TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Problemas ocasionados pelo transporte em esquinas

Por:   •  13/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

Para melhor resolver os problemas ocasionados pelo transporte em esquinas muito movimentadas, há a implementação de sinais de trânsito de modo a estender o tempo de verde de ruas mais movimentadas e diminui-lo nas ruas secundarias. Dominar o controle e método que o sinal eletrônico deve operar é de grande importância para otimizar os cruzamentos e aproveitar de maneira personalizada o fluxo máximo das interseções. Muitos benefícios estão atrelados a otimização dos sinais de trânsito, ao mesmo tempo que problemas podem ser relacionados a grandes volumes de tráfego.

A teoria das filas faz parte da área de pesquisa operacional e é ligada aos processos estocásticos, a partir dos estudos realizados em filas, é possível entender os comportamentos dos atendimentos, possibilitando, portanto, a identificação de pontos falhos no sistema para que possamos tomar decisões sobre situações encontradas a fim de melhorá-las. Todas as pessoas já passaram por algum tipo de espera em fila, seja qual ela for. A formação de filas acontece quando se tem procura por um serviço, e o atendimento do serviço é menor do que essa procura. Deste modo, a Teoria das Filas tenta através de análises a modelos matemáticos detalhados, encontrar a melhor forma de solucionar esse problema de espera, minimizando-a ao máximo. Fila: Dá-se pela diferença total das chegadas e dos atendimentos (chegada acumulada e atendimento acumulado).

Quando se analisa a presente literatura em que o estudo é composto, é possível observar que existem diversos estudos que tratam a Teoria de filas em sistemas de cruzamentos e interseções de ruas ou avenidas. Esses estudos já presentes se mostram bastante eficazes em diversos tipos de locais como universidades (SANTOS; PAQUEROTE; SOARES, 2015) e até mesmo em cidades históricas como a de Mariana-MG (MUNIZ et al.,2009), sendo a teoria de filas aplicada para melhorar a malha urbana e por consequência a o dia percebe-se a carência da aplicação de teoria de filas em semáforos já existentes e que nunca tiveram seus tempos de verde e vermelho reformulados ao longo do tempo, devido ao aumento do fluxo de carros e crescimento da cidade a dia da população.

Primeiramente foi realizada uma filmagem do cruzamento e das vias a serem estudadas. O dia foi uma quarta feira durante o horário das 17h30 até 17h50, horário escolhido devido ao intenso movimento de comerciantes, trabalhadores e estudantes que cruzam pela região neste período. A partir da coleta dos dados foram obtidos então as quantidades de veículos que chegam e saem. em cada uma das vias que comportam o cruzamento. com os dados coletados e tabelados, foram determinados para cada via: atendimento acumulado, chegada acumulada, fila formada a cada 20 segundos como parâmetro , fila média e fila máxima. comparação entre as características de cada uma das vias e com isso realizar a escolha da reprogramação semafórica que melhor atende o cruzamento. 

A figura 1 apresentada abaixo é o local do cruzamento, no qual 1, 2, 3 e 4 são as nomeações para cada via que chegam ao cruzamento, já as possíveis movimentações do cruzamento podem ser observadas na figura 2[pic 1]

                                                                        Figura 1 – Cruzamento das ruas a ser estudado

[pic 2]

Figura 2 – Diagrama de movimentação observado

Como pode-se perceber na figura 2 a quantidade de possibilidades que os motoristas possuem são significativas. Acontecem do modo que se procede:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (143.3 Kb)   docx (73.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com