e as consequências negativas resultantes deste problema?

Perda por multa contratual, caso durante o período de um mês os números de manutenções corretivas forem maiores que três.

Perda por acidente de trabalho devido às condições de riscos que os funcionários são submetidos ao realizarem as manutenções.

Pouca eficiência nos planos de manutenções causada pelo grande tempo utilizado para se fazer as intervenções nestes equipamentos.

Perda de credibilidade no meio operacional por conseqüência das perdas à cima.

  1. Quais são os setores envolvidos e prejudicados por este problema?

Operacional, os principais prejudicados são os técnicos que são submetidos ao risco diário em suas atividades.

Setor de manutenção dos sistemas que mantém o funcionamento da planta, em que a vida útil e a  eficiência dos equipamentos são comprometidos devido as variações de temperaturas causadas por falhas nos equipamentos de refrigeração.

O gerenciamento de manutenção fica comprometido quando há desvios na programação para atender equipamentos com falhas recorrentes nas situações relatadas.

CAPÍTULO VI – DESCRIÇÃO DA SOLUÇÃO

O aluno deve apresentar sua contribuição técnica a fim de resolver os problemas detectados e as soluções apresentadas devem ser embasadas em conhecimentos teóricos adquiridos.

  1. Apresentar as propostas de soluções, a fim de resolver os problemas detectados: (utilizar no mínimo 10 linhas)

O problema de sobrecarga em motores será resolvido fazendo o redimensionamento das polias motoras e movidas. Com a rotação do motor e a vazão nominal do equipamento é possível relacionar a relação das polias com a vazão nominal do conjunto ventilador centrífugo, promovendo o funcionamento adequado e consequentemente melhor rendimento ao equipamento.

Realização de um estudo para melhoria na instalação elétrica dos equipamentos, incluindo a relocação do painel elétrico com base na norma NR 17, que estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar maior desempenho e segurança nas atividades de manutenção elétrica em painéis.

Melhorias nos diagramas elétricos dos fabricantes, afim de adaptar o funcionamento do equipamento às reais condições a que ele é submetido diariamente, assim como redimensionamento de condutores, componentes de acionamentos e proteções.

O estudo de melhoria foi implantado em alguns equipamentos, e de imediato se obteve o resultado esperado, as manutenções mais invasivas que necessitavam da parada do equipamento por uma longa parte do dia  tiveram suas periodicidades aumentadas. As manutenções e inspeções rotineiras se tornaram mais seguras com os novos painéis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (46.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com