TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Índices Financeiros

Por:   •  1/11/2019  •  Resenha  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 4

Índice Dow Jones Industrial Average (DJIA)

O índice Dow Jones Industrial Average (DJIA) surgiu em 26 de maio de 1896 pelo editor do jornal “The Wall Street” e fundador do “Dow Jones & Company”, Charles Dow.

Trata-se de um índice acionário da bolsa de valores do EUA, calculado com base nas cotações das 30 maiores empresas dos EUA, com liderança em seus segmentos de mercado, sem restrição de atuação, embora o índice leve o termo “industrial” em sua nomenclatura. São exemplos de empresas que formam o índice: General Motors, IBM, Nike, Microsoft e Apple.

O valor do índice atualmente leva em conta os valores da ação e o tamanho da empresa proprietária dos títulos, também chamado de índice ponderado dos preços. Com essa fórmula mais realista, uma queda nos títulos da bolsa de Nova Iorque, de uma empresa do porte da Apple implicarão em grande impacto na Dow Jones.

O Dow Jones Industrial Average (DJIA) é um dos índices mais antigos, conhecidos e usados do mundo. Alterações no índice representam mudanças nas expectativas dos investidores quanto aos ganhos e aos riscos das grandes empresas incluídas para o cálculo do índice.

Referências

Índice Dow Jones Industrial Average (DJIA). Disponível em <https://br.advfn.com/indice/dow-jones>. Acesso em 02 out 2019.

Dow Jones. Disponível em: <https://www.bussoladoinvestidor.com.br/abc_do_investidor/dow_jones/>. Acesso em 02 out 2019.

Indice Dow Jones Negociação. Disponível em: https://www.avatradeportuguese.com/cfd-trading/indices/dow-jones. Acesso em 01 out 2019.

O que é um Índice de Ações. Disponível em: . Acesso em 01 out 2019.


Índice composto NASDAQ (National Association of Securities Dealers Automated Quotations)/ NASDAQ Composite

A bolsa de Valores NASDAQ surgiu em 1971. Possui como diferencial o fato de ser puramente eletrônica desde sua origem, nunca utilizou um salão físico para as negociações. É a segunda maior bolsa de valores em valor de mercado no mundo. Formada por empresas que desenvolvem e fabricam produtos de alta tecnologia.

As negociações realizadas por esse mercado eletrônico são comumente chamada de “nova economia’, e são consideradas com maior risco do que as transações realizadas em bolsas de valores pertencentes à “velha economia”, pelo mercado financeiro. No entanto, as empresas onde as ações são negociadas na NASDAQ possuem como característica menos dívidas, menor número de ativos físicos e maior liquidez.

O índice composto NASDAQ representa de forma ponderada, o valor de mercado de todas essas negociações realizadas na bolsa de valores NASDAQ, sendo um dos maiores e melhores indicador de performance de empresas do setor de tecnologia, além de atitudes dos investidores perante ações mais especulativas.

Além da grande fatia de ações de tecnologia, o índice inclui ações de indústrias financeiras, industrial e de transportes. Dessa forma o índice NASDAQ Composite é um dos maiores índices de ações do mundo, estando nele inseridas mais de três mil ações e cotações das maiores empresas mundiais de tecnologia.

Referências

NASDAQ. Disponível em: <https://br.advfn.com/bolsa-de-valores/nasdaq>. Acesso em 02 out 2019.

Concorrente da bolsa de Nova York, a bolsa de valores eletrônica reúne grandes empresas do setor de alta tecnologia do mundo. Disponível em: < https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/03/05/Como-funciona-e-por-que-existe-a-Nasdaq-uma-bolsa-de-valores-para-empresas-de-tecnologia>. Acesso em 02 out 2019.

O que é um Índice de Ações. Disponível em: . Acesso em 01 out 2019.

NASDAQ (Futuros Nasdaq). Disponível em : <https://capital.com/pt/nasdaq-futuros-nasdaq--definicao>. Acesso em 02 out 2019.


Índice Nikkei ou Nikkei 225

A bolsa de valores de Tókio foi crianda em 1878, no entanto, o índice Nikkei iniciou em setembro de 1950, divulgado pelo diário “Nihon Keizai Shimbun”. Sua criação foi parte de um programa de reconstrução e industrialização do Japão pós Segunda Guerra Mundial.

O Nikkei é um índice calculado com base nas 225 maiores empresas japonesas negociadas na bolsa de valores de Tóquio, por isso chamado de Nikkei 225. Compõe o índice empresas como Canon Incorporated, Sony Corporation, Toyota Motor Corporation, Honda Motors, e Mitsubishi.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com