TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Estágio Curricular (Licenciatura)

Por:   •  14/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.842 Palavras (12 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTES BELOS

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

GUILHERMY BARROS DA SILVA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

SÃO LUÍS DE MONTES BELOS

2019

GUILHERMY BARROS DA SILVA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de Estágio, apresentada ao Curso de Licenciatura em Educação Física, do Centro Universitário Montes Belos, solicitado pelo professor Esp. Willian Eduardo, como requisito obrigatório.

SÃO LUÍS DE MONTES BELOS

2019

SUMÁRIO

CARTA DE APRESENTAÇÃO ....................................................................................4

TERMO DE COMPROMISSO .....................................................................................5

DECLARAÇÃO DE HORAS ........................................................................................6

FICHA DE REGISTRO ................................................................................................7

INTRODUÇÃO ............................................................................................................8

RELATÓRIO FINAL .....................................................................................................8

SEMI REGÊNCIA ........................................................................................................9

REGÊNCIA ................................................................................................................10

CONCLUSÃO ............................................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................11

ANEXO.......................................................................................................................11

INTRODUÇÃO

Este trabalho trata-se de um relato de experiências na disciplina Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação Física da UniMB. Objetiva descrever todas as atividades elaboradas e desenvolvidas no âmbito escolar e uma reflexão sobre esse importante momento na formação do estudante por intermédio da legislação que rege o estágio nos cursos de licenciatura e discussões sobre os processos de observação, coparticipação e docência supervisionada, que atualmente compõem o estágio em questão.

O estágio foi realizado na escola Gente Miúda “Centro Educacional Municipal Gente Miúda” em Cachoeira de Goiás - GO, entre os dias 12 de setembro a 10 de novembro de 2019, com carga horária total de 50 horas escolares de 25 horas de planejamento. O local do estágio apresenta uma estrutura precária com pouco espaço escolar então se utiliza o Ginásio de Esportes para as aulas de Educação Física. Os recursos para o Ensino Fundamental I são limitados, pois nesta fase se da iniciação utilizando os conteúdos estruturantes da Educação Física.

RELATÓRIO FINAL

O Estágio Supervisionado é obrigatório para se ter a conclusão do Curso de Licenciatura em Educação Física, e por meio disto ao observar de dentro da escola venha a ter muitas diferenças do que se é aprendido, e muitas das vezes não tem nem mesmo um professor de Educação Física formado. (EFDeportes.com, 2013).

O Centro Educacional Municipal Gente Miúda da cidade de Cachoeira de Goiás ao qual estagiei tem o privilegio de ter uma professora formada na área, e então estive acompanhando-a em suas aulas no Ensino Fundamental I.

A professora de Educação Física não se embase em conteúdo cientifico, ela se demonstrou “criar o próprio método”. Ela não utiliza os conteúdos estruturantes por completo, o tempo que tive lá ela só aplicou esportes (atletismo, handebol e futebol).

Darido (2003), a educação física trata-se de trazer um rico patrimônio cultural que se liga aos jogos, esportes, danças, lutas e ginasticas, sendo estes considerados conteúdos estruturantes da Educação Física Escolar.

Não há uma obrigatoriedade de se utilizar os conteúdos estruturantes na escola, porem ao deixar de se utiliza-la culturas como lutas, jogos e brincadeiras, danças e ginasticas ficam para trás, atrapalhando o que Darido (2003) pregou em sua fala ao dizer que estes trazem um “rico patrimônio cultural”, pois trabalhando só esportes acaba entrando naquela visão de esportivização escolar.

SEMI REGÊNCIA

O primeiro dia estive na escola para a entrega da Carta de Apresentação, onde a Secretaria da Educação Graucimar Lopes ficou muito feliz de receber mais uma vez e me orientou sobre os dias das aulas da Educação Física do Ensino Fundamental I.

Aproveitei a professora formada em Licenciatura em Educação Física e observei muita de suas aulas, além de troca de conhecimentos e perguntas direcionadas.

Suas aulas eram de segunda a quinta, cada dia em uma sala (2º,3º,4º,5º e 1º) e todos tivemos que deslocar-se ao ginásio de esportes municipal pois não há quadra ou espaço escolar especifico paras aulas de Educação Física. É uma distância considerável até a chegada, mas não há riscos, pois, a professora sempre está acompanhada com uma monitora ou estagiário e os alunos respeitam a professora.

A professora de Educação Física me retratou como são feitas suas aulas, segundo ela, cada semana é um tema diferente, quando estive observando a primeira semana foi Atletismo para todas as salas, na segunda foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com