TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influência Dos Pioneiros E Empreendedores

Casos: Influência Dos Pioneiros E Empreendedores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  2.214 Visualizações

Página 1 de 2

Caracteriza-se como a consolidação das condições necessárias para o surgimento das novas teorias administrativas: - crescimento da preocupação com o consumo direto; - surgimento das indústrias ferroviárias, de ferro e de aço; - surgimento dos ‘impérios industriais’ e dos gerentes profissionais; - surgimento do ramo de bens duráveis; - preocupação com as vendas (‘marketing’ de hojje); - desenvolvimento da organização do tipo funcional; - preocupação com os meios de redução de custos. Em certo momento, surge a empresa integrada e multidepartamental. O conceito de alianças e sociedades (holding’s) começa a aparecer e o controle do mercado de distribuição passa a ser desejado com o fim de obter-se um preço mais acessível ao cliente final. Surgem as fusões de empresas e aparecem os primeiros oligopólios. Então chegamos ao ponto onde o empreendorismo se depara com a falta de organização, e entre 1860 e 1900 aconteceu um enorme desenvolvimento tecnológico e atentou-se para o valor da pesquisa. Todos estes fatores impulsionaram a busca pelas bases científicas que melhorariam a prática empresarial e daria espaço para o surgimento da teoria administrativa.

Influência dos Pioneiros e Empreendedores

Influência dos Pioneiros e Empreendedores

Na virada do século XX, grandes empresas passaram a entender que não era apenas uma questão de habilidade pessoal dirigir uma empresa, e sim, algo mais complexo. Foi nesse momento que os capitães da indústria (pioneiros e empreendedores) cederam seu lugar para os organizadores.

Essas são as condições para o aparecimento da teoria administrativa e os fatores que são relevantes para o seu surgimento são:

- desenvolvimento tecnológico;

- livre comércio;

- mudança de mercados vendedores para mercados compradores;

- aumento da capacidade de investimento de capital e elevação dos níveis de ponto de equilíbrio.

- rapidez do ritmo de mudança tecnológica;

- crescimento dos negócios das empresas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com