TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de Liderança

Por:   •  10/11/2019  •  Dissertação  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 6

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: 04

Aluno: Riverlone

Turma:

Introdução

Com globalização e as constantes mudanças no mercado, as organizações têm cada vez mais desafios na busca de soluções que simplifiquem seus processos agregando valor aos produtos e serviços tornando-a cada vez mais competitiva.

Em um ambiente extremamente competitivo, como as organizacionais podem agir estrategicamente para moldar seus processos internos e atingir os seus objetivos, visando o estabelecimento de resultados sustentáveis a longo prazo? O que faz com que organizações com mesmo níveis de investimentos em tecnologia e experiências em atuação em determinados mercados tenham resultados tão diferentes?

Nem sempre estas questões, estão vinculadas a grandes investimentos e/ou mudanças complexas nos processos organizacionais e sim ao melhor aproveitamento do capital humano existente nas mesmas, ou seja, cuidar do capital humano é condição sine qua non para que as estratégias internas sejam cumpridas, através do estabelecimento e seguimento das tarefas e a busca incessante pelos objetivos tornando-se assim fatores determinantes para o sucesso das organizações.

Neste cenário, o desenvolvimento da liderança tem papel fundamental na condução das mudanças necessárias visando o atingimento dos objetivos estratégicos, ou seja, o líder tem a função de gerenciar equipe de pessoas influenciando os mesmos para que a missão (razão de ser) e a visão (onde a empresa quer chegar) das organizações sejam atingidos.

Dentro das principais características, o líder deve contribuir para o atingimento de resultados, dirigir atividades de outras pessoas, assumir responsabilidades pelo resultado da equipe, ter autoridade, compreender determinadas situações e principalmente transformar ideias em ações através do trabalho em equipe.

Porém, os estudos demonstram que tais competências se complementam e não são excludentes, podendo ser desenvolvidas de acordo com cada situação vivida pelas organizações. Dentro das várias abordagens da liderança, analisaremos a seguir alguns dos diferentes perfis de liderança existentes.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

1 - Liderança Coercitiva:  baseia-se em uma relação direta de coerção entre Líder e Liderado, ou seja, na utilização do poder hierárquico para obtenção de resultados. Segundo Gaspar & Portásio (2009), caracteriza-se pela concentração de poder de decisão, afastando a pessoa que a exerce da coletividade sobre qual atua.

Vantagens: Considerando situações de emergência, onde não há tempo para discussão alternativas, a liderança coercitiva é necessária para tomadas de decisões em tempo hábil.

Desvantagens: Cria um ambiente de desmotivação e baixa criatividade.

2 – Liderança Democrática: baseia-se na comunicação, interação e consenso entre Líder e Liderados visando a discussão de alternativas e tomada de decisão.

Vantagens: Cria um ambiente participativo e motivação elevada junto a equipe de trabalho. Ladeia (2013), considera que o compartilhamento das responsabilidades faz com os liderados se sintam corresponsáveis e parte de uma construção coletiva. 

Desvantagens: Devido a constante interação dos membros da equipe a respeito da melhor decisão pode criar um ambiente de indecisão.

3 – Liderança Autoritária ou Autocrática:  Segundo Narciso (2018), neste estilo, a liderança adota uma postura autoritária e centralizadora, ou seja, as decisões estratégicas são tomadas com base no seu conhecimento e julgamento.

Vantagens: Maior rapidez nos processos decisórios e maior controle sobre todos os processos.

Desvantagens: Baixa delegação de tarefas entre os membros da equipe e consequente sobrecarga de trabalho do Líder, desmotivação / sentimento de desvalorização da equipe.

4 – Liderança Marcadora de Ritmo: Segundo Melo (2010), a principal característica deste estilo de liderança, é o alto desempenho, do tipo que lidera pelo exemplo, voltado para resultados rápidos. Pode ser intitulado as vezes como um workaholic “viciado em trabalho”.

Vantagens: tem como ponto positivo sempre apoiar, analisar e ajudar com quaisquer dificuldades que possam afetar a performance da equipe, ou seja, sempre junto do time para enfrentar os problemas.

Desvantagens: Santos (2018), considera que por trabalhar em excesso, acaba não respeitando o ritmo saudável de trabalho da equipe.

5 – Liderança Paternal: baseia-se na construção de relacionamentos, ou seja, tem um foco nas necessidades pessoais dos liderados tornando-se um líder acolhedor, criando uma espécie de laço que ultrapassado as fronteiras profissionais.

Vantagens: Cria um ambiente de trabalho onde todos se sentem prestigiados e confortáveis e tem uma certa habilidade para resolver conflitos internos.

Desvantagens: Poder ter extrema dificuldade para dar feedbacks negativos, e as decisões as vezes podem estar sustentadas a questões pessoais.

6 – Liderança Treinadora ou Coaching: baseia –se no desenvolvimento dos colabores de sua equipe, através do conhecimento de forças e fraquezas de cada integrante, criando condições para desenvolvimento dos potenciais de cada membro na busca de melhores resultados.

Vantagens: Desenvolvimento continuo, através do feedback, cooperação e compromisso com o autodesenvolvimento dos membros da equipe, tendo com característica marcante a formação de novos líderes.

Desvantagens: Ladeia (2013), considera que este tipo de liderança assume grandes riscos para deixar que as pessoas evoluam naturalmente, criando assim um ambiente de maior exposição a erros.

7 – Liderança Centralizadora: Baseia-se na tomada de decisão apenas considerando a opinião do líder, ou seja, sem consultar a opinião da equipe de trabalho. Drubscky (2018), destaca que o líder centralizador é uma figura muito comum nas organizações, principalmente quando o professional está em sua 1ª experiência de liderança.

Vantagens: Segundo Mello (2010), este estilo pode ser utilizado em momentos de urgência e principalmente quando os profissionais envolvidos possuem baixa maturidade para caminhar sozinhos, ou seja, estão em processo de capacitação para tal.

Desvantagens: Desmotivação da equipe, devido ao não envolvimento da mesma nas tomadas de decisão, criando um ambiente onde os membros podem considerar que seu trabalho não é valorizado. Pode também causar perda de performance das entregas devido a não delegação de tarefas causando sobrecarga de trabalho para o Líder.

8 – Liderança Liberal ou Laissez-Faire: Tem como característica principalmente a confiança na equipe com um alto grau de delegação de tarefas. Este estilo de liderança é aplicado em equipes com um nível elevado de maturidade, onde os membros podem gerenciar a si mesmo.

Vantagens: Descentralização, redução de burocracia na realização das tarefas e Liberdade para tomada de decisões.

Desvantagens: Mello (2010), destaca que caso não aja um acompanhamento constante do líder na orientação e monitoramento das atividades, a equipe pode ficar completamente perdida e o projeto final pode ficar completamente comprometido.

9 – Liderança Inspiradora: baseia-se na Liderança de um profissional que normalmente é referência na organização pela competência em que foi construída sua carreira e pelo carisma que detém entre os liderados, servindo de exemplo para toda a equipe.

Vantagens: Drubscky (2018), considera que neste tipo de liderança não é necessário dar muitas ordens, pois a equipe detém informação do que necessita ser realizado e quando consultar sobre dúvidas a respeito das atividades, destacando-se também a facilidade de delegação de tarefas entre os liderados

Desvantagens: Às vezes perde a oportunidade de ouvir opiniões dos seus liderados, pois entende que o seu planejamento é o melhor para determinada tarefa, criando assim a possibilidade de conflitos internos com outros profissionais devido a divergência de opinião.

10 – Liderança Visionária: baseia-se no estilo de liderança que tem uma visão sistêmica, ou seja, enxerga além dos limites do dia a dia, propondo ações de longo prazo visando resultados futuros para a organização. Para este perfil, as tarefas do dia a dia são pautadas em resultados futuros.

Vantagens: Tem facilidade em reconhecer talentos dentro de sua equipe de trabalho.

Desvantagens: Pode ter dificuldades em manter o foco em tarefas de curto prazo.

Considerações finais

Baseado nos conteúdos estudados, tenho visto alguns estilos de lideranças em evidência nos ambientes organizacionais aos quais tive oportunidade participar, dentre elas se destacam a Liderança Autocrática, Liderança Centralizadora e a Liderança Marcadora de Ritmo.

Considerando os conceitos relacionados a gestão de pessoas, podemos perceber que cada líder tem estilos específicos para o gerenciamento de sua equipe, e estes estilos são construídos através das competências adquiridas durante a trajetória profissional, conhecimentos específicos, habilidades, atitudes e pontos de vista relacionados a determinadas situações.

Neste sentido, pode-se entender que os fatores fundamentais para definição do estilo de liderança a ser aplicado estão relacionados aos níveis de maturidade da equipe e os desafios propostos pelas organizações.

Diante de um cenário de extrema competitividade e mudanças constantes, considero que a Liderança Situacional destaca-se como estilo que se adapta adequadamente a cada circunstância organizacional, ou seja, o Líder pode utilizar de quaisquer estilos de acordo com as necessidades momentâneas vividas pelas organizações. 

Referências bibliográficas

GASPAR, Denis Juliano; PORTÁSIO, Renato Mehler. LIDERANÇA E COACHING: Desenvolvendo Pessoas, recriando organizações. Revista de Ciências Gerenciais, São Paulo, v. , n. 18, p.17-41, 22 set. 2010.

LADEIA, Barbara. NEGÓCIOS: Os prós e contras de 6 estilos de liderança. Exame, São Paulo, v. -, n. -, p.0-0, 02 jul. 2013. Quinzenal. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2019.

NARCISO, Vanessa. LIDERANÇA E COACHING: Estilos de Liderança: O que são, Tipos e Como funcionam. 2018. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2019.

MELO, Fábio Bandeira de. Carreira: Conheça os 10 perfis de liderança mais comuns. 2010. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2019.

SANTOS, Bruno F. dos. EMPREENDEDORISMO E FRANCHISING: SAIBA QUAIS SÃO OS PERFIS DE LIDERANÇA E IDENTIFIQUE O SEU. 2010. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2019.

DRUBSCKY, Luiza. PERFIL DE LIDERANÇA: Conheça os 10 tipos mais comuns e descubra o seu!. 2018. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (423.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com