TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Riscos do empreendedorismo

Por:   •  27/11/2017  •  Resenha  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE CIENCIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE PERNAMBUCO – FCAP/UPE
ALUNA: PRISCILA CRISTINE DE ARAUJO FERREIRA
DISCIPLINA: CRIAÇÃO DE EMPRESAS

OS RISCOS DO EMPREENDEDORISMO

O risco empresarial teve o seu inicio na Renascença. E o que divide a historia moderna da história antiga é o domínio do risco. A habilidade de administrar o risco e a ânsia de correr riscos e de realizar escolhas são elementos-chave de energia que promove o sistema econômico.

Vários estudos compravam que as micros, pequenas e médias empresas necessitam de linha de credito. Porem, a linha de credito tem destruído mais empresas do que ajudado. E o que as empresas precisam é de informação e que exista um ambiente para o desenvolvimento do negocio.  Os empreendedores são indivíduos apaixonados pelo seu produto e com grande necessidade de realização.  Existe uma corrente de pensamento que considera que um empreendedor não aprende a profissão, mas há outras que pregam que se pode treinar qualquer pessoa para se tornar um empreendedor.

As características fundamentais de um empreendedor são: simplicidade, vontade, senso de missão, valores e prioridades. O empreendedor encara com responsabilidade o seu trabalho e valoriza os seus clientes. Apesar de todas essas qualidades o empreendedor pode passar por algum fracasso ou frustação. E como o empreendedor pode lidar com esse mal já que para ele pode ser devastador? A resposta é que muitas vezes pode-se tirar uma lição e um aprendizado dessa situação. Muitos empreendedores atingiram o sucesso utilizando as lições de erros anteriores.

Um dos principais riscos que se pode correr é a falta de objetividade quando se trata de uma nova ideia, além do desconhecimento do mercado em que se pretende atuar, erros nos cálculos e necessidades financeiras, falta de diferenciação dos produtos ou serviços em relação aos concorrentes, escolha errada dos sócios, localização não adequada para a atividade. E juntamente com esses riscos, o empreendedor tem e deve evitar algumas armadilhas como escolher o negócio incompatível com sua personalidade, fazer a avaliação incerta do mercado e da aceitação do produto, não se preocupar com a localização e projeto físico, exagerar na obtenção de empréstimos, não calcular custos, contratar além do que precisa e também viver do fluxo de caixa e não do lucro.

Lutar para sobreviver no mercado é um trabalho difícil e bem complicado, e o empreendedor tem que enfrentar desafios e obstáculos a todo momento. Mas quando se fala de erros cometidos, podemos citar alguns mais comuns como não conhecer a necessidade do consumidor, depender de poucos fornecedores e compradores, não levar em consideração a concorrência, descuidar da capacitação dos funcionários, negligenciar o controle de qualidade e também não investir o suficiente na imagem da empresa. Sem dúvidas, o risco do fracasso é um fator com que o empreendedor tem de aprender a lidar e conviver. E para a sobrevivência de um empreendimento deve-se perceber que se faz necessário o desenvolvimento de alguns mecanismos visando a adaptabilidade, independência, audácia, persistência, aceitação de sacrifício, habilidade e capacidade.

Um indivíduo empreendedor pode ser visto como uma pessoa especial, já que é capaz de realizar funções inovadoras e coloca-las em pratica. Até construir seu próprio negócio, todo empreendedor acredita que sabe tudo sobre empreender. Só que muitas vezes ele pode estar enganado e há uma necessidade de observar alguns detalhes como de onde vem o dinheiro, o que contribui a favor do sucesso, a importância do marketing e o imprevisto de uma ação.

O que faz um empreendedor obter o sucesso é a sua capacidade empresarial, que assume riscos calculados e possui vontade de inovar. É verdade que é preciso tirar lições dos erros, já que o produto ou serviço errado é o melhor professor. O sucesso não chega por acaso e as empresas precisam estar sempre se motivando para que possam passar pelos momentos de crise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com