TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Principais Pontos Administração de Recursos de materiais e Patrimônio

Por:   •  4/5/2015  •  Ensaio  •  1.982 Palavras (8 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 8

Sumario

Introdução

Administração de Recursos Materiais e Patrimônios................................................1

Principais Pontos Administração de  Recursos de materiais e Patrimônio ...............2

Atividades Desenvolvidas...........................................................................................3

Gestão de Estoque e compras......................................................................................4

Principais pontos de gestão de estoque.......................................................................5

Entendimento final de gestão de estoque ....................................................................6

Referências bibliográficas ..............................................................................................7

 

Introdução

O objetivo deste trabalho tem como conhecer e identificar  melhores praticas para Administração de Recursos Materiais e Patrimônio e conhecer um pouco mais do conceito e evolução desta atividade logística , sua importância em grandes organizações e seus recursos utilizados.

Etapa 1

Passo 1

Principal conceito de Administração de Materiais

A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais atividades abrangem desde o circuito de reaprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques etc.

Em outras palavras: “A Administração de Materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo à nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total”.

A Administração de Materiais moderna é conceituada e estudada como um Sistema Integrado em que diversos subsistemas próprios interagem para constituir um todo organizado. Destina-se a dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.

Passo 2

Pontos Principais

Segundo Henry Fayol,administrar em geral é Prever,Organizar,comandar,coordenar e controlar em três campos: pessoal,material e Financeiro.

A Administração de material é uma parte da organização que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimentos, transporte e manutenção do material de uma organização, ou seja, abrange às atividades operacionais de um sistema com natureza militar, insutrial, comercial ou de serviços.Tem como finalidade ,cada empresa classifica seus materiais conforme a necessidade e cultura da mesma .EX:

  • Equipamento
  • Material de consumo
  • Matérias primas e insumos                                                                                                            
  • Facilidade de obtenção
  • Produção nacional e estrangeira
  • Possibilidade de substituto
  • Multiplicidade de emprego, etc.

Valor estrangeiro

Existem varias técnicas básicas da política de materiais, uma delas é a padronização, através de aplicação das especializações de técnicas e pela existência de um programa de classificação e controle  de materiais.

Com a globalização da economia as fontes fornecedoras multiplicam assim dificulta as equipes encarregadas de cuidar da obtenção de materiais.

Outro fator de preocupação do Administrador de materiais é o transporte. (interno e externo).

O Administrador de materiais deve se atentar com a armazenagem de materiais constante procurando reduzir a quantidade de material armazenado e aumentar a velocidade com que sai de seu deposito, a fim de diminuir custos, conservação do material ,custo de pessoal,custo do local para armazenar todo este estoque,isso facilita o Administrador do estoque gerenciar melhor ,alem das técnicas de Administração de materiais em uma organização ,são necessários alguns  itens para a realização de um bom trabalho .

  • Organização e método
  • Qualidade
  • Informatização
  • Equipes devidamente treinada e motivada.

Passo 3

Como podemos ver nos tópicos anteriores a evolução da administração de materiais processou-se em varias etapas, com inúmeros processos e procedimentos que passou a existir desde segunda guerra mundial, quando nossos militares precisaram administrar os matérias que tinham em Mao para sobreviver da Guerra. No mundo de uma empresa ou organização isto não é diferente algumas atividades e procedimento é essencial para iniciar uma produção.

  • Atividades exercidas diariamente pelo proprietário da empresa, pois gerenciar o seu dinheiro era a essência do negócio.
  • Coordenação dos serviços, materiais começando com o planejamento das matérias primas e entregas de produtos acabados com qualidade.
  • Atividades de suporte para equipe que efetuava toda parte de produção e execução de seus projetos.

Toda produção depende de três fatores de produção, natureza, capital e trabalho, atrelados, à um quarto fator .Em cada fator podemos identificar sua função especifica na produção.

Natureza: é tudo que envolve os insumos necessários para realizar a produção, junto a matérias-primas, os materiais e energias.

Capital: é o fator que permite a entrada do dinheiro para adquirir equipe de trabalho e material para executar o trabalho para iniciar sua produção.

Trabalho: Podemos dizer que é o carro chefe da organização para realizar sucesso em sua produção, Mao de obra, através de operações manuais. Maquinas e ferramentas em produtos acabados ou em serviços prestados.

Empresa; é o fator que integra que junto com todos os outros fatores a empresa consegue alcançar seu objetivo maior, em determinados resultados, medir esforços e proporcionar o desempenho Ideal de sua produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com