TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Pioneiros e Empreendedores

Por:   •  8/9/2015  •  Bibliografia  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 5

Um empreendedor é um indivíduo que não espera as coisas acontecerem, mas é uma pessoa proativa, ou seja, faz as coisas acontecerem. Um empreendedor está altamente motivado, tem boas ideias e sabe como implementá-las de forma a alcançar os seus objetivos. Um empreendedor é alguém que não tem medo de iniciar projetos de uma forma arrojada. Por esse motivo, é bastante comum um empreendedor assumir a direção de uma empresa.

Este trabalho tem como objetivo, mostrar perfil e trajetória dos principais pioneiros e empreendedores que marcaram grande presença no universo do trabalho.

Veremos que os empreendedores ultrapassam a ideia de patrão, não é somente este o papel que cada um deles representa dentro de suas organizações. Com ideias inovadoras, fundaram empresas, que além de benefícios a população, gerou novos empregos.

Depois de diversas atividades de sucesso — e alguns problemas — no mundo dos negócios, realizou uma importante experiência empresarial que lhe exigiu muita coragem e capacidade, pois contava com a desconfiança geral: criou, em pleno sertão alagoano, uma fábrica de linhas, a Linhas Estrela.

Para isso, modificou o curso de rios, construiu açudes e hidrelétrica. Importou maquinário, fez estradas e trabalhou com a mão de obra da região — as mãos grossas dos sertanejos se mostraram competentes no manejo da produção fabril.

Em 1898, é obtida a permissão para a construção do empreendimento imobiliário do Derby, com isenção de impostos e uma concessão de 25 anos. Ao final do período, as instalações seriam entregues ao município. Tão logo se alteram os nomes da política local, começam os desentendimentos em torno da construção do Derby.

Em 1899, em sociedade com José Maria Carneiro da Cunha, compra a refinaria e destilaria Beltrão.

Constrói uma pequena hidrelétrica para alimentar uma fábrica de linhas de costura e a iluminação de Pedra, Alagoas, em 1910, que nessa época já se transformara numa cidadezinha.

Em Pedra, manda barrar riachos para a construção de açudes. Surgem, então, os açudes do Desvio e da Pedra Velha, trazendo melhorias para a região. Constrói a vila operária de Pedra. Sua autoridade era absoluta dentro da fábrica e na vila operária.

Investe na construção de 520 quilômetros de estradas: 24 km para Paulo Afonso, 20 km para Água Branca, 25 km até Mata Grande, 300 km até Quebrângulo (passando por Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios) e 151 km até Garanhuns (passando por Bom Conselho).

Inaugura, em Pedra, no dia 1º de julho de 1914 a Fábrica de Linhas Estrela, produtora de linhas para costura, bordado, crochê e malharia.

Delmiro faleceu, aos 54 anos, em 1917, vitima de um assassinato.

Roberto Marinho

Nasceu no dia 3 de dezembro de 1904, no Rio de Janeiro.

Fez seus estudos primários em escolas públicas, depois estudou na Escola Profissional Sousa Aguiar e nos Colégios Anglo-Brasileiro, Paula Freitas e Aldridge, onde concluiu o ensino secundário em 1922.

Em 1925 abandonou os estudos para seguir os passos do pai jornalista e trabalhar com ele no jornal "O Globo", fundado em 29 de julho daquele ano, onde começou como repórter e secretário particular de Irineu. Em menos de um mês após o lançamento do jornal, contudo, Irineu faleceu vítima de um ataque cardíaco, e Roberto Marinho tornou-se o principal herdeiro do jornal. No entanto, recusou-se a assumir a direção do diário carioca e o deixou sob responsabilidade de Euclydes de Matos, amigo de seu pai, enquanto continuava seu aprendizado nas funções de repórter, copidesque e redator-chefe, adquirindo completo domínio sobre o fazer jornalístico. Com a morte de Eurycles de Mattos.

Em 5 de maio de 1931, Roberto Marinho assumiu a direção de "O Globo", aos 26 anos de idade, colocando em prática um estilo empresarial ousado, que resultou na construção de um império de comunicação que cresceu ininterruptamente.

Em 1937, com a instalação do Estado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (127.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com