TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Politicas Publicas

Por:   •  23/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 4

Na primeira Unidade, denominada Políticas Públicas: conceitos básicos, você terá a oportunidade de se familiarizar com os conceitos mais importantes da disciplina, como os de política, política pública e ciclo da política; e os de atores, preferências, expectativas, issues, ou questões, escolha racional, bem público, conflito, poder e recursos de poder, decisão e não decisão, entre outros.

QUESTÕES

1) identifique, no seu ambiente profissional, um exemplo: de cooperação, competição e outro de conflito. Escreva uma pequena justificativa para ter selecionado cada uma das situações identificadas.

Trabalho em um mini mercado na área administrativa, um exemplo de cooperação neste ambiente, a cooperação conjunta de todos os colaboradores da empresa para solucionar certas situações, tais como trabalhar em equipe em prol do atendimento ao público, se voluntariar a ajudar o colega do seu setor a fazer uma determinada tarefa no qual o mesmo pode estar sobrecarregado, como o recebimento de mercadorias, despacho, a conferencia, dentre outros.

Uma situação de competição, são as metas estipuladas pela administração como forma de incentivo as vendas e ao atendimento, em que o funcionário tem um certo período de tempo pra bater suas metas e alcançar o objetivo, o que torna evidentemente situações de competitividade, pois cada um quer demonstrar bons resultados e conseguir os benefícios.

E sobre conflitos, um exemplo é a demanda pequena de funcionários e a sobrecarga que acaba prejudicando o ambiente de trabalho, o atendimento fica mais devagar, o cansaço e a desmotivação vão se tornando visíveis, isso se deve ao fato do proprietário se negar a aceitar que se deve aumentar um pouco o quantitativo de colaboradores, o que gera uma situação de conflito.

2) O Banco Itaú e o Bradesco desenvolvem várias atividades de responsabilidade socioambiental, atendendo um grande número de pessoas e beneficiando coletividades. Essas ações podem ser consideradas “políticas públicas”? Por quê?

Não, ações como estas em que os bancos desenvolvem não são consideras políticas públicas, pois são instituições privadas, e suas ações não provêm de órgão públicas. Elas atendem aos interesses públicos, porém não são políticas públicas, uma vez que nestas atividades socioambientais, não estas inclusas medidas governamentais.

3) elabore uma rápida definição de análise de políticas e envie por e-mail aos seus colegas. Peça a eles que critiquem essa definição. Redija uma lista das críticas recebidas e peça ao seu tutor para comentá-las.

[...] o papel da Análise de Política é encontrar problemas onde soluções pode sem tentadas, ou seja, “o analista deve ser capaz se redefinir problemas de uma forma que torne possível algumas melhoria”. (politics)

As políticas púbicas surgem da demanda e problemas encontrados na sociedade e que após um estudo minucioso e das diversas influências no meio social é que será aplicadas as mais eficientes ações para solucionar os problemas sociais.

4) identifique, na área da política de saúde, um withinput de demanda e um de apoio. Descreva-os em termos das suas características. Diga por que você os considera withinputs e não inputs.

Withinput de demanda: “Programa de controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco de Câncer”, este é um programa do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer. Decorre de várias decisões políticas e de várias atuações gestoras, pois, após várias pesquisas constatou-se uma perda mundial de 200 bilhões de dólares por ano,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com