TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Administrativos

Por:   •  2/5/2015  •  Dissertação  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1

PASSO 1

  1. Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?

Um bom gestor precisa ter três tipos básicos de habilidade, técnica, humana e conceitual.

Habilidade técnica é a capacidade de usar procedimentos técnicos e conhecimentos de um campo de especialização.

Habilidade humana é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, assim, entende-las e motiva-las.

Habilidade conceitual é a capacidade de coordenar e integrar todos os interesses e atividades de um organizador.

  1. O conceito de Empresa, de gestor e empresário?

O conceito de Empresa, afirma que as principais características da empresa é o fim econômico, fato que justifica a economia ser a principal interessada em seu conceito. Empresário é aquele que detém a prioridade dos bens de produção, gozando diretamente ou por meio de seus representantes e poderes relacionados a gestão da empresa. O Gestor é definido por suas funções no interior da organização.

  1. Por que as empresas são consideradas sistemas abertos?

Segundo o autor Idalberto Chiavenato, a empresa é visualizada como um sistema aberto em um dinâmico relacionamento com seu ambiente, recebendo vários insumos (entradas) transformando-os de diversas maneiras (processamento ou conversão) e exportando os resultados na forma de produtos ou serviços (saídas). Os sistemas abertos trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente e são fundamentalmente adaptáveis, pois precisa reajustar-se continuamente às condições mutáveis do meio para sobreviver.

  1. O que é missão, visão e valores organizacionais?

Missão

A missão organizacional está no centro da hierarquia das metas da organização e é a razão da sua existência. Ela descreve os valores da organização e a sua razão de ser, servindo como base para o desenvolvimento de todas as metas e planos, conduzindo a organização para onde ela precisa ir. E isto, leva em conta a contribuição dada a sociedade pela organização, as necessidades básicas a serem atendidas, a pessoa do cliente, as competências organizacionais e os compromissos, valores e crenças que alicerçam o negócio ( p. 58,59).

Visão

Da mesma forma como ocorre com a Missão, é importante que os colaboradores conheçam os objetivos organizacionais e a visão organizacional para que possam contribuir para o futuro da organização, ajudando-a a alcançar seus objetivos definidos. A Visão representa uma imagem da empresa projetada para o futuro. Ela mostra a situação em que ela pretende estar e que resultados deseja atingir num determinado tempo. A visão não mostra geralmente aquilo que a empresa é, mas aquilo que ela pretende ser. (p. 62,63).

Valores

Assim como a Missão e a Visão, os Valores são de suma importância para a organização. Pode-se dizer que eles fundamentam e norteiam os primeiros. Os Valores são as crenças e as atitudes básicas que ajudam a determinar o comportamento individual, sendo construtores da integridade e responsabilidade que definem o que as pessoas e organizações são, devendo ser abertos e publicamente expressados, repetidos e reafirmado. Algo importante na definição dos valores que orientam a organização e seus membros, é a cultura organizacional, sendo papel importante dos líderes na criação e no sustento dessa cultura (CHIAVENATO, 2010).

PASSO 2

Ao nos reunirmos para o debate sobre as situações descritas na Etapa 1 – Passo 1, notamos que existem diversos tipos de gestores, com diferentes estilos e métodos de trabalho, podendo resultar em uma positivação ou negativação nos resultados propostos no planejamento das organizações. Há aqueles que através de imposições lideram suas equipes, algo não muito bem visto na atual realidade, e aqueles que utilizam de outros artifícios, como cooperação, motivação, dentre outros para melhor desenvolver suas equipes. Partindo-se das análises descritas, podemos concluir, que as habilidades necessárias e fundamentais que um líder ou gestor deverá desenvolver para tornar suas funções e comportamentos de liderança são basicamente, sensibilidade nas situações, onde trata cada indivíduo de acordo com suas características particulares, avaliando futuras premissas em relação a esta pessoa dentro da empresa e direciona-la a sua melhor performance dentro da organização. Flexibilidade seria de suma importância, principalmente em uma economia e mercado tão mutável como este que nos encontramos, pois, adaptação e adequação se tornaram rotineiras em nossa atualidade. Perceptividade em diagnosticar suas limitações e recursos pessoais, assim como sua maneira de reagir e sentir aos seus próprios estilos gerencias.

Mas infelizmente nem sempre essas características sem enquadram dentro das atuais organizações. Muitas vezes a meritocracia não se torna o principal artificio para uma promoção a cargos gerencias, em alguns casos, indicações e influencias de terceiros capacitam ou alocam indivíduos quase sempre sem capacidades técnicas ou conceituais para tais cargos.

PASSO 3

Primeiramente deve se analisar fundamentos básicos de um planejamento estratégico, onde Chiavenato, reforça a reflexão de algumas perguntas a serem colocadas em pauta quando se diz respeito a um empreendimento. “Quem somos?”, “O que fazer?”, “O que temos na empresa?”, “O que há no ambiente?”, “Como compatibilizar todas a variáveis envolvidas?”.

Quando se identifica essas variáveis adquirimos valores e estruturamos uma missão a ser buscada ou objetivada pela empresa. Não necessariamente no caso da cafeteria, o corte de gastos seja a primeira alternativa a ser tomada, provavelmente a contratação de mais algum funcionário traria eficácia e eficiência ao atendimento, mas sim a recuperação de seus valores, estes adjacentes com os valores no mercado e o dos funcionários, proporcionando aos clientes uma opção diferenciada e reconquistando sua confiança com um bom atendimento e uma carta diferenciada de produtos. A motivação dos funcionários é fundamental visto que uma pequena crise financeira afetou gestões passadas, inserimos assim métodos de gratificações por produtividade, reforçando seu comprometimento com o potencial e objetivo da empresa, proporcionando uma prospecção de carreira dentro da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (143.2 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com