TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Administrativos

Por:   •  9/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 4

 

ANÁLISE CRÍTICA


De acordo com a análise sobre os artigos: “ O trabalho do gerente executivo: uma visão geral e crítica” e “Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem”, percebemos que ambos tem a mesma ideia e se complementam.
O primeiro artigo fala da importância do administrador para a instituição, seja pública, privada ou sem fins lucrativos; através de pesquisas reveladores de grandes estudiosos sobre suas atividades de trabalho. Relata também de forma bem clara e específica as atividades que um gerente contemporâneo empreende nas instituições atuais, e exemplifica as praticas necessárias para que o gestor atual possa ter sucesso em seus empreendimentos. Trata-se de um artigo mais funcional do que teórico, pois não se aprofunda em questões conceituais, apontando especificamente questões de ordem prática.
Já o segundo artigo, enfatiza que a aprendizagem institucional promove competências e um grupo de valores, e quando associada às ferramentas gerenciais, é capaz de modificar  as instituições, sendo utilizadas como propostas aplicáveis às diversas situações que os administradores enfrentam no cotidiano. Trata-se também  de um artigo bem prático, demonstrando os benefícios e a importância destas ferramentas para o gestor contemporâneo.
Dispondo-se do aspecto prático, ambos os artigos são plausíveis  com a proposta de Chiavenato, pois tem em mente uma abordagem mais atualizada a respeito do desenvolvimento de processos administrativos. Sendo pois,  a obra de Chiavenato, é bem mais abrangente,  demonstra aspectos práticos destes conceitos.
Sob uma visão geral e crítica, um dos aspectos da função do administrador é a tensão entre a ação instrumental que é própria da instituição e a ação substantiva que é própria do ser humano que procedem e exploram de um pelo outro. Os administradores capacitados colocam sua aptidão  e competência para a empresa crescer e conseguir sempre os melhores resultados no setor e ser reconhecida publicamente.

Os recursos como prédios, instalações, equipamentos e utensílios por si só não constituem uma empresa, mas apenas o espaço físico sobre qual ela opera. Esses recursos devem ser agrupados, utilizados e rentabilizados a fim de produzir resultados para a empresa.
Assim entra em cena o papel do administrador que está sempre em busca de soluções e melhorias para qualquer contratempo que possa surgir no meio  organizacional.

Competências Essenciais: essa é a principal chave de sobrevivência da instituição, pois é onde esta a formação de estratégia que cria valor para a empresa, para o cliente, para o fornecedor, para a própria pessoa.
Competências Funcionais: Relacionadas a cada área de atividade na empresa e a capacidade de reunir e dosá-las adequadamente, faz com que a organização alcance equilíbrio e sinergia entre si.
Competências Gerenciais: São conhecimentos e habilidades que o administrador tem que aprender e se atualizar constantemente, pois, estão sempre em evolução e transformação com o passar do tempo.
Competências Pessoais: Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes pessoais que podem se tornar em talentos e assim se tranfigurar para uma determinada atividade.
Estes artigos foram significativos para nós componentes do grupo por dois aspectos específicos: a) a respeito das benéficas informações que os artigos trouxeram para os membros da equipe; b) devido ao fato de auxiliar a equipe a exercitar o raciocínio comparativo, onde conseguimos entender a importância de uma administração da ação empresarial.
Por meio desta situação entendemos que o planejamento tem a sua função, mas o mercado atual tem uma dinâmica muito complexa, exigindo dos gestores a habilidade de improvisação.


ATUAÇÃO DO ADMINISTRADOR NA GESTÃO DA ORGANIZAÇÃO

A respeito dos textos expostos no exercício, os mesmos nos ajudam a refletir sobre as diversas habilidades da gestão contemporânea, pois o gestor deve ser capaz de liderar os seus colaboradores, motivando-os e incentivando-os constantemente, e ao mesmo tempo precisa ser capaz de assimilar inúmeros conhecimentos e informações que serão de extrema importância para as suas tomadas de decisões ao longo da sua gestão.
A atenuação dos impactos desfavoráveis oriundos das atividades incompetentes do administrador obviamente surge a partir do momento que este profissional passa a se desenvolver, melhorando suas habilidades e conhecimentos. È importante que o profissional administrador tenha consciência de que as conseqüências de suas atitudes vão além dos

limites da empresa em que atua, de modo que atinge a sociedade e o meio ambiente no qual sua organização é atuante.
Por meio desta conscientização os administradores tem a possibilidade de melhor compreender a relevância da sua profissão e remodelar as suas atitudes, buscando o bem não apenas da sua organização, mas também da sociedade e do meio ambiente.

As possibilidades de falha em um planejamento sempre serão possíveis, visto que todo planejamento depende de sua ação ou aplicação, quando devemos fazer o acompanhamento, em todas as etapas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (369 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com