TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um estudo sobre a gestão financeira de uma Universidade Corporativa

Por:   •  4/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  5.091 Palavras (21 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

Um estudo sobre a gestão financeira de uma Universidade Corporativa

Lívio Mewes da Silva Herdade – RA: 815076-1

UBERLÂNDIA

2015

RESUMO

O estudo foi elaborado através de uma análise dos dados financeiros e gerenciais da empresa Algar Universidade de Negócios - UniAlgar. Em sua história de mais 15 anos de atuação no ramo de educação corporativa, foi possível realizar um estudo analítico de sua estrutura organizacional e sua gestão financeira seguindo os dois últimos exercícios. O projeto propõe acima de tudo, o esclarecimento e/ou análise dos processos gerenciais da empresa que tomaram forma em todo o seu tempo de atuação no mercado mineiro, como sendo uma pioneira em seu ramo de atuação. Visando sempre a evolução organizacional e a perspectiva de crescimento, foi avaliado sua estrutura financeira e contábil.

Palavras Chaves: Gestão Financeira, Estatística, Contabilidade, Educação Corporativa.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1        DESCRIÇÃO DA EMPRESA        

1.1        Apresentação e histórico        

1.2        Estratégia de atuação        

1.3        A estrutura física        

1.4        As atividades e linhas de negócio        

2        FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA        

2.1        Gestão Financeira – conceitos básicos        

2.2        A importância do Gestor Financeiro        

3        CONCEITOS BÁSICOS DA CONTABILIDADE        

3.1        Estatísticas Patrimoniais        

4        ESTATÍSTICA APLICADA        

5        ESTUDO DOS DADOS DA EMPRESA ESTUDADA        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

ANEXO 1 – BALANÇO PATRIMONIAL UNIALGAR        


INTRODUÇÃO

A empresa é um agrupamento humano hierarquizado, que envolve meios humanos, materiais e financeiros para criar e distribuir produtos ou prestar serviços. Esta atende a objetivos definidos por uma direção (pessoal ou colegial), que faz interferir nos diversos escalões hierárquicos as motivações do lucro e da utilidade social. Esta definição de empresa, é a mais utilizada no âmbito social/financeiro.

A simples maximização do lucro contabilístico anual, apresenta-se mais como um importante meio de preservação da independência e do desenvolvimento da empresa do que propriamente como um objetivo pois, ela realmente equilibra a retenção dos lucros anuais uma vez que, são eles que contribuem para a elevação do valor da própria empresa.

O objetivo desse projeto é inserir o aluno nas práticas gerenciais no âmbito financeiro a fim de, levantar as bases e as estruturas administrativas gerenciais da empresa escolhida, relatar as estratégias de gestão administrativa- financeira como missão, fluxos e operações, conhecer e analisar estrutura contábil de uma organização, associar as abordagens citadas na pesquisa à teoria abordada, fazendo um enlace da teoria com a prática e proporcionar ao autores deste estudo a possibilidade de desenvolver visão crítica das práticas adotadas.

A empresa analisada nesse trabalho é Algar Universidade de Negócios LTDA, a UniAlgar, que é a Universidade Corporativa do Grupo Algar. Foi escolhida essa empresa pelo acesso as informações disponibilizadas em materiais de internet e, por maior facilidade no esclarecimento de dúvidas e entrega de informações necessárias.

Além da Gestão Financeira, que é a base do projeto, foram coletadas informações, e feito análises conclusivas das disciplinas envolvidas nesse semestre sendo a Contabilidade e a Estatística Aplicada. Acredita-se que o projeto cumpriu seu objetivo e trouxe um ganho sólido de conhecimento tanto nos novos conceitos nele apresentado, como na aplicação dos conceitos à prática.


  1.  DESCRIÇÃO DA EMPRESA
  1. Apresentação e histórico

A Algar Universidade de Negócios, conhecida como UniAlgar, foi criada em setembro de 1998 com a missão de promover o desenvolvimento dos talentos para aumentar a competitividade dos negócios Algar. Ela começou a ser concebida em 1995, em um evento chamado ALGAR 2100, sob a coordenação do renomado executivo da Amana-Key Oscar Motomura, em São Paulo. Nessa ocasião, nos debates, veio a visão estratégica de que educação seria algo sem prazo de validade, ou seja, todo o futuro da humanidade, e por consequência dos negócios, passaria pela educação e se o Grupo Algar quisesse ser perene, deveria pensar em educação, até como negócio. As discussões evoluíram e houve a recomendação de que o Grupo incluísse em sua visão estratégica o investimento em educação corporativa de forma permanente, como maneira de desenvolver sua cultura, construir competências para crescer, modernizar-se e garantir sucessão gerencial.

O conceito de Universidade Corporativa começava a ser discutido nos Estados Unidos, onde se desenvolveu a partir dos anos 90, mas poucas empresas, no Brasil, mesmo entre as multinacionais norte-americanas, trabalhavam com esse conceito. Em julho de 1997, o então Diretor Corporativo de Talentos Humanos – Cícero Domingos Penha – e alguns de seus pares, fizeram uma viagem aos EUA para conhecer experiências de educação corporativa e alguns especialistas estrangeiros nesse assunto. Lá, constataram a existência de centenas de universidades corporativas, ao passo que no Brasil não tinha nenhuma. Entre as universidades e escolas de formação de executivos visitadas estavam: Motorolla University, Sears University, Hamburger,s University, IBM Advanced Center, M.I.T Executives Programs e Havard Business School.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (700.7 Kb)   docx (716.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com