TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Métodos e Processos Administrativos

Por:   •  19/12/2018  •  Resenha  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade

Faculdade CNEC Unaí

Administração

Disciplina:

Métodos e Processos Administrativos  

Data: Dezembro/2018

Professor:

Rosimeire Fernandes Cruz Pereira

Nota:

Aluno

WESLLÊY VIEIRA BATISTA

RESENHA

Burocratização, desburocratização e equilíbrio entre elas: uma interpretação sobre as reformas da administração pública no Ocidente* Zhu Qianwei**

A Burocracia é um tema da gestão pública que não deve deixar de se abordar. Com a entrada na época industrial, em virtude das vantagens reveladas por Max Webber, tais como, a divisão do trabalho, a precisão, a eficiência e a gestão vertical, ela passou a ser a melhor modalidade organizativa para alcançar os alvos socioeconômicos e a ser predominante, em face das outras modalidades organizativas, ou seja, a burocracia é uma forma de organização que está relacionado na adequação de meios para alcançar e garantir máxima eficiência no alcance de objetivos.  

A burocracia constituiu, durante muito tempo, a base da organização da administração pública tradicional, geralmente conhecida. Max Weber foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia foi quem formalizou a Burocracia, na análise do exercício do poder da sociedade, no intuito de formular leis do comportamento social. É importante reconhecer que os modelos de Burocracia criados por Weber geraram um termo chamado “burocratização”, que foi uma forma negativa da burocracia, significando emperramento, demora nas decisões, excesso de papéis, ineficácia, é a ênfase somente na forma e nas regras que entra em conflito com os objetivos e dos resultados eficazes. Em conseqüência disso tudo, os estudiosos de organizações passaram a procurar uma forma que pudesse minimizar os problemas da burocratização. Surgindo a Desburocratização não se referia somente aos meios indicados para a correção e efetividade do sistema organizacional, mas também a internalizarão de novos processos, afim de, melhorar as exigências de uma sociedade em constante mudança. Surgindo assim fragmentos da Nova Gestão Publica o Novo serviço Publica - Desburocratização/ o oposto da Burocracia – Administração Tradicional.  Assim, o novo modelo de organização criou uma série de benefícios, por desenvolver e considerar um modelo de transição entre a organização burocrática do passado e a organização do futuro, criando e desenvolvendo técnicas de desenvolvimento organizacional e gerencial, adoção de estruturas temporárias, enriquecimento de cargos, a famosa descentralização de produtos e sistemas de motivação para o homem, entre outras coisas. Esse conceito de Desburocratização surgiu após o período pós-indústria período de grandes transformações socioculturais, se refere ao mundo de hoje o mundo contemporâneo, esse termo desburocratização serve de ponto de equilíbrio para burocratização, pois a Burocracia é um processo eficiente, porém demanda mais pessoas, métodos, e é um processo mais lento, enquanto que a desburocratização é eficiente, demanda menos pessoas, métodos, sendo um processo mais rápido. O ruim da desburocratização é que pode tornar algumas funções obsoletas ou ociosas e eliminar processos que garanta a eficiência de resultados. Exemplo de desburocratização: reconhecimento tardio de Paternidade, antes era preciso assinar o Ministério Público e Advogado para fazer o reconhecimento, demandava tempo; hoje esse processo atualmente é mais fácil e pode ser feita em qualquer Cartório no Brasil e fazer a solicitação de Reconhecimento de Paternidade, o resultado sai em poucos dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com