TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Princípios fundamentais da contabilidade, também, sobre o posicionamento do CPC diante desses princípios

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 8

Passo2 _Etapa 3

Texto explicativo sobre princípios fundamentais da contabilidade, também, sobre o posicionamento do CPC diante desses princípios.

Os princípios fundamentais da contabilidade são os conceitos básicos que constituem o núcleo essencial que deve guiar a profissão na consecução dos objetivos da contabilidade ,consiste em apresentar informação estruturada para os usuários. Os princípios são as forma, o meio e a estrutura de que a disciplina se utiliza para chegar aos objetivos, ou as vezes para melhor atender o que vem sendo praticado há muito tempo. Os princípios são como as grandes placas de direção e atenção de uma rodovia moderna ,o objetivo é om lugar ou a cidade onde pretendemos chegar. Eventualmente, mas como muito maior possibilidade de erro, poderíamos chegar quase que sem sinalização. São guias de direção que, devidamente observados, vão nos levar aos objetivos desejados, sem grande problema, sem desvio de rota ,sem entrar na variante rodovia errada e as vezes quando a cidade(objetivo) é grande de mais(objetivos complexos) vão nos ajudar a acessar o lado certo da cidade.

A expressão genérica “Princípios Fundamentais de Contabilidade” engloba conceitos diferenciados e que podem ter hierarquia ou amplitude diferentes .alguns deles mesmo são essencialmente contábeis, mas se referem mais ao ambiente econômico ou social em que as entidades atuam .Temos alguns princípios como: O principio da entidade, esse principio é o inicio de todo o encadeamento do raciocínio contábil e do arcabouço estrutural da disciplina; O principio da continuidade, esse principio é conhecido, em alguns estudos como um postulado ambiental. Para se estabelecer esses princípios, considerando que a entidade contábil está e continuidade, se uma empresa tiver apenas seis meses de existência, não poderá contabilizar depreciação ,classificar os ativos e passivos de longo prazo, chamar grupo de conta de permanente, investimentos etc..

O Principio da entidade reconhece o Patrimônio como objetivo da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequências, nessa acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. Este pertence a Entidade mais a reciproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova Entidade, mas numa unidade de nova natureza contábil.

O Principio da continuidade pressupõe que a entidade continuara em operação no futuro, e, portanto, a mensuração e, a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância. Esse princípio influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da entidade tem prazo determinado ,previsto ou previsível. A observância do principio da continuidade é indispensável à correta aplicação do Principio da competência por efeito de se relacionar, diretamente, à quantificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado e de constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultado.

O principio da oportunidade por sua vez, refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independente das causas que as originaram.

Como resultado da observância do principio da oportunidade:

I. desde que devidamente estimável, o registro das variações patrimoniais deve ser feito mesmo na hipótese de somente existir uma razoável certeza de sua ocorrência;

II. o registro compreende os elementos quantitativos e qualitativos, contemplando os aspectos físicos e monetários;

III. o registro deve ensejar o reconhecimento universal das variações ocorrida no patrimônio da entidade em um período de tempo determinado, base necessária para gerar informações uteis ao processo decisório da gestão;

A falta de integridade e tempestividade na produção e divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre oportunidade e confiabilidade da informação.

Estrutura conceitual Básica segundo a CVM e o CPC

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC),criado em 2005, e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgam, no dia 14/03/08, a Estrutura Conceitual Básica para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis.

Ainda que não seja uma lista de princípios contábeis propriamente dita, há uma abordagem bastante interessante envolvendo tais princípios . Do ponto de vista da Teoria da Contabilidade, no entanto é oportuna a comparação dos princípios apresentados.

O posicionamento do CPC, não é para um setor e sim para instituições vinculadas a contadores, auditores, analistas de investimentos ou de demonstração contábeis, relacionada ao mercado financeiro, ele é focado para todo aquele que tem alguma relação com a contabilidade, auxilia a empresa a não correr o risco de sofrer algum golpe ou prejuízo sendo dentro no Brasil ou no exterior, do principio da contabilidade, ira ajudar ao melhoramento da empresa. Os 7º princípios fundamentais da contabilidade e o CPC com sua competência são: competência, continuidade, qualitativa de demonstração, compreensibilidade, relevância, confiabilidade e a sua representação com propriedade, contábil a empresa poderá diminuir os ricos de algum dano, o CPC vê os sete princípios como passos fundamentais para o correto desenvolvimento da profissão do contador, seguindo normas e condutas consideradas corretas á profissão.

O CPC considera dois pressupostos básicos: Regime de Competência e a Continuidade. Também aborda Características Qualitativas das Demonstrações Contábeis conforme analise a seguir, em e que utilizamos os comentários feitos por Tatiana Olga Manfre Pena, em sua dissertação de mestrado sobre o assunto (PUC/SP/2008).

Regime de Competências: Para que sejam atingidos dos seus objetivos, as demonstrações contábeis são preparadas de acordo com o regime contábil de competência, que considera que os efeitos das transações e outros eventos devam ser reconhecidos quando ocorrem e não quando o caixa ou outros recursos financeiros são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com