TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM UNIP EAD - Processos Gerenciais

Por:   •  25/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.516 Palavras (11 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 11

         

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

RELATÓRIO PIM I

LEANDRO LUIZ DE OLIVEIRA

RA 1925411

PAULINIA/2020

 

 

INTRODUÇÃO

A Caixa Econômica Federal é uma companhia classificada como empresa de capital fechado. Todo o seu capital é proveniente do Governo Federal do Brasil, caracterizando a instituição bancária como uma empresa pública brasileira desde a sua época de fundação, que ocorreu em 12 de janeiro de 1861, durante o mandato do Imperador D. Pedro II.

 A disciplina de Fundamentos da Administração se volta para os relacionamentos e as abordagens acerca da estrutura e da definição da empresa. A Caixa Econômica Federal como uma instituição engloba diversos conceitos em seu funcionamento, desde teorias de comunicação a fundamentos de relacionamento interpessoal.

Consequentemente, esses pontos permitem o desenvolvimento e o relacionamento de colaboradores, concorrentes do público externo. Assim, a estrutura traz luz a ideias e ideais de compreensão, permitindo o alcance a exploração de conceitos também como a visão, os valores e a missão da companhia.

 A Comunicação Empresarial é um estudo que se baseia na observação e na interação de indivíduos, implicando-se em relações e situações que possam vir a ser caracterizadas válidas para o desenvolvimento da organização. Esse fator é fundamental para o atendimento ao cliente e para o oferecimento dos produtos e dos serviços da organização.

         

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Com uma visão fundamental, a administração, seja ela de uma organização privada ou de uma organização pública, acaba sendo defendida pelo conceito aplicado com base na tomada de decisões relativas ao estabelecimento. De uma forma geral, esses objetivos categorizados como estratégicos, táticos ou operacionais se aplicam em diferentes níveis da organização e devem ser condizentes com as premissas e com os pontos internos e externos, assim como com a visão, o objetivo e a missão da organização.  

 É possível observar um grande limiar de estratégias que consistem na alocação de recursos necessários para a obtenção do objetivo, ainda que esse ponto não seja explicitamente único, diversos outros fatores são essenciais para o desenvolvimento de uma ação positiva e com determinado ponto a alcançar. Recursos humanos, recursos materiais e recursos tecnológicos são partes essenciais na relação de estratégias dentro do mercado, a sua falta acaba por ensejar na deficiência da companhia e eventualmente, na fatídica observação de uma falha administração.

A CEF possui o seu patrimônio público e a sua própria autonomia administrativa, com sede em Brasília e filiais em todo o território nacional, ela atua em atividades sociais e possui um grande valor e impacto dentro do meio civil e trabalhista, sendo responsável por disposições financeiras do INSS e outros, sendo a responsável por efetuar pagamentos voltados para políticas público-sociais como Minha Casa Minha Vida e Bolsa Família.

A instituição participa de comissões na Federação Brasileira de Bancos, a Febraban. Dessa forma, ela possui a capacidade de observar quanto a viabilização e o engajamento dos demais bancos no combate ao trabalho escravo e degradante, adotando medidas para eliminá-lo de sua cadeia de relacionamentos e negócios, assim como outras atividades sociais, em prol da sociedade.

 Atualmente, a Caixa Econômica Federal possui uma grande estabilidade e tendência para os atos de liderança democráticos e liberais. Com isso, ela preza para o crescimento de controle das ações, além de uma permissividade incumbida na obtenção de resultados.  

As demonstrações financeiras da empresa são disponibilizadas com prazos anuais, semestrais, trimestrais e bimestrais. Isso ocorre para permitir a publicidade do dinheiro público envolvido na sua gestão, tendo em mente a legislação voltada para a transparência dos gastos relacionados ao dinheiro público.  

Quanto aos fundamentos da administração, a Caixa também se baseia nos princípios do planejamento, do preparo, do controle e da execução. Com isso, ela se fomenta nos atos de planejamentos sistemáticos em procedimentos, em todos os preparos de equipamentos e na busca por arranjos melhores, na forma de execução e no processo estabelecido e na eficiência.

A administração da Caixa se baseia em alguns princípios, ela utiliza vários métodos para um planejamento válido e crescente para a companhia. E, consequentemente, observa a sua atuação nas áreas econômicas, como um banco de que atua em um perfil nacional, são condensados diversos serviços e produtos, desde aqueles para áreas de varejo ou destinados a pessoas físicas e pessoas jurídicas.  

Entre os pacotes de serviços e produtos oferecidos pela CEF há aqueles que englobam diversas atividades executadas pela empresa, desde a migração de contas ou até uma melhor operação dos serviços e das contas de um cliente, com tarifas avulsas ou menores, além de isenção e benefícios.

 De forma geral, a empresa fornece produtos como talões de cheque, cartões de crédito e de débito, cartões para uso no exterior, créditos e financiamentos imobiliários, consórcios imobiliários, financiamentos para empreendimentos e automóveis e muitos outros. Além destes há ainda a oferta de serviços de extrato, cheque especial, adiantamento de depósito, portabilidade de salário, informes de rendimento, débitos automáticos, contas salário, TEDs e DOCs.

  O banco, também, fornece o serviço de cambio de moedas, garantindo uma maior acessibilidade para pessoas que necessitam encaminhar e cambiar moedas de diferentes nacionalidades. Há, também, a oferta de serviços de capitalização e de seguros, além, de uma corretora de valores online e serviços de investimento e de previdência.

De uma forma geral, a administração pode ser caracterizada como a arte de governar organizações, de dirigir, de inspecionar, de gerir, ou até de interpretar objetivos propostos, com o objetivo final de torna-los uma ação organizacional efetiva e positiva por meio de todo um processo administrativo complexo e extenso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com