TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPEL DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA

Por:   •  28/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.236 Palavras (25 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 25

Artigo Original

Papel da Universidade Corporativa no Ambiente de Inovação

Papel da Universidade Corporativa

Anderson Rodrigues ¹

Célio Rubens dos Santos ²

1- Mestrando do programa de mestrado profissional em administração pela UNA

2- Mestrando do programa de mestrado profissional em administração pela UNA

Faculdade de Administração, Centro Universitário UNA

Célio Rubens dos Santos

Rua Tereza Mota Valadares, 498 / 303 – Belo Horizonte/MG – CEP 30575-160

Telefone: 32452179

Celiorubens33@hotmail.com

Fonte de Financiamento: 0

Número de Páginas: 23

Número de Tabelas: 0

Número de Figuras: 0

RESUMO

O objetivo deste trabalho é analisar o papel da Universidade Corporativa no ambiente de inovação dentro da organização, para isso pretende-se usar uma abordagem de análise qualitativa dos dados, obtidos através da aplicação de questionários. Para análise dos dados será utilizada uma técnica de análise que mapeará as práticas de gestão do conhecimento que promovam ou estimulam o ambiente de inovação nessa organização. Com base nos fatores que vierem a ser identificados, serão elaboradas as diretrizes a serem seguidas pela Universidade Corporativa no sentido de qualificar a mão de obra da empresa e suas coligadas em seus nichos de mercado, com o intuito de inserir na cultura desses colaboradores as habilidades necessárias para o hábito da inovação. Espera-se neste estudo através dos resultados da pesquisa identificar as práticas gerenciais, operacionais e aspectos culturais relacionadas à gestão do conhecimento e, por decorrência a prática inovativa que não são completamente disseminadas na empresa estudada. Como conclusão pretende-se que a empresa desenvolva principalmente, os fatores política cultural corporativa e estímulo à aprendizagem organizacional e tenha em suas atividades o olhar inovativo em seus processos como diferencial. Como a educação corporativa visa proporcionar o desenvolvimento do colaborador alinhado às metas da organização, entendemos que o momento mais oportuno para a disseminação dos conceitos inovativos teria como ponto de partida a inserção do conteúdo e hábitos dentro dos programas educacionais corporativos.

Palavras-chave: Universidade corporativa; Inovação; Gestão do conhecimento, Aprendizagem organizacional.

Abstract:

The objective of this study is to analyze the role of Corporate University in the innovation environment within the organization, for it is intended to use an approach of qualitative analysis of data obtained through questionnaires. Data analysis is an analysis technique used to map the knowledge management practices that promote or stimulate the innovation environment in this organization. Based on the factors that may be identified, the guidelines will be prepared to follow the Corporate University in order to qualify the workforce of the company and its affiliates in their market niches, in order to insert into the culture of these employees the skills necessary for innovation habit. It is hoped this study using the survey results to identify the managerial, operational practices and cultural aspects related to knowledge management, and due to the innovative practice that are not completely widespread in the studied company. As a conclusion it is intended that the company develops mainly the corporate cultural policy factors and encouraging organizational learning and get in their activities the innovative look at their processes as differential. As corporate education aims to provide the development of employees in line with the organization's goals, we understand that the most opportune time for the dissemination of innovative concepts have as a starting point to insert the content and habits within corporate educational programs.

Key Words: Corporate university; innovation; Knowledge management, organizational learning.

1. INTRODUÇÃO

O papel da Universidade corporativa no ambiente de inovação torna-se um fator relevante ao passo que as grandes corporações competem entre si, seja no cenário nacional ou internacional. No que tange a correlação entre inovação e educação segundo (Nelson, 2006) o entrelaçamento entre ciência e tecnologia começou a um século atrás nas industrias químicas e elétricas, no qual levou ao surgimento de laboratórios de pesquisa industrial como principal local da inovação tecnológica e segundo o mesmo autor os estudos universitários estão mais ligados a tecnologias particulares e ramos específicos e sendo que parte dos esforços de inovação precisam ser feitos pelas próprias empresas no qual esses esforços e habilidades internas à empresa são necessárias para complementar e implementar esses avanços e o autor frisa também que uma característica que distingue os países que apoiam as empresas competitivas e inovadoras, reside no sistema de educação e treinamento que fornecem a estas empresas um fluxo de pessoas com conhecimento e habilidades.

Tendo como premissa o conhecimento que passa a ser elemento fundamental em sua sobrevivência e a habilidade das empresas em termos de sua produção e uso exerce papel central na competitividade (CASSIOLATO; LASTRES, 2011; NEUMANN; TOMÉ, 2011). Os principais recursos das organizações deixam de ser apenas os ativos tangíveis e o foco passa a ser nos ativos intangíveis. Nesse sentido, nenhuma empresa pode sobreviver e ter sucesso sem estar à altura dos padrões dos líderes em seu campo, sendo assim as empresas não podem considerar apenas seus ativos ou capital material, em ambientes cada vez mais competitivos. Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.9 Kb)   pdf (211.5 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com