TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influencia dos pioneiros e empreendedores

Por:   •  26/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.168 Palavras (17 Páginas)  •  2.393 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR

CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

DENIS OLIVEIRA

KASSIA LIMA

LUCIANA ALVES

MAYKON ANDRADE

VANESSA RESTREPO

A INFLUÊNCIA DOS PIONEIROS E EMPREENDEDORES

SANTARÉM - PARÁ

MARÇO/2016

DENIS OLIVEIRA

KASSIA LIMA

LUCIANA ALVES

MAYKON ANDRADE

VANESSA RESTREPO

A INFLUÊNCIA DOS PIONEIROS E EMPREENDEDORES

SANTARÉM - PARÁ

MARÇO/2016

SUMÁRIO

SUMÁRIO        3

INTRODUÇÃO        4

1 - O QUE É SER UM PIONERIO        5

2-  O QUE É SER UM EMPREENDEDOR        5

3 - CASES:        7

3.1 Case Mcdonald's        7

3.2 Case Cacau Show        10

3.3 Case CR Supermercados        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

INTRODUÇÃO

        Podemos perceber que as influências de pioneiros e empreendedores não é de hoje e sim do aparecimento da teoria administrativa já no século XIX onde o mundo já começou a mudar e as empresas também. Sendo que nos Estados Unidos em 1820 os empreendedores já começavam nas grandes estradas de ferro onde se tinha um poderoso investimento, com as estradas de ferro sendo implantadas podia ver que o desenvolvimento só ia crescendo expandindo território a humanização aumentando as necessidades de habitação como roupas, alimentos, luz, água e entre outros. Mas nessa época ainda não se exigia cobranças de um administrador, pois ainda os negócios eram pequenos.

        Portanto a importância de um empreendedor não se é de hoje e sim de um bom tempo atrás, e cada dia que se passar ele só vê crescendo dentro da sociedade com ideias inovadoras, transformando em serviços e produtos jamais visto. As decisões que são tomadas por um empreendedor fazem com que tenham seus empreendimentos e se influencie por razões de fatores externos ambientais e sociais.

        Os empreendedores identificam oportunidades a qualquer momento e a qualquer lugar, eles têm visão de águia veem além do que está na sua frente assim o empreendedor é um profissional dotado de uma visão revolucionária, capaz de causar um verdadeiro “furacão” na sua vida profissional, pois está sempre em busca de resultados. Em outras palavras, o empreendedor não descansa enquanto não alcança seu objetivo, que muitas vezes é julgado, aos olhos alheios, como impossível.

        O Brasil está cheio de grandes empreendedores de sucesso que começaram do zero e hoje ganham milhões em suas atividades, sendo elas importantes para a sociedade em nosso trabalho falamos sobre a McDonald’s um grande fast-food espalhada em todo o mundo, outra de grande renome é a brasileira Cacau Show criada no interior de São Paulo por um hoje sonhador que hoje toma conta do Brasil com seus maravilhosos chocolates e por último nosso grande empreendedor Local a rede de supermercado Cr localizada no interior do Pará, onde começou com uma pequena padaria e ganhando força no mercado e hoje é um grande grupo na cidade trazendo emprego e renda. Mas todos esses empreendedores tiveram grandes dificuldades, mais que foram sendo superadas a cada dia.

1 - O QUE É SER UM PIONERIO

Pioneiro é um substantivo masculino proveniente do termo em francês pionnier que significa alguém que é o primeiro a abrir caminho através de uma região mal conhecida ou ainda não visitada, sendo também chamado de descobridor, uma pessoa que prepara resultados futuros, antigamente a palavra pioneiro era aplicada a um soldado que se adiantava no terreno para conseguir informações, sendo assim no sentido figurado um pioneiro é considerado um empreendedor, pois se antecipa a outros indivíduos na criação de novas ideias inovadoras, sendo assim pioneiros e empreendedores ajudam a construir novos sonhos.

2-  O QUE É SER UM EMPREENDEDOR

Na época da idade média Francesa o empreendedor seria a pessoa que assumi tarefas, que se designar uma pessoa corajosa, pouco honesta, pronta para assumir os riscos financeiros. Atualmente podemos dizer que o empreendedor é aquele que ver além do que qualquer pessoa tem visão de águia, busca o melhor a todo tempo e que jamais se conforma com o pouco.

Mendes (2009.p. 8) se refere ao conceito de empreendedor como:

Ele tudo vê e tudo pode até tornar-se o seu empreendimento exatamente o que se foi concebido em sua mente, uma simples ideia, um simples arranjo, uma simples engrenagem ou mesmo um serviço diferenciado. Seu público-alvo é o mundo, um simples cubículo ou ainda um serviço diferenciado. Seu público alvo é o mundo, um simples cúbico ou ainda uma garagem de onde possa dar vazão à criatividade.

O empreendedor vê a riqueza como consequência é não como meio. Sua importância está no uso de habilidades, da inteligência, na vontade de contribuir, na esperança de ser reconhecido como alguém que ultrapassou barreiras anteriormente rotuladas como intransponíveis. Sendo assim um empreendedor ele é fruto do acaso, da vontade de criar e tornar o mundo melhor, do verdadeiro sentindo de realizações e do compartilhamento.

Os traços principais sobre quem é um empreendedor segundo, Ferreira (2010, p, 24) são:

  1. o empreendedor é o que torna a iniciativa para criar algo novo e de valor para o próprio empreendedor e para os clientes;
  2. o empreendedor tem de despender o seu tempo e esforço para realizar o empreendimento e garantir o seu sucesso;
  3. o empreendedor recolhe as recompensas sob a forma financeira, de independência, reconhecimento social e de realização pessoal;
  4. o empreendedor assume os riscos e insucesso do empreendimento, quer sejam risco financeiros, sociais ou psicológicos/emocionais.

HABILIDADES DE UM EMPREEDEDOR

Técnicas – Saber: escrever, ouvir e captar informações (Ser um bom orador, ser organizado, saber liderar e trabalhar em equipe).

Gerenciais – Áreas de criação, desenvolvimento e gerenciamento – Marketing, administração, finanças, operacional, produção e outros.

Características Pessoais – Ser disciplinado, assumir riscos, ser inovador, ser orientado a mudanças, ser persistente e ser visionário.

FASES DO PROCESSO EMPREENDEDOR

1° - Identificar e avaliar a oportunidade

2° - Desenvolver o plano de negócio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (221 Kb)   docx (70.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com