TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Gerenciais UNIP

Por:   •  26/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.306 Palavras (14 Páginas)  •  18 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA

PATRICK DETTMANN DUARTE – RA 0582195

JBS S.A.

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM I

UBERLÂNDIA

2022

 PATRICK DETTMANN DUARTE – RA 0582195

JBS S.A.

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM I

Projeto Integrado Multidisciplinar I para obtenção do título de Gestor de Processos Gerenciais apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador(a): Celi Braga

UBERLÂNDIA

2022

RESUMO

Apesar do momento diferenciado que o Brasil vem vivendo para os negócios de modo geral, pretendo mostrar neste trabalho, baseado nos conhecimentos adquiridos neste bimestre com as disciplinas de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática, que ainda existe uma luz e que podemos acreditar no mercado do couro, que sempre foi um mercado muito forte em nosso país, principalmente na exportação deste produto de características muito nobre. Neste PIM I, vou falar da estrutura organizacional, das tecnologias utilizadas, aspectos relevantes, da preocupação com o meio ambiente entre outros assuntos que serão abordados, de uma das empresas que desponta no ramo de benificiamento de couro, tanto no segmento automotivo, moveleiro entre outros. A empresa JBS S.A, tem uma de suas unidades benificiadoras localizada na cidade de Uberlanândia, na região do Triângulo Mineiro, no estado de Minas Gerais.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        5
  2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO        6
  1. Denominação e Forma de Constituição        6
  2. Dados e Fatos Relevantes da Origem da Empresa        6
  3. Natureza e Ramo de Atuação        8
  4. Porte da Empresa        8
  5. Força de Trabalho        9
  6. Principais Concorrentes e Aspectos Relevantes de Cada Um        10
  7. Organograma da Organização        10
  8. Atuação na Gestão Ambiental        10
  1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL        11
  2. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA        13
  3. CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15

1 INTRODUÇÃO

Neste PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I, vou falar e conhecer sobre a maior empresas benificiadora de couro acabado e semiacabado do mundo. Trata-se da empresa JBS S.A, situada no estado de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, na cidade de Uberlândia.

Sua origem remonta a 1953, quando seu fundador, José Batista Sobrinho, iniciou as operações de uma pequena planta com capacidade de processamento de cinco cabeças de gado por dia, na cidade de Anápolis, em Goiás.

Uma empresa reconhecida mundialmente pelo seu produto final e também pelos seus certificados de ISO9001 e LWG classificação GOLD (ouro) e SILVER (prata).

Neste trabalho, vou mostrar alguns aspecto relevantes da origem da empresa, contar um pouco da sua história, assim entendendo, o porque desta empresa conseguir sobreviver a esta crise que parece sem fim, mesmo tendo concorrentes fortíssimos no mercado, vou abordar também assuntos que falam sobre as tecnologias empregadas dentro da empresa, tanto na comunicação interna, como externa e também falar sobre a tecnologia da informação utilizada pela indústria.

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I, está todo fundamentado nas disciplinas estudas neste primeiro bimestre, que são: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

  1. Denominação e Forma de Constituição

A empresa JBS Couros faz parte do aglomerado de empresas do Grupo JBS S.A, sendo a mesma uma companhia de capital aberto desde 2007, o grupo em si conta com mais de seis décadas de história, sendo uma das líderes mundiais na indústria de alimentos e conta com mais de 235 mil colaboradores, presente em mais de 20 países, além de possuir um diversificados portifólio de produtos, com dezenas de marcas reconhecidas no mundo todo.

  1. Dados e Fatos Relevantes da Origem da Empresa

  A origem se deu 1953 na cidade de Anápolis, no interior de Goiás, quando os irmãos Juvensor, Olinto e José Batista Sobrinho, que tinham expertise na compra e venda de gado, adquiriram um açougue na cidade, nomeado Casa de Carnes Mineira, com apoio da Prefeitura de Anápolis que lhe cedia o espaço para o abate. Os negócios se expandiram a partir da construção de Brasília, oportunidade que lhes permitiu comercializar carne para os acampamentos de trabalhadores montados pelas construtoras e empreiteiras que se instalaram na região com objetivo de construir a nova capital federal. Em 1957, Juvensor e José Batista Sobrinho partiram para Brasília, e o negócio prosperou, fundando um açougue no Mercado Municipal do futuro Distrito Federal. A instalação em Brasília obteve incentivos fiscais, "quatro anos de imposto livre".

  Olinto deixou a sociedade para se tornar corretor de imóveis. Com a demanda na capital federal em alta, os sócios remanescentes passaram do abate informal nos matos do Distrito Federal para um pequeno matadouro em Anápolis. A primeira grande aquisição dos irmãos Batista foi feita em 1969. O frigorífico Matadouro Industrial de Formosa estava para fechar em razão do descumprimento de normas sanitárias - o que diminuía o seu preço - mas a aquisição foi feita, mesmo assim, por que seu pai havia viajado para o Rio de Janeiro e combinado colocar "só uns tijolinhos" com a fiscalização responsável, uma história que sugere ter ocorrido pagamento de propina para que as regras não fossem efetivamente observadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (216.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com