TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Riscos da Internacionalização

Por:   •  30/6/2019  •  Dissertação  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Os negócios internacionais existem há décadas, mas ganhou força nos últimos 20 anos, as empresas estão buscando oportunidades no mercado internacional, tocando a vida de milhões de pessoas pelo mundo. Atividades diárias por mais simples que sejam como fazer compras, escutar música, assistir um filme ou navegar pela internet, envolvem transações internacionais que nos conectam a economia global.

O comércio e o investimento são as formas mais comuns de transações comercias internacionais. O comercio internacional refere-se à troca de bens e serviços através das fronteiras nacionais, a qual pode envolver tanto mercadorias quanto serviços. Essa troca pode ser denominada exportação que é à saída de bens e serviços de um país, sendo enviados para o exterior ou importação que é à entrada de bens ou serviços no país, vindos do exterior.

O investimento internacional refere-se à transferência de ativos para outro país ou a aquisição deles nesse país. Esses ativos, que incluem capital, tecnologia, talento gerencial e infraestrutura manufatureira, são chamados de fatores de produção. No caso do investimento a própria empresa atravessa fronteiras para assegurar a propriedade de ativos localizados no exterior. Existem dois tipos de investimentos:

Investimento em portfólio que são propriedades passivas de títulos estrangeiros, tais como ações e obrigações, com objetivo de gerar retornos financeiros. O investidor estrangeiro possui um interesse de relativo curto prazo na posse deles.

Investimento direto estrangeiro é a estratégia em que a empresa estabelece uma presença física no exterior por meio da aquisição de ativos produtivos, como capital, tecnologia, força de trabalho, terrenos, instalações industriais e equipamento. Em geral, as empresas possuem um plano de longo prazo.

A internacionalização de empresas está sujeita a quatro tipos principais de risco: risco intercultural, risco-país, risco cambial e risco comercial. A empresa deve administrá-los para evitar prejuízo financeiro ou falhas de produto.

Risco intercultural é decorrente das diferenças entre idioma, estilo de vida, modo de pensar, costumes e religião. Os valores culturais das pessoas tendem a ser duradouros e influenciam a mentalidade e o modo de trabalhar dos funcionários e os padrões de compra dos consumidores. Por exemplo, o idioma que pode tanto facilitar nas negociações se você o compreende como pode prejudicar e acabar impedindo a comunicação de ambos os lados. No caso deve se adaptar conforme o país e a região que você esta situado, pois são inúmeros fatores que podem te prejudicar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (26.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com