TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os tipos de negociação

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

TG – ESTUDOS DISCIPLINARES V

ADMINISTRAÇÃO

TIPOS DE NEGOCIAÇÃO

KAREN FERNANDA MORALLES – RA 1428977

ELIZABETE LUIZA DE ALMEIDA – RA 1428516

POLO SÃO CARLOS

2015

Os tipos de negociação Cooperativa e Competitiva possuem o mesmo propósito, ou seja, suas principais semelhanças baseiam-se nas trocas de informações visando o ganho, os melhores resultados.

Por outro lado, são diversas as diferenças. Na negociação competitiva, busca-se a satisfação de interesses individualmente, na qual um lado sairá vencedor e o outro perdedor, salvo em casos extremos em que ambos saem perdedores. Nesse tipo de negociação, as partes buscam extrair o máximo de concessões da outra parte envolvida e barganham propostas. Na forma Competitiva não há preocupação em criar bons relacionamentos futuros e todas as informações são utilizadas como armas para a obtenção de vantagens imediatas.

Já a negociação cooperativa mostra-se mais saudável no sentido em que os lados buscam a satisfação de ambas as partes, com negociações mais transparentes, minimizando riscos e criando assim uma relação de confiança. Neste tipo de negociação, o problema é resolvido por meio de um “jogo aberto” em que a preocupação é a cooperação para a obtenção de ganhos financeiros e de relacionamento com os clientes para ambas as partes.

A negociação cooperativa, ao contrário da competitiva, mostra-se ser a forma mais inteligente de se trabalhar, pois as organizações tornam-se aliadas apoiando umas as outras para obter uma fatia maior do mercado e garantindo assim o espaço de cada uma.

De qualquer forma, ambas as negociações são válidas dependendo da situação. Por exemplo, se o outro negociador praticar a forma competitiva obviamente deve-se seguir a mesma escolha.





...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com