TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os  Processos Administrativos

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 5

Anhanguera Educacional 

Unaes Campo I 

Curso: Administração – noturno 

Disciplina: Processos Administrativos 

Professora: Ana Cristina Franzoloso 

Acadêmicos: Fernanda Zanini – RA: 9023450699 

Joice Rodrigues – RA: 9020442373 

Roger Mangelo – RA: 9810486118 

 

 

 

 

 

 

 

ATPS – ETAPA 1 e 2 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Campo Grande – MS 

2015

Introdução

ETAPA 1

Passo 1:

1. As principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso é ter conhecimento, aprender continuamente, saber comandar diversas áreas da empresa, ampliando aquilo que se aprende, transmitindo e compartilhando para os demais. Possuir habilidade, ou seja, saber fazer, aplicando o conhecimento naquilo que faz, liderança, motivação e comunicação. A atitude também é essencial para um gestor, é o saber fazer acontecer, obtendo uma atitude empreendedora no sentido de sair da zona de conforto, assumir riscos e lutar para atingir um determinado objetivo ou resultado. Envolve também uma necessidade de autorrealização, formando sua própria opinião, mantendo sempre o foco em resultados melhores.

Um bom gestor precisa ter habilidades em fazer coisas concretas e práticas, possuir técnicas e equipamentos necessários para realização de qualquer tarefa de uma empresa. Ser uma pessoa que tenha capacidade de trabalhar com pessoas e por meio delas saber comunicar, conhecer a equipe que tem e se relacionar bem com todos os membros, isto é um verdadeiro diferencial para um gestor, pois ao conhecer bem todas as pessoas com quem trabalha, pode então reconhecer a habilidade de todos os membros e assim aproveitá-las ao máximo.

Habilidade de lidar com problemas que surgem no dia-a-dia de qualquer empresa, resistir a pressão nas mais diversas situações. É importante que o gestor saiba ponderar qual é a melhor opção em cada momento, pois o líder se depara com situações complexas e que existem várias decisões importantes.

2. O conceito de empresa é um tipo de organização social com finalidade lucrativa, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. As empresas podem ser classificadas de acordo com a atividade econômica que desenvolvem, elas operam em diferentes ambientes, sofrendo as mais variadas coações, que se modificam no tempo e no espaço, reagindo a elas dentro de estratégias e comportamentos diferentes, alcançando resultados extremamente diferentes, enfrentam uma variedade de impactos e influencias em seu contexto de atuação.

Um gestor é alguém pertencente à organização e à execução de tarefas relacionadas a gestão, é a pessoa a quem compete a interpretação dos objetivos propostos  pela organização e atua através do planejamento da organização, da liderança ou direção e do controle, afim de atingir os objetivos. O gestor desenvolve os planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos propostos, concebe as estruturas e estabelece as regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e também implementa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando e de controle. O principal objetivo do gestor é fixar as metas a alcançar através do planejamento, analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucionar os problemas, organizar recursos financeiros, tecnológicos, ser um comunicador, um líder, ao dirigir e motivar as pessoas, tomar decisões precisas e avaliar, controlar o conjunto todo.

O empresário é o sujeito que exercita a atividade econômica organizada para obtenção de lucro na empresa, podendo ser um empreendedor ou não, dependendo apenas da sua criatividade e da atividade que desempenha na empresa, buscando novos caminhos  e novas soluções. Segundo o Código Civil brasileiro de 2002, considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens e serviços. O empresário é a própria pessoa física ou natural, respondendo os seus bens pelas obrigações que assumiu.

3. As empresas são consideradas abertas, pois apresenta uma quantidade enorme de entradas e saídas que permitem intensas transações, que sofrem influências ambientais externas, como concorrências com outras empresas, influenciadas também pelo meio politico, ou seja, as leis e normas, e também influencias ambiental, como enchentes e clima.

4. Missão está voltada para a definição do negócio e do cliente a fim de definir exatamente o que fazer, como fazer e para quem fazer, é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. É o que a empresa produz sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes. Em outros termos, a missão significa a própria razão de ser e de existir da organização e qual é o seu papel na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (177.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com