TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os pensadores e a contribuição para o desenvolvimento da gestão moderna

Pesquisas Acadêmicas: Os pensadores e a contribuição para o desenvolvimento da gestão moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.771 Palavras (20 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 20

1-Adam Smith

Boa noite, Adam você pode nos contar um pouco sobre sua vida?

Bom meu nome Adam Smith nasci em Kirkcaldy, no dia 5 de junho de 1723 sou um economista e filósofo escocês, considerado o pai da economia moderna, e o mais importante teórico do liberalismo econômico.

E qual é a sua area de atuação?

Eu sou Autor de “Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações”. A minha obra mais conhecida, e que continua sendo como referência para gerações de economistas, na qual procurei demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.

E o que você queria passar para as pessoas através das suas obras?

Acreditava que a iniciativa privada deveria ser deixada agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental. A competição livre entre os diversos fornecedores levaria forçosamente não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas, no afã de baratear o custo de produção e vencer os competidores.

Sabemos que as suas doutrinas exerceram uma rápida e intensa influência na burguesia (comerciantes, industriais e financistas), pois queriam acabar com os direitos feudais e com o mercantilismo. Como que você implantou isso?

As manufaturas inglesas tinham nas colônias americanas um importante cliente, e alguns empresários influentes exigiram junto ao parlamento inglês que fosse proibido aos norte-americanos a produção de bens similares, a fim de proteger seus negócios; A minha solução para as colônias americanas era fomentar o livre comércio, acabar com os pesados impostos aduaneiros e restrições comerciais e oferecer às colônias uma representação política no parlamento de Westminster, tendo como resultado o preço das mercadorias mais baixos e os salários deveriam aumentar.

Qual foram suas principais obras?

1776 - Os A Riqueza das nações

1795 - Ensaios sobre temas filosóficos

2-Henri Fayol

Boa noite, Fayol você pode nos contar um pouco sobre sua vida?

Jules Henri Fayol

Meu nome é Jules Henri Fayol, nasci em Istambul , no dia 29 de Julho de 1841, filho de pais franceses ; André Fayol contramestre em metalurgia e Adélaïde Saulé . Sou um engenheiro de minas , teórico da Ciência da Administração e fundador da teoria Clássica da Administração.

E qual sua atuação?

Eu Criei um centro de estudos administrativos onde freqüentavam pessoas relacionadas com o comércio, indústria e governo para que fossem difundidas doutrinas administrativas; Nomes importantes como James D. Mooney , Luther Guilick , Oliver Sheldon e Lyndal F.Urwick eram seguidores do centro. Também sou autor do livro Administração Industrial e Geral escrito em Francês , que só foi traduzido para o Inglês em 1949.

Sua visão é contrária a de Taylor e Ford cuidando da empresa de cima para baixo, certo?

Sim eu contribuo para o desenvolvimento da administração moderna abordando a Gestão Administrativa, onde falava da administração como profissão e era ensinada através de uma Teoria Geral da Administração. Além disso, também identifiquei as quatro funções da Administração que são: Planejar, Organizar, Liderar e Controlar e ainda acrescentei a função de Coordenar. Além disso, identifiquei catorze princípios para a administração eficaz, que se tornaram referência administrativa.

Você pode nos contar qual foram elas?

01) ** Divisão do trabalho . Dividir e destinar responsabilidades

02) ** Autoridade ( Estatutária e Pessoal ) e Responsabilidade ( Prestação de contas )

03) ** Disciplina . Expor as expectativas e punir as violações

04) ** Unidade de Comando . Cada agente só recebe comando de uma pessoa

05) ** Unidade de Direção . Todos os agentes focados nos objetivos da organização

06) ** Subordinação . Prevalência dos interesses gerais da organização

07) ** Remuneração do pessoal .Justa , evitando a exploração

08) ** Centralização .Todas as informações chegam no chefe e ele descentraliza as tarefas

09) ** Hierarquia . Escala de comando

10) ** Ordem . Ordenar tarefas e materiais

11) ** Eqüidade . Disciplina e ordem

12) ** Estabilidade do pessoal . Promover segurança e longevidade do empregado

13) ** Iniciativa . Estimular a iniciativa para solução de problemas que apareçam

14) ** Espírito de equipe . Harmonizar os membros da organização

Pra você quais são as funções do administrador?

- Planejar

- Organizar

- Coordenar

- Comandar ( Posteriormente reunidas Comando e Coordenação sob o nome de Direção.

- Controlar

- Motivar

- Comunicar

- Decidir

- Assessorar

3-Frederick Winslow Taylor

Boa noite, Taylor você pode nos contar um pouco sobre sua vida?

Meu nome é Frederick Winslow Taylor, nasci na Filadélfia, Pensilvânia no dia 20 de Março de 1856, mais conhecido por F.W.Taylor, viivi na Europa três anos e, aos 18 anos, comecei a trabalhar como aprendiz na Hydraulic Works, fabricante de bombas a vapor. Depois da licenciatura em Engenharia Mecânica no Stevens Institute of Technology, ascendeu a engenheiro- -chefe da Midvale Steel Company, passando a diretor-geral da Manufacturing Investment Company. Em 1893 fui para Nova Iorque trabalhar como consultor de engenharia. sou considerado “Pai da Administração Científica”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com