TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de Liderança

Por:   •  13/10/2018  •  Monografia  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

Diante de uma equipe que tipo(s) de liderança(s) você escolheria?

Qual o motivo da escolha?

Caracterize a equipe.

Acredito que se eu pegar uma equipe já em andamento, tenho que observar o desempenho e os costumes que a mesma tem para desenvolver seus trabalhos, saber se está desmotivada, com problemas de relacionamentos, com dificuldades de desempenhar as tarefas, e visto isso começar a agir devagar para não assustar e nem criar nenhum tipo de desconforto ou ate mesmo apatia.

Acabei de ser contratada para trabalhar em uma empresa nacional com um pouco mais de 200 funcionários, onde irei liderar uma equipe de operadores de injetoras multifuncionais com 30 colaboradores, onde estão desmotivados e com problemas de relacionamentos.

Como gestora tenho que ter visão, não somente olhando para o lado da empresa (lucros e melhorias), mais também vendo o colaborador como uma parte muito importante para os resultados. Sendo assim procurando os motivar e incentivar em seus desafios.

Vou começar escolhendo a liderança autoritária, pois a área que vou atuar (produção e desenvolvimento) preciso ter uma postura mais séria, com limites e regras, com compromissos a prazos e com produtividades, porém, em contra parte vou precisar também exercer a liderança democrática, pois quero que os liderados tenham a liberdade de opinar, assim formando uma equipe com respeito a hierarquia e com espaço para serem ouvidos.

Apesar do líder ter estudos, conhecimentos e técnicas para resolver os conflitos diários, o liderado é quem vai desenvolver o projeto, ele vai estar mais ativo ao processo, podendo assim enxergar um modo de melhorar o desenvolvimento do produto, e expor suas ideias. Essa liderança vai fazer com que o ambiente de trabalho fique mais leve, e proporcionará uma integração da equipe, onde poderei estabelecer metas e assim sendo os motivar com possíveis aumento de salários e / ou promoção.

Uma equipe é motivada já na contratação, onde a organização oferece seus benefícios e ali já se percebe a preocupação com seus colaboradores, essa empresa vai oferecer condições de trabalho dignas, como um transporte ate o local, alimentação, plano de saúde, auxilio creche, um plano de carreira, entre outros... o contratado já fica com esperança de crescimento profissional, e vai procurar dar o melhor para ter essas oportunidades. Podemos colocar nesse paragrafo o individuo que é contratado e está com problemas pessoais, apresenta instabilidades em empregos anteriores, tem um gênio forte, esse nunca se sentira satisfeito, ele sempre vai ver o lado ruim de tudo, vai sempre reclamar, e com isso desmotivar os que estão a sua volta. Para isso preciso ser pulso firme, tomar uma decisão certa e precisa para não estragar os demais da minha equipe, isso é uma postura de um líder autoritário.

 Quanto ao tratamento entre pessoas, um lugar organizado, onde o trabalhador se sente útil e extremamente importante, onde há respeito entre as hierarquias e seus membros se sintam como parte de uma grande família, os resultados não podem ser negativos.

Ninguém é líder isso ou líder tal, cada liderança tem seus pontos positivos e negativos, cada um entra em ação de acordo com o conflito a ser resolvido, de acordo com as decisões a serem tomadas, temos que somente ter visão, bom senso, sermos profissionais e humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com