TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os problemas enfrentados por uma Organização sem Fins Lucrativos nos dias atuais

Trabalho acadêmico: Os problemas enfrentados por uma Organização sem Fins Lucrativos nos dias atuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Trabalho acadêmico  •  10.041 Palavras (41 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 41

RESUMO

A idéia central deste trabalho foi realizar um estudo exploratório sobre os problemas enfrentados por uma Organização sem Fins Lucrativos nos dias atuais.

É sobejamente conhecido que de um modo geral a exclusão social no Brasil é extremamente alta.

Por isso a decisão de fazer uma pesquisa que pudesse dar uma indicação dos problemas enfrentado por uma Organização Sem Fins Lucrativos “Grupo Amar a Vida” sobreviver na atual conjuntura do País. Esta organização é formada por voluntários que se dedicam em benefício dos que necessitam, sem apoio financeiro de nenhum órgão público.

Através da análise dos resultados obtidos foram diagnosticados alguns problemas como: falta de planejamento estratégico, ausência de controle das doações dos voluntários, escassos recursos financeiros; após a verificação dos mesmos foram feitas algumas propostas e aplicadas na Instituição, como: regulamentação da organização, estabelecimento de metas, um banco de doadores e uma divulgação do Grupo Amar a Vida, através de “folder” institucional.

Palavras chaves : Terceiro Setor, Responsabilidade Social, Voluntariado.

ABSTRACT

The central idea of this study was an exploratory study on the problems faced by a NPO today.

It is well known that in general social exclusion in Brazil is extremely high.

So I decided do a search that could give an indication of the problems faced by a Non-Profit Organization "Love Life Group" survive in the current situation of the country. This organization consists of active volunteers benefit of those in need, without financial support from any public agency.

By analyzing the results obtained were diagnosed some problems as lack of strategic planning, lack of control of donations from volunteers, scarce financial resources; after checking them were made some proposed and implemented in the institution, such as: regulation of the organization, setting goals, a database of donors and disclosure of Group Loving Life through "folder" institutional.

Keywords: Third Sector, Social Responsibility, Volunteering.

INTRODUÇÃO

Dentro da sociedade atual a solidaderieda está presente na maioria das comunidades, em que a ajuda entre as pessoas e a criação de movimentos visa a melhoria das mesmas na luta a favor da democracia e dos direitos humanos.

O momento em que vivemos, importante para o novo padrão de democracia, mostra que a voz dos cidadãos, quando unidas, faz-se ouvir perante a sociedade, mostrando que pode sim interferir na atuação dos governos e novas formas de parceria.

Quando o povo se mobiliza e se une em favor de causas como o combate a pobreza e a intregração dos excluídos, os recursos e competências necessárias para essa luta aumentam.

Nota-se uma maior participação da iniciativa privada para fins públicos. Uma luta constante contra a resistência, preconceitos e desconfiança vem apresentando resultados positivos o que mostra que os novos mecanismos e procedimentos vem dando certo.

Considerando essa situação, este trabalho abordará um assunto de interesse comum, que é o terceiro setor, e que vem, cada vez mais, sendo reconhecido no país, dada a sua relevância social.

Para o desenvolvimento deste estudo, foi examinado a estrutura do Grupo Amar a Vida, sua forma de atuação, de captação de recursos e o modelo de concretização do trabalho voluntário ali desenvolvido.

A partir da análise dos dados levantados, foi possível sugerir a elaboração de um planejamento estratégico e implantação de um banco de dados, com interface do site, nele serão guardados todos os dados dos voluntários e suas participações ao longo do tempo.

No primeiro capítulo do trabalho é abordada a Fundamentação Teórica, a qual será ancorada à análise posterior dos dados do trabalho.

No segundo capítulo, será apresentado a Metodologia do Trabalho, no qual constará os métodos utilizados para o levantamento de dados, bem como toda a caracterização da Organização como: histórico, descrição física, descrição das funções, trabalhos realizados, colaboradores, recursos financeiros e algumas de suas ações.

E, nos capítulos restantes será apresentado os resultados e as propostas para a solução do problema levantado no decorrer do trabalho.

1 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1 - Exclusão Social

Segundo Cassab (2001), a idéia de exclusão social tem uma construção bastante sólida na tradição das chamadas Ciências Sociais. Esta idéia está vinculada à participação no mercado: estar excluído é estar fora do mercado de trabalho e de consumo. Quando se fala em exclusão, a referência imediata é a de não se ter acesso a um conjunto de bens, materiais, ou ainda não se ter acesso à cidadania.

A noção de exclusão social toma força no momento em que cresce a massa de excluídos em razão dos novos processos de acumulação do capital e de ordenamento do trabalho.

Seguem abaixo alguns índices retirados do IPEA, que mostram alguns dados referentes à exclusão social.

Gráfico1: Rendimento Médio Real – Pessoas Ocupadas

kj

Analisando o gráfico, nota-se que nos meses de novembro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com